Início Cidades Sorriso Saúde de Sorriso começa registrar faltas nas segundas doses da vacina contra...

Saúde de Sorriso começa registrar faltas nas segundas doses da vacina contra a COVID-19

0

É fundamental que quem recebeu a primeira “picadinha de esperança” fique atento à data de receber a segunda “agulhada”. O alerta vem do secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio  Marchioro. Segundo o gestor, muitas pessoas que foram imunizadas com a vacina da AstraZeneca acabam esquecendo do dia e horário da segunda dose.

“Como o intervalo de tempo entre uma dose e outra é de 90 dias, muitas pessoas não estão comparecendo para a segunda dose; entramos em contato com muitos e eles estão nos relatando o esquecimento. Por isso, alertamos: a data, horário e local são informados no Cartão de Vacinas quando da aplicação da primeira dose. Então, se você foi imunizado com a AstraZeneca verifique seu Cartão de Vacinas e compareça para completar o esquema vacinal na data indicada no Cartão”, detalha Marchioro.

Mais drives da esperança

O secretário acrescenta ainda que hoje (1º) será realizado um drive-thru no Centro de Eventos Ari José Riedi no Rota do Sol para imunizar profissionais da saúde com 30 anos ou mais e idosos com 60 anos ou mais que não receberam a primeira picadinha de esperança. O mutirão terá início às 14 horas. Lembrando que todos devem ter em mãos o cartão do SUS, documento de identificação com foto, cartão de vacina original e comprovante de vínculo empregatício para profissionais da saúde.

E amanhã (02), a picadinha será aplicada em professores com 45 anos ou mais, tanto da rede pública quanto privada. Especificamente nesta quarta-feira a imunização será o dia todo, também no Centro de Eventos Ari José Riedi. No período da manhã a vacinação será das 7h30 até às 10 horas e na parte da tarde das 14 às 17 horas. Os professores também serão imunizados por ordem decrescente: sempre do mais velho até os mais novos, assim como foi realizado com os demais grupos já imunizados.

Assim como os idosos e profissionais da saúde, os professores também devem ter em mãos o cartão do SUS, documento de identificação com foto, cartão de vacina original e fotocópia de comprovante de vínculo empregatício. Como a vacinação será no formato de drive-thru, o profissional que comparecer deverá ficar dentro do veículo e com máscara para ser vacinado.

Marchioro pontua que após a imunização os cuidados como o uso de máscara, higienização constante das mãos e distanciamento social devem ser mantidos. E um último lembrete: quem for imunizado e apresentar reações pode procurar ajuda no Hospital Municipal de Campanha ou nas Unidades Básicas de Saúde; outra opção é ligar na Central de Informação da Saúde no número 150. A ligação é gratuita. Dúvidas em relação ao drive-thru também poder ser esclarecidas nesse número.

Pré-cadastro

E se você é gestante, puérpera, profissional da saúde ou professor e ainda não fez seu pré-cadastro on-line para a imunização, entre no site da Prefeitura de Sorriso o site.sorriso.mt.gov.br acesse o link pré-cadastro e insira seus dados agora mesmo. O procedimento é necessário para organizar a fila e dar sequência ao Plano Nacional de Imunização de acordo com as doses que estão sendo recebidas pelo Município.

Claudia Lazarotto

Fotos: Internet