O departamento de saúde bucal da Secretaria de Saúde e Saneamento, foi destaque novamente, conquistando o segundo lugar no Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019. A classificação dos municípios foi publicada no site oficial do Conselho Federal de Odontologia (CFO), na última sexta-feira (11). Sorriso disputou com outros 87 municípios a nível nacional e conquistou o 2º lugar no pódio em seu grupo populacional .
“Esse reconhecimento feito pelo CFO, que é uma instituição muito respeitada, pela qual tenho grande respeito, comprova que estamos no caminho certo e que a população de Sorriso está muito bem assistida com a rede e profissionais comprometidos. Aqui a saúde pública é, de fato, prioridade. Esse é o segundo ano que Sorriso ganha premiação nacional, no ano passado ficamos em 5°lugar e neste ano conseguimos o 2° Lugar. Queremos compartilhar esse reconhecimento com cada profissional que atua na rede pública de saúde bucal”, declarou o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.
Todas as etapas de elaboração, análise e apuração foram realizadas pela Comissão de Políticas Públicas/Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal do CFO, Guilherme Graziani, coordenador e os membros Gilmar Tevizan, José de Figueiredo Loureiro Júnior e Paulo Capel Narva. O coordenador-geral das Comissões e vice-presidente do CFO, Ermensson Luiz Jorge, acompanhou os trabalhos.
A premiação
A cerimônia de premiação será realizada em Brasília-DF, no dia 27 de novembro. Os municípios vencedores receberão uma cadeira odontológica, com mochos e equipamentos para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas, suctor para coleta de dejetos através de cuspideira com sugadores e refletor odontológico.
Neste ano, a classificação geral ficou assim:
Até 20.000 habitantes
1º lugar – Juscimeira (MT)
2º lugar – Angélica (MS)
3º lugar – Aragoiânia (GO)
Entre 20.001 a 50.000 habitantes
1º lugar – Ibiporã (PR)
2º lugar – Anchieta (ES)
3º lugar – Três Passos (RS)
4º lugar – Alta Floresta (MT)
5º lugar – Naviraí (MS)
Entre 50.001 a 100.000 habitantes
1º lugar – São Sebastião (SP)
2º lugar – Sorriso (MT)
3º lugar – Congonhas6 (SP)
4º lugar – Cambé (PR)
5º lugar – Porto Seguro (BA)
Entre 100.001 a 500.000 habitantes
1º lugar – Nossa Senhora do Socorro (SE)
2º lugar – Uberaba (MG)
3º lugar – Suzano (SP)
4º lugar – Sinop (MT)
5º lugar – Caucaia (CE)
Acima de 500.000 habitantes
1º lugar – Curitiba (PR)
2º lugar – Caxias do Sul (RS)
3º lugar – Manaus (AM)
4º lugar – Campo Grande (MS)
5º lugar – São Bernardo do Campo (SP)
DA ASSESSORIA/Adriano Carneiro