Quinta-feira,28 Março 2024
Prefeitura
Posto Smile 550×100
Início Cidades Sorriso Sama apresenta equipe técnica responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal

Sama apresenta equipe técnica responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal

0

Potencializar a produção a partir da orientação técnica. Esse é o objetivo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) junto aos empreendedores cadastrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Para isso, produtores e a equipe técnica estiveram reunidos nesta manhã (08) com o prefeito Ari Lafin, o gestor da SAMA, Marcelo Lincoln e os vereadores Marlon Zanella e Diogo Kriguer. Durante o encontro, Lincoln apresentou a zootecnista e veterinária, Mariuza de Lima e a também zootecnista Luciana Macêdo, que serão as responsáveis pelo SIM no município. Também foi apresentada ao grupo a zootecnista Cleide dos Santos, responsável pelo programa de Bovinocultura de Leite.

Conforme Lincoln, a intenção é ouvir os empreendedores e ofertar orientação com assistência técnica qualificada para que possam continuar atuando. “Nossa intenção é potencializar o crescimento de todos e dar mais celeridade aos processos em andamento”, pontua. Hoje, sete empreendedores possuem cadastro no Serviço, cinco deles estão ativos. Além disso, mais três empreendimentos estão com o pedido em andamento. Dos cinco ativos, há uma queijaria, um abatedouro, uma indústria de laticínios, uma charcutaria e a Casa do Mel.

Na reunião, a produtora rural Rita de Cássia, pontuou que todos os empreendedores estão empenhados em ofertar produtos de qualidade. “Sabemos que somos os responsáveis pela qualidade do que ofertamos, estamos empenhados e buscamos o apoio e o voto de confiança da equipe no nosso trabalho”, disse. Jair Nogueira, responsável pela charcutaria, destacou que é preciso alinhar a legislação local com a federal para que todos possam ofertar produtos com qualidade e atendendo às normas sanitárias. O que, segundo a coordenadora do SIM, Mariusa de Lima, será observado.

Mariusa frisa que todos os empreendedores cadastrados no Sim serão visitados. “Iniciamos um cronograma de visitas para conhecer a realidade de cada um; ouvir as expectativas e assim alinhar o nosso trabalho”, explica. Conforme a coordenadora, a intenção é trabalhar com informação orientativa e acompanhamento para realizar o processo de fiscalização de forma adequada. Outra intenção da coordenadora é tornar mais acessível as leis vigentes em relação ao SIM. “Nossa meta é dar a orientação em uma linguagem mais acessível, mais prática, ofertar a assistência técnica necessária e fiscalizar dentro da realidade do nosso município”, destaca.

A coordenadora lembra que os empreendedores interessados em integrar o SIM podem obter mais informações na SAMA pelo 3545-4729 ou diretamente na Secretaria das 7 às 13 horas de segunda à sexta-feira.