Início Geral SAE de Sorriso reforça as ações de combate as Hepatites Virais neste...

SAE de Sorriso reforça as ações de combate as Hepatites Virais neste mês de julho

0

No mês de Julho foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta e prevenção das hepatites virais. O “Julho Amarelo”, foi instituído através da Lei 13.802, com objetivo de  chamar a atenção para luta contra às hepatites virais e reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo.

De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica.

A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas  é considerada problema de saúde pública no Brasil e no mundo,

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Muitas vezes silenciosas, estas infecções nem sempre apresentam sintomas e podem evoluir para forma crônica e causar danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.  Vale reforçar que a hepatite B não tem cura ainda, mas tem tratamento e pode ser evitada com a vacina. Já a hepatite C não tem vacina, mas tem cura. O tratamento é ofertado no SUS.

Em Sorriso a campanha contínua de prevenção às hepatites virais é uma realizada pela Secretaria de Saúde e Saneamento, através da SAE, que desenvolve ações de prevenções ao longo do ano e fazem testes rápidos todos os dias e  gratuitamente. Neste mês as ações serão intensificadas, com palestras e capacitação aos estabelecimentos de beleza, manicures e pedicures, centros de estética e estúdios de tatuagens e áreas afins. Já no final desse mês será colocado um stand em frente ao SAE para convidar as pessoas a fazer o testes rápidos e a vacinação.

Segundo o Ministério da Saúde, a falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste gratuitamente no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), no caso positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.

Tipos de Hepatites

Tipos – Cinco são os tipos mais comuns de hepatites virais (A,B,C,D e E) e no caso a hepatite B, já há vacina disponível nos postos de saúde para pessoas de até 50 anos de idade.

– Hepatite A, que tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e cura sozinha. Existe vacina.

– Hepatite B, o segundo tipo com maior incidência, atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.

– Hepatite C, tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. Não tem vacina. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte.

– Hepatite D, causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.

Hepatite E: de ocorrência rara no Brasil é comum na Ásia e África.

DA ASSESSORIA/ADRIANO CARNEIRO
FOTOS: INTERNET