Quinta-feira,28 Março 2024
Prefeitura
Posto Smile 550×100
Início Geral Reunião entre Prefeitura e feirantes aborda formas corretas de exposição e conservação...

Reunião entre Prefeitura e feirantes aborda formas corretas de exposição e conservação de produtos

0

Dando sequência ao trabalho de orientação e acompanhamento do trabalho desenvolvido pelos feirantes de Sorriso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), promoveu mais uma reunião com os líderes das feiras livres do município. Tendo como pauta as formas adequadas de exposição e conservação dos produtos de origem animal para a venda ao consumidor, a reunião ocorreu hoje (15) na área externa do Paço Municipal e contou com a presença do vereador Marlon Zanella, e do representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Kozak, além de demais servidores da Prefeitura e da Câmara de Vereadores.

“Estamos avançando mais um passo neste processo, com o foco no atendimento de normas sanitárias, trazendo ainda mais segurança aos consumidores, ao mesmo tempo em que auxiliamos os feirantes a adequarem suas práticas, o que certamente trará benefícios a todos os envolvidos”, explica o titular da Sama, Márcio Kuhn, acrescentando que, após esta etapa de preparação dos feirantes, o município deve iniciar a fiscalização nas feiras, garantindo  assim o cumprimento de todas as regras estabelecidas.

Márcio lembra que há um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Ministério Público e o Município com esta finalidade. Além deste acompanhamento técnico dos feirantes, o Município também vem criando estruturas que permitem que os pequenos produtores possam beneficiar o fruto de seu trabalho de maneira adequada às normas sanitárias. Entre os exemplos, a despolpadeira de frutas já é uma realidade, tendo sido entregue ainda no ano passado.

DA ASSESSORIA/

Já no dia 20 deste mês, dentro do calendário de comemoração dos 34 anos de emancipação político-administrativa de Sorriso, será oficialmente entregue o Abatedouro Municipal de Aves, que tem capacidade de abater até 500 animais por dia.

“Nosso foco é, cada vez mais, servir como uma ponte para contribuir com o trabalho dos pequenos produtores, auxiliando com assistência técnica, equipamentos, enfim, fornecendo uma infraestrutura que permita que estes produtores familiares possam se adequar a todas as normas necessárias para poderem conquistar mercado para seus produtos, e ao mesmo tempo, ofertar produtos frescos e de qualidade ao consumidores de Sorriso e, por que não, de toda a região”, relata o secretário, lembrando que também há projetos de ações ligadas à bacia leiteira e à piscicultura.