Início Cidades Sorriso Recenseadores vão a campo coletar dados do Censo 2022

Recenseadores vão a campo coletar dados do Censo 2022

0

Como a mídia vem publicando constantemente, os recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estão nas ruas de todo o Estado, desde o dia 1º de agosto, realizando as visitas domiciliares para a coleta do Censo Demográfico 2022.

A Prefeitura de Sorriso considera que os dados são muito relevantes para o planejamento das políticas públicas no município e, por isso, solicita que os moradores atendam o recenseador e respondam corretamente ao questionário.

Para que a comunidade saiba onde os recenseadores estarão, publicaremos semanalmente a relação dos bairros que serão visitados. Os bairros maiores podem demandar de mais tempo para concluir a visitação, por isso é normal que um bairro seja repetido na relação da semana seguinte.

Confira os bairros onde os recenseadores atuam de 30/09/22 a 07/10/22:

Topázio, Santa Maria, Rota do Sol, Mário Raiter, São Mateus, Jardim Alvorada, Primavera, Bela Vista, Vitória Régia, Village, Jardim Europa, Amazonas, São José, Bom Jesus, Centro Sul e Jardim das Acácias.

Quem quiser tirar dúvidas pode entrar em contato pelo telefone 0800 721 8181 ou, presencialmente, com os agentes censitários no posto de coleta instalado dentro da Biblioteca Municipal de Sorriso, na praça da Juventude (avenida Natalino João Brescansin).

Todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos, conforme estabelece a legislação pertinente: Lei nº 5.534/68, Lei nº 5.878/73 e o Decreto nº 73.177/73. Já a Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas.

Saiba como identificar o recenseador do IBGE

O Coordenador Operacional do Censo em Mato Grosso, Francisco Vieira da Silva, informa que os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, o boné do Censo, o crachá de identificação e o DMC (Dispositivo Móvel de Coleta) em mãos. Para a sua segurança, o morador pode conferir a identidade do pesquisador no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. Basta anotar a matrícula, RG ou CPF da pessoa que diz ser funcionário do IBGE e inserir no site ou informar ao atendente do 0800.

“No colete do recenseador, terá um crachá com o QR Code, com o nome, número de documento, o site e o 0800 do IBGE. Qualquer dúvida você pode pedir o número de matrícula e entrar em contato pelo 0800 ou pelo site Respondendo ao IBGE, que você consegue confirmar a identidade do recenseador.”

Além disso, o recenseador do IBGE jamais levará formulário em papel para fazer a coleta domiciliar e não vai perguntar nada que não conste no questionário do Censo (disponível no site https://censo2022.ibge.gov.br/sobre/questionarios.html).

“Os recenseadores não perguntam sobre dados bancários: número de contas, senhas e cartões. Então, isso não é perguntado. São apenas feitas as perguntas do DMC (Dispositivo Móvel de Coleta) e as respostas do morador em questão”, afirma o coordenador.

Texto: Decom

Fotos: Divulgação