Início Cidades Sorriso Sorriso: Professoras do Cemfor são selecionadas para a 5ª edição do Inspira...

Sorriso: Professoras do Cemfor são selecionadas para a 5ª edição do Inspira Ciência

0

O programa tem a proposta de tornar atrativo o ensino da ciência na educação básica

As professoras formadoras do Centro de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor) de Sorriso, Elizania Regina Maciel e Silvana Mariote estão entre os 300 selecionados para participar da 5ª edição do Programa Inspira Ciência. Realizado pelo Museu do Amanhã e o British Council, com o patrocínio da IBM, o programa visa tornar atrativo o ensino da ciência na educação básica, aproximando escolas, museus e universidades.

Dirigido a professores das redes pública e privada, a edição 2021 do Inspira Ciência contou com um total de 1.500 inscritos de todo o Brasil.

O programa de formação está sendo realizado via internet, na sala digital do Inspira Ciência. As atividades tiveram início no dia 19 de junho e seguem até 17 de julho, sempre aos sábados, das 9h às 13h (horário de Brasília).A iniciativa está comprometida com a Agenda 2030daOrganização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).“Discutimos práticas de ensino por investigação, ferramentas de aprendizagem e produção de planos de aula. Tudo isso alinhado com a Agenda 2030 da ONU”, destaca a professora Silvana.

O curso proporciona aos participantes aprendizados através das discussões de temáticas de grande relevância para as práticas educativas no cenário atual (de pandemia), entre elas: o valor da ciência; ensino por investigação na teoria e na prática; ferramentas digitais para metodologias ativas; design-thinking para processos de ensino-aprendizagem; o que sabemos sobre o Universo, Terra: desde a origem ao Antropoceno; origem da vida, evolução e biodiversidade; dentre outros aspectos.

“Neste curso estamos discutindo práticas pedagógicas importantes para o momento vivenciado, devido à pandemia, ferramentas tecnológicas voltadas para o ensino remoto e híbrido, entre outras práticas, que poderemos usar na sala de aula com nossos alunos. Está sendo uma oportunidade incrível conhecer profissionais de todo o país e sair um pouquinho da nossa zona de conforto”, frisa a professora Elizania.

As temáticas discutidas ampliam as opções de formação continuada tanto para os professores do componente curricular de Ciências, como também para ampliar as conexões relativas à interdisciplinaridade no contexto escolar, nas práticas diárias.

O Museu do Amanhã e o British Council

O Museu do Amanhã é um museu de ciências aplicadas que explora as oportunidades e os desafios que a humanidade deverá enfrentar nas próximas décadas, considerando questões relacionadas à sustentabilidade e à convivência. O British Council é uma instituição pública do Reino Unido cuja missão é difundir o conhecimento da língua inglesa e sua cultura mediante a formação e outras atividades educativas.

Segue o link do Museu do Amanhã: https://museudoamanha.org.br/pt-br/programa-inspira-ciencia-online-2021-inscricoes

Texto: DecomFotos: Arte Inspira Ciência e Arquivo Pessoal