Início Cidades Sorriso Presidente da CDL conhece o “Sorriso em Números”

Presidente da CDL conhece o “Sorriso em Números”

0

Um panorama sobre Sorriso e a região. Esse é o Sorriso em Números que foi apresentado nesta manhã, 23 de fevereiro, para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Jeferson Silveira. Em pauta, os expressivos números da Capital Nacional do Agronegócio.

Na conversa as potencialidades da região central do Estado. E par detalhar item por item, o prefeito Ari Lafin inicia falando de produção agrícola. “Sorriso é destaque nacional na produção da soja, do milho; é destaque estadual na produção do feijão caupi e do pescado de água doce; mas quando olhamos para essa região central do Estado vamos muito além disso: temos suinocultura, bovinocultura, avicultura e também empresas de transformação de alta expressividade em um raio de apenas 200 quilômetros e que congrega 15 municípios mato-grossenses”.

Conforme os dados apresentados, se a microrregião fosse um país, ocuparia a 5ª posição mundial na produção de soja com 11,49 milhões de toneladas produzidas em 3.315,236 hectares de área cultivada. A China, 4º maior produtor mundial, produz 19,6 milhões de toneladas em 6.640.882 hectares. “Há muita tecnologia sendo empregada aqui”, explica o prefeito.

Segundo Ari, o que o Município busca é um crescimento ordenado e em conjunto com a região. “Juntos somos detentores de números muito expressivos, mas temos muito mais para expandir e ofertar ao país, justamente por unirmos nossos potenciais”, ressalta. Na lista entre os 100 municípios com maior valor agregado do agro – aquela que Sorriso ocupa a 1ª posição; há ainda a presença de mais 12 cidades que integram o Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires); todas estão entre o top 100 da produção. “Os números falam por nós”, argumenta.

Entre os números apresentados pelo prefeito ao presidente da CDL, está a média de crescimentos anual nos últimos 30 anos que ultrapassa os 20%. “Sorriso é um Município jovem, promissor e com muitas possibilidades de crescimento – assim como a maioria dos municípios vizinhos”, pontua.

Para Jeferson, o Sorriso em Números, demonstra o “espetáculo de crescimento regional ao mesmo tempo em que deixa claro o potencial a ser explorado; a região é um espaço de crescimento contínuo e ordenado,. Nós, como entidade estamos à disposição da Prefeitura para auxiliar e dar vazão a toda essa informação sobre o local que escolhemos para viver”, destaca Jeferson.

Hoje, a “Capital do Agro”, ocupa a segunda posição no Estado como importador/exportador e, detém o título de maior Produto Interno Bruto (PIB) especificamente do agronegócio no Estado, mas os dados de Sorriso e região vão muito além disso. “Por trás de cada número temos gente; afinal, a capital do Agro é feita de pessoas comprometidas com o lugar que escolheram viver. Esses números todos são o resultado e também trazem oportunidade de crescimento para mais de 117 mil habitantes”, finaliza o prefeito.

Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira e o secretário-adjunto de Governo, Ivan Oliveira.