Início Cidades Sorriso Presidente da Câmara pede agilidade na construção do Centro Oncológico em Sorriso

Presidente da Câmara pede agilidade na construção do Centro Oncológico em Sorriso

0

Na última sexta-feira (30), o presidente da Câmara Municipal de Sorriso, Damiani da TV (PSDB) recebeu, na Casa de Leis, o secretário municipal de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro e a presidente da ONG Cirinho Sorrindo, Carla Pianesso, para discutirem sobre a agilidade da construção do Centro de Oncologia em Sorriso.

Durante o encontro, foi apresentado ao presidente, o projeto do centro que foi elaborado pela secretaria municipal da Cidade. A estrutura será atrás do Centro de Hemodiálise que já está em obras. A construção do novo Centro Oncológico conta com a parceria da ONG Cirinho Sorrindo.

“Ficamos muito felizes em saber que o Centro Oncológico em Sorriso começa a se tornar realidade em nossa cidade que precisa muito deste local, pois muito é muito sofrimento aos pacientes que fazem quimioterapia e que precisam se deslocar até Sinop e os que fazem radioterapia ainda têm que ir até Cuiabá e estes, muitas vezes precisam permanecer muitos dias na Casa de Apoio. O novo centro dará muito mais agilidade no tratamento de câncer”, pontuou Damiani.

De acordo com o vereador, o Centro Oncológico é uma luta de anos encabeçada por ele que, ainda em novembro de 2018, por meio do requerimento n° 277/2018, ele solicitou a implantação de uma unidade ambulatorial de oncologia, para tratamento de quimioterapia e radioterapia no município, evitando que pacientes oncológicos precisem ser encaminhados para Cuiabá, ou Sinop, para o tratamento.

Depois disso, outras duas indicações foram feitas pelo parlamentar, em 2020 e em 2021, até que a propositura fosse aceita pelo Executivo. Para este ano está prevista a construção da unidade de saúde, que terá um custo aproximado de R$ 1,5 milhão.

Texto: Amália Fernandes