Início Cidades Sorriso Presidente da Câmara de Sorriso convoca reunião com o governador que anuncia...

Presidente da Câmara de Sorriso convoca reunião com o governador que anuncia 50 mil cirurgias para o Estado

0

Um momento muito importante para a saúde do Estado aconteceu na última quarta-feira (16), no Palácio Paiaguás. O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes recebeu os presidentes das Câmaras e vereadores dos 15 municípios que representam o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, além da cidade de Tabaporã que pretende também fazer parte do consórcio.

O presidente do Legislativo de Sorriso, Damiani da Tv, foi responsável em convocar a reunião, juntamente com os deputados estaduais, Janaína Riva e Dr. João Matos e os vereadores Wanderley Paulo e Rodrigo Machado.

Damiani fez a principal cobrança, que é o retorno das cirurgias eletivas em todo o Estado, alegando que têm pessoas que estão esperando há anos por algum procedimento.

“Este grupo unido vem pedir ao governador a volta das cirurgias eletivas nos hospitais ou a possibilidade do Estado enviar os recursos para os municípios comprar estes procedimentos, por meio do consórcio. Para nós, está muito difícil darmos a resposta para o cidadão, por isso, viemos fazer este pedido”, pontuou Damiani.

O governador explica que os procedimentos estão paralisados devido à pandemia e diante da cobrança, anunciou que no dia 23 deste mês, o Governo do Mato Grosso estará lançando o programa de 50 mil cirurgias em todo Estado.

“Em fevereiro estávamos ensaiando entrar com um programa de cirurgias eletivas, mas veio a segunda onda, então, recuamos, chegamos a conversar com alguns prefeitos. Sentamos ontem com o Gilberto, secretário de Saúde e com esta notícia objetiva, anunciamos que vamos lançar no dia 23, o programa para 50 mil cirurgias eletivas e procedimentos ambulatoriais no Estado de Mato Grosso. Estamos detalhando a parte final.”, declarou o governador Mauro Mendes.

Além do retorno das cirurgias eletivas nos hospitais regionais, o Estado também deve fazer parecerias com os municípios para os procedimentos.

“Depois daquele pedido lá de fevereiro, hoje, recebemos a boa notícia onde o governo irá apresentar o programa de 50 mil cirurgias. Estamos muito felizes com isso, pois também, poderão ser feitas as cirurgias através do Consórcio Teles Pires. Agradeço o governador Mauro Mendes que ouviu nosso pedido que fizemos ainda meses atrás”, finalizou Damiani da TV.

Durante a reunião, também foi cobrado do governador, a abertura de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid para o Hospital Regional de Sorriso (HRS), que se encontra atualmente com todas as vagas lotadas.

O governador explica que o processo já está em fase de licitação para viabilizar a abertura destes leitos.

Texto: Amália Fernandes Fotos: Elielton Blasius