Início Cidades Sorriso Prefeitura de Sorriso lança campanha sobre erradicação do trabalho infantil

Prefeitura de Sorriso lança campanha sobre erradicação do trabalho infantil

0

Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho, a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está lançando a Campanha Municipal de Combate ao Trabalho Infantil, que tem como tema: Trabalho Infantil, só se for Legal, como aprendiz.

A iniciativa da Semas, coordenada pela gestora da AEPETI (Ações Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Milana Silvia Higino Mendes, tem como intuito a conscientização sobre a erradicação do trabalho infantil, promovendo o desenvolvimento de forma a garantir a saúde e a segurança de crianças e adolescentes. “As ações deste mês têm como objetivo sensibilizar pela informação e mobilizar as famílias e toda sociedade sobre este tema, atuando na perspectiva da prevenção”, explica.

Durante todo o mês de junho, as equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) realizarão atividades envolvendo a temática do combate ao trabalho infantil com jogos; leitura e construção de textos; debates; e atividades artísticas. Semanalmente serão lançados vídeos informativos sobre o tema.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Jucélia Ferro, o combate ao trabalho infantil requer um processo constante de conscientização. “Erradicar o trabalho infantil é necessário para o desenvolvimento da criança e do adolescente e a melhor estratégia é investir na formação dos futuros cidadãos. Para isso, a escola é o caminho mais adequado. Não significa que não possam fazer alguns trabalhos domésticos como arrumar a cama, varrer a casa, mas eles precisam primordialmente estar em sala de aula e saber o que é ser criança. Já os adolescentes podem trabalhar, porém como menor aprendiz e dar continuidade aos seus estudos. A Assistência Social tem feito este trabalho de orientar e incentivar, visando principalmente a prevenção”, diz.

Dentre as atividades programadas para a campanha está um evento presencial, que será realizado na quarta (09) e na quinta-feira (10). No primeiro dia será abordada a temática “Medida socioeducativa (MSE) – qual o diferencial que a política pública precisa ter para favorecer a mudança na vida dos adolescentes”. O público alvo serão os técnicos e colaboradores da rede socioassistencial (CRAS, CREAS, SAICA, projetos comunitários AABB Comunidade, Conselho Tutelar); as instituições que recebem adolescentes para cumprimento de medidas socioeducativas; os conselhos municipais CMAS e CMDCA; e a Promotoria da Infância.

Na quinta-feira a temática “Trabalho infantil no tráfico de drogas – um alerta e um aprendizado sobre como acolher o adolescente que anseia trabalhar e ter uma renda” será abordada com técnicos e colaboradores da rede socioassistencial; coordenadores e diretores das escolas; comissão do AEPETI (Ações estratégicas do PETI); Sistema S e escolas técnico profissionalizantes que ofertam o curso aos aprendizes (AES e Lar Maria de Lourdes); representantes do comércio local (CDL e ACESS); Judiciário; MTE (Ministério do Trabalho e Emprego); Câmara de Vereadores; conselhos municipais; e instituições que atuam com adolescentes.

O evento contará com a presença dos seguintes palestrantes: o Embaixador da ONU no Brasil, Jeconias Neto; a Promotora da Infância de Sorriso, Maisa Fidelis Gonçalves Pyramides; Tatiane Ramalho, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA); e a gestora da AEPETI de Sorriso, Milana Silvia Higino Mendes. O encontro acontecerá no Auditório Farroupilha, no Centro de Eventos Ari Riedi, das 07h30 às 11h e das 13h30 às 17hs.

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

O dia 12 de junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil foi instituído pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) em 2002, ano da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho.

Desde 2002, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.

O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil. 

Fonte: https://fnpeti.org.br/12dejunho

Texto: Fabiola Ost