Início Cidades Sorriso Prefeitura de Sorriso investe em novas rotatórias e recuperação de vias

Prefeitura de Sorriso investe em novas rotatórias e recuperação de vias

0

São vários os pontos levados em consideração quando o assunto é unir segurança e fluidez ao trânsito. A Prefeitura, por meio do trabalho integrado entre as secretarias de Obras e Serviços Públicos (Semosp),  Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) e da Cidade (Semcid), segue mantendo uma rotina de ações em vários pontos de Sorriso para garantir vias em boas condições tráfego.

Ao mesmo tempo em que avança a recuperação de várias vias com o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), serviço contratado por meio de licitação, também segue intenso o trabalho realizado diretamente pela Semosp na recuperação de vias com o microrrevestimento a frio. Ao todo, as ações com CBUQ vão representar a recuperação de 5.546 m² de vias, e com o microrrevestimento, outros 7,520 m² de ruas e avenidas também vão ganhar vida nova.

Além do esforço constante para manter as vias em boas condições, a instalação de novos dispositivos de segurança também significa a oferta de mais ferramentas para permitir a condutores e pedestres um ir e vir mais seguro. Neste sentido, antigos semáforos estão dando lugar a rotatórias, que, aliadas a velocidades adequadas e condutores atentos, representam uma forma segura de organizar o tráfego em cruzamentos de intenso movimento.

A Avenida Tancredo Neves, no trecho de intersecção com a Porto Alegre, deve estar com uma nova rotatória já nos próximos dias. Equipes já estão efetuando o corte do asfalto para a implantação da estrutura, a exemplo do que foi feito no trecho entre a Avenida Brasil, também com a Porto Alegre, no dia 19.

A Avenida Natalino João Brescansin, bem pertinho da Praça das Fontes, também vai contar com a estrutura. Outra via que está recebendo novas rotatórias é a Avenida Noêmia Tonello Dalmolin, que passa a contar com os dispositivos nos pontos em que se encontra com as avenidas Brasil, Natalino João Brescansin e Tancredo Neves.

“Cada ponto é analisado de maneira criteriosa para fazermos as intervenções, que vão se ajustando à demanda específica da região, se é ponto com escola, unidade de saúde, quais momentos de maior movimento, enfim, tudo isso é avaliado”, destaca o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura.

Justamente esta análise é feita antes da implantação dos quebra-molas. Proibidas desde 1998, as lombadas somente são instaladas pelas equipes da Semosp em pontos que passaram pelo crivo da Semsep. Em abril, quatro lombadas passaram a integrar a paisagem das ruas Taquari e Bagé, entre os bairros Novo Horizonte e Nova Aliança.

Para manter placas e pinturas sempre em dia também, a Semsep promove de maneira constante a revitalização e o reforço deste tipo de sinalização. No mês passado, a Avenida Ademar Raiter passou por este processo, assim como as avenidas Tancredo Neves, Brasil, e as ruas Panambi, Palmares, São Francisco de Assis, Alencar Bortolanza, Luiz Amadeu Lodi, Passo Fundo, Bagé e Canoas.

Texto: Nádia Mastella
Fotos: Ney Pinheiro | Arquivo