Início Cidades Sorriso Prefeitura de Sorriso e Bombeiros devem firmar parceria para reforçar Atendimento Pré-Hospitalar

Prefeitura de Sorriso e Bombeiros devem firmar parceria para reforçar Atendimento Pré-Hospitalar

0

Com isso, Município deve ceder médicos e enfermeiros à CIBM

Sorriso deve dizer sim à proposta de adesão à Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar do Comando Regional III (CRBM III), integrando assim os atendimentos em Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. O tema foi o cerne da reunião entre o prefeito Ari Lafin e o comandante do CRBM III, o tenente-coronel BM Jean Oliveira; com a participação do vereador Iago Mela, do comandante local do Corpo de Bombeiros, capitão BM Daniel Alves; dos secretários municipais José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil), Silvio Stolfo (Saúde e Saneamento) e Hilton Polesello (Governo); do procurador Daniel Melo e do economista Ednilson Oliveira.

Promovida na manhã desta sexta-feira (7 de outubro), a reunião permitiu que o comandante do CRBM III pudesse detalhar o mecanismo de funcionamento da Central, que deve otimizar o atendimento pré-hospitalar por meio do aporte de profissionais da área da Saúde (enfermeiros e médicos) nas viaturas de resgate. “Com isso, além de já avançar com o atendimento profissional no momento do resgate e do transporte, a parceria também permite que os bombeiros possam atuar em outras áreas, o que resulta em aumento de efetivo, ainda que indireto”, explica o comandante Oliveira.

“Este é um tema que estamos discutindo há um bom tempo e sim, vamos seguir com este trâmite junto aos Bombeiros, o que vai melhorar os atendimentos, tornar mais ágil este trabalho, sem a necessidade de grandes investimentos, o que seria indispensável se optássemos pelo Samu, por exemplo”, destaca o prefeito, reforçando que além da questão dos investimentos, outro entrave apresentado é dificuldade de iniciar obras e dar sequencia a elas, tanto pela escassez de empresas interessadas em conduzir obras públicas quanto pelas dificuldades de empresas já licitadas continuarem com os empreendimentos frente ao processo inflacionário.

A partir de agora, tem início o trabalho burocrático para a viabilização do termo de cooperação técnica entre a Prefeitura e o CRBM III, via Secretaria de Estado de Segurança Pública. Além de um “up” nas equipes, o tenente-coronel Jean também destacou outro ponto que demanda atenção quando o tema é “tempo-resposta” para os atendimentos.  Para que as equipes possam se deslocar mais rapidamente para pontos mais distantes do quartel BM, é necessário que sejam instaladas bases de atendimento em locais estratégicos.

“As instalações não demandam grandes investimentos, pois consistem em edificações simples, que permitam a permanência da equipe e da viatura”, destaca o militar. O vereador Iago Mella, durante a reunião, apoiou a iniciativa e, inclusive, cogitou destinar emenda orçamentária para tal finalidade. “É uma proposta muito interessante e seria ideal, inclusive, já iniciar este trabalho com médicos embarcados nas viaturas”, afirmou.

Atualmente, a 10.ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM) de Sorriso já dispõe de duas viaturas destinadas ao resgate, com a cedência, pela Prefeitura, via Secretaria de Saúde e Saneamento, de seis técnicos de Enfermagem.

Com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, cabe ao Município a cedência de profissionais enfermeiros e médicos. Os atendimentos, então são regulados via Central em Sinop, no CRBM III. Com isso, nas viaturas com enfermeiros, o médico-regulador pode passar orientações a estes profissionais embarcados nas viaturas, o que pode permitir manobras mais avançadas no trabalho de atendimento, resgate e salvamento.

DA ASSESSORIA