Posto Smile 550×100
PREFEITURA  DE  SORRISO
Início Cidades Sorriso Prefeitura de Sorriso contrata ônibus particulares para garantir transporte coletivo no município

Prefeitura de Sorriso contrata ônibus particulares para garantir transporte coletivo no município

0

A partir do dia 2 de janeiro de 2020, a Prefeitura de Sorriso ficará temporariamente responsável pelo transporte coletivo de passageiros dentro do perímetro urbano do município. Inicialmente, seis ônibus particulares farão o transporte público em Sorriso.

A contratação emergencial de veículos para o transporte de passageiros foi feita por meio da Dispensa de Licitação nº 059/2019, do tipo menor preço por item, prevista no artigo 24 da Lei n° 8.666/93. “Optamos pela contratação de uma empresa privada para a disponibilização dos ônibus, visto que é obrigação do município atender a necessidade de locomoção da população, até que haja a abertura de um processo licitatório adequado”, explica o secretário de Administração, Estevam Calvo.

O secretário ressalta ainda que a contratação do serviço foi necessária em virtude do encerramento das atividades da empresa que detinha a concessão do serviço público. “O atendimento da demanda é essencial para evitar a paralisação total do serviço de transporte coletivo na cidade, condição que poderia causar transtornos e prejuízos aos munícipes que dependem do serviço público para seu deslocamento, podendo trazer, inclusive, prejuízos financeiros para a cidade, pois prejudicaria o funcionamento das empresas locais”, pontua Estevam.

De acordo com o documento que rege a contratação do serviço, a empresa deverá disponibilizar seis ônibus com estrutura para transporte público coletivo de passageiros, devendo respeitar os termos do Decreto n° 065/2006 da AGER/MT com relação ao ano de uso e modelo de fabricação, apresentando perfeito estado de conservação e funcionamento, pelo período de até 90 dias.

“O número de veículos necessários foi definido com base no estudo técnico realizado pela empresa Oficina – Engenheiros Consultores Associados Ltda, contratada por meio do contrato nº 013/2019. O valor mensal para o referido serviço será de R$ 132 mil reais. Inicialmente trabalhamos com o prazo de 60 dias apenas, totalizando R$ 264 mil, valor aprovado pela Câmara de Vereadores na semana passada”, frisa o secretário.

Estevam explica que um Chamamento Público para outorgar a permissão do transporte coletivo deverá ser publicado ainda em janeiro do próximo ano. “Dentro de 10 dias pretendemos publicar um Chamamento Público para conceder a autorização de trabalha com o transporte público coletivo a uma empresa privada, até que seja concretizada a concessão definitiva, que deve ocorrer em, no máximo, seis meses”, conclui.