Quinta-feira,28 Março 2024
Prefeitura
Posto Smile 550×100
Início Geral Prefeito se reúne com a Comissão de Limpeza Urbana para discutirem novas...

Prefeito se reúne com a Comissão de Limpeza Urbana para discutirem novas ações em combate ao mosquito Aedes Aegypti em Sorriso e pedem a colaboração da população

0

A Prefeitura de Sorriso está em alerta quanto ao problema do mosquito Aedes Aegypti que transmite a dengue, chikungunya e zika. Muitas ações estão sendo desenvolvidas na prevenção e controle destas doenças, para que não tome proporções alarmantes na cidade.

Além dos trabalhos em conjunto já realizados em combate ao mosquito, na tarde da última quarta-feira (22), o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, esteve reunido com a comissão da limpeza do município formada por representantes da Secretaria de Saúde e Saneamento, Núcleo Integrado de Fiscalização – NIF, Núcleo de Ações Integradas – NAI, Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Casa dos Conselhos, Vigilância da Saúde e Atenção Básica e representantes do Programa Eco Sorriso, para discutirem novas ações que devem fazer partes dos trabalhos de prevenção e controle do mosquito.

Durante a reunião, foram discutidos sobre novos cronogramas de mutirão de limpeza, bem como, os locais que estão com maior índice de infestação do mosquito. Em alguns bairros, a situação é crítica, devido os índices elevados. Dados da Secretaria de Saúde e Saneamento mostram que 80% dos focos do mosquito da dengue, estão nos quintais das residências.

“Nós estamos muito preocupados. Os índices de infestação estão altos, mas, a gestão está trabalhando para que possamos dar tranquilidade á população. Porém, não adianta a Prefeitura e a imprensa colaborarem se o cidadão não fizer sua parte. Atualmente, o índice de infestação da larva do mosquito Aedes Aegypti no município está em uma média de 8%, sendo que o aceitável é de 1% por isso, temos a possibilidade de ter um problema grave de dengue em Sorriso”, alertou o secretário de Saúde e Saneamento, Luis, Fábio Marchioro.

O prefeito Ari Lafin afirma que o Poder Executivo está em alerta com o problema da dengue no município. Ele adianta que, como parte das ações desenvolvidas pela Prefeitura em combate a dengue, através de um trabalho conjunto, serão realizados alguns mutirões de limpeza, principalmente nos bairros onde o índice de infestação é maior.

“Neste final de semana, eu e todos os secretários estaremos trabalhando com os integrantes da Comissão de Limpeza Urbana no mutirão. Neste momento de alerta, precisamos da ajuda de toda a população e vamos trabalhar na região dos bairros, Carolina, Pinheiros I e II, Taiamã, onde os índices estão altos. Além destes bairros, temos apontamento de outras regiões da cidade, que também estão com índices acima do que é permitido”, declarou o prefeito, Ari Lafin.

DA ASSESSORIA/Amália Fernandes/Fotos: Ney Pinheiro