Início Geral Prefeito e secretária de Assistência Social participam do Congresso Nacional dos Direitos...

Prefeito e secretária de Assistência Social participam do Congresso Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

0

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, e a secretária de Assistência Social do município, Jucélia Ferro, participam hoje (18), em Cuiabá, do III Congresso Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente das Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O evento, que está sendo promovido no auditório da OAB, conta com a participação de autoridades e especialistas acerca do tema. Duas técnicas da Secretaria de Assistência Social também estão no evento, a assistente social Francisca Ferreira dos Santos e a psicóloga Marina Coelho Ataíde.

Ari participou da abertura do congresso e destacou a importância da união de esforços entre as várias esferas da sociedade na rede de proteção da criança e do adolescente. “É louvável a iniciativa da OAB nacional em discutir este tema e também aproveito para destacar o excelente trabalho desenvolvido pela seccional de Mato Grosso e, especificamente, a seccional de Sorriso, na luta pela preservação de direitos”, comenta.

No município, além dos trabalhos desenvolvidos na Unidade de Acolhimento Institucional Nosso Lar, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), o apoio às famílias, com foco específico nas crianças e adolescentes, também se dá por meio de projetos sociais como o “Bombeiros do Futuro”, viabilizado por meio de parceria com o Corpo de Bombeiros; “AABB Comunidade”, em parceria com o Banco do Brasil; e “Luz do Amanhã”, em parceria com a Polícia Militar, entre outras iniciativas.

“A preocupação com o bem-estar de nossas crianças e nossos adolescentes permeia todo o nosso trabalho e por isso é muito importante participar de eventos como este, que vão enriquecer nosso conhecimento acerca deste tema”, destaca Jucélia. Hoje, os debates serão sobre “Sistemas de garantias de direitos e a  proteção integral à criança e ao adolescente”, “Direito à convivência familiar e adoção”, “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, “Guarda Compartilhada e Alienação Parental” e  “Sistema socioeducativo – adolescentes em conflito com a lei”.

Amanhã (19), as temáticas abordadas serão  “Suicídio, bulliyng e automutilação entre os jovens”, “Direitos das crianças e adolescentes indígenas”, “Crianças refugiadas” e “Atribuições e responsabilidades dos Conselhos Tutelares”.

DA ASSESSORIA/NÁDIA MASTELLA