Camara
PREFEITURA  DE  SORRISO
Posto Smile 550×100
Início Cidades Sorriso Prefeito de Sorriso anuncia cinco leitos próprios de UTI Covid-19 na UPA

Prefeito de Sorriso anuncia cinco leitos próprios de UTI Covid-19 na UPA

0

“Dentro de no máximo 20 dias, teremos cinco leitos de UTI na UPA Sara Akemi Ichicava”, a informação foi repassada pelo prefeito Ari Lafin em reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, nesta manhã (17). O prefeito pontua que após várias reuniões, o município entendeu que o mais rápido nesse momento é disponibilizar cinco leitos de UTI na UPA. Há ainda, a intenção do município em adquirir equipamentos para mais cinco leitos que seriam instalados em um prazo máximo de 60 dias.  Para a instalação e manutenção, a Câmara de Vereadores anunciou a devolução de R$ 500 mil.

“Apesar do dever do município ser baixa e média complexidade; entendemos que nesse momento precisamos investir também em alta complexidade com a disponibilização de UTIs”, destaca Ari. Contudo, o prefeito ressalta que Sorriso não deixará de investir no tratamento e atendimento precoce como já vem fazendo há um ano. “Nosso Hospital de Campanha tem salvado muitas vidas com o atendimento precoce”, frisa.

Ari também pontuou que foi solicitado à direção do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima uma proposta por escrito para locação do espaço. Segundo o prefeito, o pedido foi feito por ele em nome do Consórcio de Saúde do Teles Pires. “Assim que a direção do Fátima nos passar um valor, vamos repassar ao Estado e propor que adiante a instalação dos dez leitos de UTI anunciados para o Regional no Fátima, até a reforma do HRS seja concluída”, explica.

“Também queremos agradecer o Leandro Damiani e todos os vereadores pela celeridade em que estão aprovando nossas propostas e pela devolução desse valor tão importante e que será aplicado na saúde da população”, ressalta Ari.

O presidente do Comitê que busca a instalação das UTIs e secretário de Administração, Estevam Calvo, pontua que o município fez um levantamento inicial e prevê gastos em torno de R$ 2,5 mil leito/dia de recursos exclusivamente municipais.  Já em relação aos cinco leitos que deverão ter equipamentos adquiridos, Estevam explica que um orçamento para isso está em andamento.

O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, destaca a importância de leitos de UTI. Marchioro também lembra a importância do tratamento precoce, no início dos sintomas,  pois “quando realizado no início o tratamento precoce salva vidas”. Marchioro também acrescenta o pedido para a população diminuir aglomerações, não realizar festas clandestinas, usar máscara e higienizar as mãos. “São cuidados simples, ao alcance de todos”, ressalta.

Confira a estrutura atual do HC

Em maio de 2020, Sorriso implantou o Hospital de Campanha Municipal. Aberto 24 horas e com profissionais, medicamentos e equipamentos à disposição, o HC conta com três equipes médicas trabalhando diuturnamente. A unidade (HC) dispõem de 15 leitos com oferta de oxigênio medicinal com reservatório próprio com capacidade para 30 mil metros cúbicos; 19 respiradores também estão à disposição na estrutura, cinco deles de última geração e de UTI. Há ainda, 19 cápsulas Vanessa distribuídas entre o HC e a Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava, equipamentos como o BiPAP; uma sala de raio-X, a Central de Coletas de Exames para suspeitos de Covid-19 e o serviço de fisioterapia disponível para pacientes internados e fisioterapia cardiopulmonar para os pós Covid. Além da atual estrutura, caso for necessário é possível ampliar o atendimento com a oferta de mais nove leitos.

Além de toda a estrutura disponível no HC, o município treinou uma equipe para atender e realizar visitas domiciliares aos pacientes em acompanhamento. E no caso da necessidade de medicação, os pacientes podem retirar nas três farmácias cidadãs da área urbana – a Farmácia Cidadã Central 24 Horas, a do Bela Vista e a da Zona Leste e nas duas dos distritos – Primavera e Boa Esperança, somente é necessário que o paciente apresente receita do Sistema Único de Saúde (SUS).

Claudia Lazarotto
Fotos: Ney Pinheiro