Nesta manhã(18), durante a entrega de um ônibus semi-novo adquirido pelo municipio e repassado ao departamento esportivo, para ser utilizado no transporte de atletas, o prefeito de Sorriso Ari Lafin aproveitou também para falar do projeto que a cerca de 30 dias foi enviado do executivo a câmara de vereadores, onde o executivo solicita a autorização da Casa de Leis para buscar um financiamento de R$ 45 milhões junto a Caixa Economica Federal. O montante será utilizado para construir uma série de obras no muncípio, com por exemplo escolas, postos de saúde e diversas outras obras para continuar alavancando o desenvolvimento de Sorriso, pois segundo o prefeito há a necessidade já que Sorriso cresce cerca de 10% ao ano.
Após ser enviado a câmara o projeto se tornou bastante polêmico, pois segundo parte dos vereadores mesmo defendendo o desenvolvimento do municipio, afirmam que os juros pagos honerrarão o muncipio.
O prefeito Lafin fez um desafio aos edis a estes encontrarem uma alternativa mais viável para empréstimo, e que caso encontrar ele(prefeito) rasgaria o projeto:
“Façam vereadores o que vocês acharem melhor…eu fiz o meu papel. Não tem dinheiro do governo federal, do governo do Estado para os próximos três anos. Os dois governos estão quebrados e nós buscamos uma alternativa e quem nos ofereceu foi a Caixa Econômica… haaa mais o juro é muito alto 0.94! Me achem uma alternativa? Se alguem me achar um a 0.50(%) eu rasgo o projeto e ponho outro. Mas e o BNDS? O BNDS foi procurado e não nos deu alternativa financeira… Mas é muito dinheiro prefeito? Então cortem onde achem que tem que cortar… nós (executivo) estamos fazendo a nossa parte. Se acharem que não é nada paciência… criem tendas pra montar salas de aulas. O município cresce a passos largos: a FS (empresa de etanol através do milho) está aqui com 1500 empregos na obra praticamente; o Delmoro inaugura em maio o atacado; a Havan lançou a loja… Vou colocar onde os alunos? A saúde vou avançar onde? Nem é nem eu(gestão Lafin) mas o próximo prefeito… nós vamos entregar arrebentado. Vamos entregar: toma ai a chave e se vira. Não tem sala de aulas, não tem onde atender o povo, se vira…
Eu estou buscando responsabilidade para a próxima gestão e que eu nem sei quem vai ser: pode ser qualquer um de vocês que esta aqui, é isso que eu estou pedindo”, disse o prefeito Lafin na presença de dois vereadores: Dirceu Zanatta e Mauricio Gomes.
Lafin teceu elogios aos vereadores, mas repassou a responsabilidade para os edis que ainda estão discutindo sobre o futuro do projeto. “O legislativo é formado por grandes homens e mulheres, o debate esta acontecendo e é verdadeiro e necessário; o poder legislativo esta pra isso mesmo, criar grandes debates, tudo que vocês definirem Zanatta e Mauricio (vereadores), se é os 45(milhões) ótimo, se não é… se tem que cortar? O que vão fazer não há problema, nosso embate é na busca do desenvolvimento do município”, justificou o prefeito.
Atualizado
Foto reprodução assessoria