Início Cidades Mato Grosso PIB de Mato Grosso cresceu 41% na última década, o maior do...

PIB de Mato Grosso cresceu 41% na última década, o maior do país

0

Quando alguém disser que Mato Grosso tem crescimento Chinês não duvide. Dados da MB Associados, consultoria de análise macroeconômica, apontam que crescemos muito na última década. O Produto Interno Bruto (PIB) aumentou em 41% em relação ao período anterior, suficiente para nos colocar na liderança da economia brasileira.

É claro que o PIB da China cresceu 80%, neste mesmo período, mas estamos falando de um país com mais de 1 bilhão de habitantes. Mato Grosso tem apenas cerca de 3 milhões de cidadãos responsáveis pela maior produção de bens e serviços do país, assumindo a liderança econômica brasileira.

O segundo colocado é o estado do Piauí, que cresceu 34,5%. Mato Grosso também lidera na projeção de crescimento para 2021, com aumento de 4,97%, bem a frente do Brasil que só deve crescer 3,2%.

Conforme a análise, o agronegócio é o principal condutor do crescimento do PIB estadual. MT é o principal produtor de grãos do país e deve ser o responsável por quase 30% da safra nacional este ano.

A consultoria projeta que a renda total gerada pelo agronegócio em todo Brasil deverá atingir em 2021 o volume recorde de R$ 965 bilhões, com um salto de 40% na comparação com 2020, quando essa conta fechou em R$ 687 bilhões.

Repórter MT