Início Cidades Sorriso Parlamentar cobra mais efetivo para a Companhia de Bombeiros Militar de Sorriso

Parlamentar cobra mais efetivo para a Companhia de Bombeiros Militar de Sorriso

0

Na sessão desta segunda-feira (7), o vereador Diogo Kriguer (PSDB) apresentou o Requerimento nº 185/21 solicitando que sejam destinados mais efetivos para a 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Sorriso (10ª CIBM).

“A população de Sorriso aumentou muito nos últimos anos. Segundo os dados do IBGE, no censo de 2010 eram 66.521 habitantes e em 2020 subiu para 92.769. Na contramão do crescimento, os bombeiros trabalham somente com uma guarnição de unidade de resgate (ambulância) para atender as ocorrências de acidentes em geral. No último ano, houveram ocorrências simultâneas e, por conta disso, não houve um tempo de resposta satisfatório, como deveria ser feito pelo procedimento padrão”, ressaltou o parlamentar.

Segundo o vereador, o Corpo de Bombeiros possui outra ambulância de reserva, porém não tem militares para compor mais uma guarnição, visto que a legislação regula a carga horário de trabalho dos militares. ”O efetivo da 10ª CIBM possui cerca de cinco militares por dia de serviço. A instituição ainda conta com quatro militares cedidos ao CIOPAER e, com o aumento da demanda administrativa, ainda houve a necessidade de deslocar militares para os serviços administrativos, inclusive da seção de alvará do CBMMT. Por isso faz-se necessário um aumento urgente no efetivo local”, enfatiza Diogo Kriguer.

O Requerimento foi encaminhado ao governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, ao secretário da Casa Civil do Estado, Mauro Carvalho, ao secretário de Estado de Segurança Pública do MT, Alexandre Bustamante dos Santos, ao Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do MT, Coronel BM Alessandro Borges Ferreira, com cópia ao prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

Texto: Bianca Arruda Fotos: Elielton Blasius