Sábado,27 Junho 2026
BANNER 02
prefeitura
Início Blog Página 673

‘Aprendiz Sorriso Legal’ inseriu 41 jovens no mercado de trabalho

0

Na edição deste ano, 148 adolescentes finalizaram o projeto

Em uma solenidade realizada no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), encerrou na noite de ontem (06) a segunda etapa do projeto ‘Aprendiz Sorriso Legal’, edição 2021. Neste semestre, 43 adolescentes concluíram a formação e receberam certificados. 

Desenvolvido pela equipe do AEPETI (Ações Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), o projeto prepara e busca inserir jovens de 14 a 17 anos no mercado de trabalho na condição de aprendiz.

“Mais uma etapa do projeto concluída. Esses jovens agora estão aptos a disputar vagas no mercado de trabalho e conquistar o primeiro emprego. Agradecemos a parceria de todas as empresas que nos auxiliam nesse projeto, alocando menores aprendizes em seus quadros de funcionários”, disse a secretária adjunta de Assistência Social, Daniella Marsola.

Felipe Teles, de 16 anos, é um dos concluintes do projeto e já está há dois meses trabalhando contratado como menor aprendiz em uma das empresas parcerias do Aprendiz Sorriso Legal. “Foi uma experiência incrível participar do projeto porque além de muito conhecimento adquirido, conseguimos nos reinventar como pessoa e descobrir habilidades. E o mais importante é que o Aprendiz Sorriso Legal nos abre as portas do mercado de trabalho”, diz o jovem. 

Zildete Zorzo, que representa a RST Silos e Armazéns, empresa parceira do projeto Aprendiz Sorriso Legal, diz que há seis anos contrata jovens aprendizes. “Este é o primeiro ano que assumo um aprendiz deste projeto. Sinto como dever de cidadã ajudar a formar esses jovens e dar oportunidade para o ingresso ao mercado de trabalho. Se toda empresa abrisse suas portas, dando oportunidade a esses adolescentes teríamos no futuro mais mão de obra qualificada e uma sociedade melhor”, frisa. “Adotando a metodologia do menor aprendiz conseguimos moldar o funcionário conforme a nossa necessidade e isso se torna vantajoso para a empresa”, garante Zildete.  

Os vereadores Acácio Ambrosini e Celso Kozak prestigiaram o evento. “Precisamos dar oportunidade aos nossos jovens de se capacitarem e terem a chance de ingressar no mercado de forma legal. E nesta fase, o apoio da família é muito importante. Eu me comprometo, em 2022, ser um empresário parceiro do projeto contratando um aprendiz para compor o quadro de funcionários da minha empresa”, disse Acácio.

Na primeira etapa, finalizada no mês de julho, 105 adolescentes que participaram do curso receberam o certificado.  Esta edição contou com 164 inscritos. Destes, 148 finalizaram o projeto, sendo que 41 deles já foram contratados por empresas parceiras. Neste ano, 27 empresas de Sorriso aderiram ao projeto. 

“Sem dúvida é uma grande vantagem para os empresários a contratação de um menor aprendiz, pois esses adolescentes passam por um processo de qualificação e saem do projeto preparados para o mercado de trabalho” reforça a gestora do AEPETI, Milana Silvia Higino Mendes. 

Texto: Fabiola OstFotos: Ney Pinheiro

Pavimentação da MT-560 será licitada dia 17 de dezembro

0

Prefeito recebeu a notícia em agenda na Sinfra

Ainda na manhã de terça-feira (7 de dezembro), na capital do Estado, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, reuniu-se com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo de Oliveira. Mais que uma reunião produtiva, uma boa notícia nesta fase de encerramento de 2021: a pavimentação de 54,03 km da MT-560, no trecho entre Sorriso e Tapurah, será licitada no dia 17 de dezembro.

De acordo com dados da Sinfra, o valor balizado para a empreitada é de R$ 57.151.401,84 e o Governo do Estado deve arcar com 100% dos custos. “Foi um trabalho intenso de sensibilização, mobilização dos proprietários da região, que arcaram com os custos do projeto, e uma série de idas e vindas à capital para vermos esse processo andando”, comenta o prefeito, destacando o empenho da equipe da Secretaria da Cidade (Semcid) neste processo.

Para organizar estes processos, canalizar ações e trabalhar coletivamente para avançar no fortalecimento da cadeia logística do Município, foi instituído, por meio do Decreto 582/21, o Comitê Pró-logística, que conta com representantes do Executivo, Legislativo, e instituições classistas, como o Sindicato Rural de Sorriso, a Aprosoja, e a OAB.

A mudança de cenário das vicinais sorrisenses, em que o asfalto preenche as estradas de terra, segue ganhando força no Município, visto que, há uma semana exatamente, no dia 30 de novembro, a Prefeitura emitiu a ordem de serviço para começar o serviço de sinalização na MT-485, que está quase 100% pavimentada no trecho de 34,46 km, bem na região de divisa com Santa Rita do Trivelato.

Para esta empreitada, Estado, Município e produtores somaram esforços. “Não há como não pensar neste processo de forma isolada, visto que pavimentar nossas vicinais é uma condição indispensável para o crescimento sustentável não só de Sorriso, como de toda a região, e, consequentemente, de todo o Estado”, aponta Ari, lembrando que Sorriso é corredor logístico para todo o país.

Mesmo que, a princípio, o benefício seja visto diretamente pela classe produtora, é inegável o “ganho encadeado” que a mudança propicia, destaca o gestor. “É um acesso mais fácil aos serviços de saúde, seja por quem mora nas fazendas, ou em municípios vizinhos e busca atendimento em Sorriso; da mesma forma o acesso à educação se torna mais confortável e sim, os caminhoneiros e os produtores rurais passam a ter mais segurança e mais conforto em sua rotina diária”.
Texto: Nádia Mastella

MT: Alunos das escolas estaduais de MT estão proibidos de gravar professores em sala de aula

0

Os alunos das escolas estaduais de Mato Grosso estão proibidos de gravar os professores em sala de aula. A lei que estabelece a regra foi sancionada pelo governador Mauro Mendes (DEM), nessa segunda-feira (6). 

A proibição vale para os vídeos filmados com a finalidade de constranger o mestre ou ainda limitar o livre pensamento, a liberdade de expressão e a ética educacional. 

“A filmagem de qualquer atividade em sala de aula somente poderá ocorrer nas atividades docentes em aulas e demais atividades de ensino, mediante consentimento de quem será filmado ou gravado”, diz trecho da nova lei. 

Segundo a lei, o responsável pela filmagem sem autorização, poderá responder medidas cíveis e as criminais cabíveis, o estudante também será submetido “às normas disciplinares do regimento escolar”. 

O projeto de lei é de autoria do deputado Valdir Barranco (PT). 

Como justificativa, ele argumentou que os professores precisam ser respeitados e terem a liberdade para se expressar e apresentar todas visões ideológicas. “Estamos deixando claro que o professor pode deixar o aluno gravar, mas se ele disse que não, o aluno precisa obedecer”, disse. 

Alguns deputados defenderam a reprovação do projeto, alegaram questão de controle e chegaram a comparar a filmagem com a instalação de câmeras nas fardas dos agentes de segurança. 

G1MT

Apostador de MT acerta 15 números e leva sozinho R$ 1,3 mi na Lotofácil

0

Um apostador de Canarana (604 quilômetros de Cuiabá) faturou R$ 1.301.578,81 na Lotofácil desta terça-feira (7). Ele acertou os 15 números sorteados.Leia mais

As dezenas sorteadas foram: 03 – 04 – 05 – 06 – 08 – 09 – 11 – 12 – 14 – 18 – 19 – 21 – 22 – 24 – 25.

A única aposta vencedora foi feita na Lotérica Canarana. De acordo com a Caixa Econômica foi uma aposta simples que custou R$ 2,50.

Além da aposta vencedora, outras 12 realizadas em Mato Grosso acertaram 14 númreros e receberão R$ 1.020,61 cada uma.

As apostas que “bateram na trave” foram realizadas em Barra do Bugres (2), General Carneiro, Nova Canaã do Norte, Nova Marilândia (2), Rondonópolis (3), Sinop, Tapurah e Várzea Grande.

A Lotofácil ainda premiou acertadores de 13 números, que faturaram R$ 25 cada; 12 pontos, que receberão R$ 10 e de 11 dezenas, que levarão R$ 5.

Folha Max

Decreto cria verbas para pagar Auxílio Brasil de R$ 400 em dezembro

0
O presidente Jair Bolsonaro recebe o presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez, em cerimônia oficial de chegada, às 10h, no Palácio do Planalto
Decreto cria verbas para pagar Auxílio Brasil de R$ 400 em dezembro Brasil Sorriso Mato Grosso
Decreto cria verbas para pagar Auxílio Brasil de R$ 400 em dezembro Brasil Sorriso Mato Grosso

A edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de hoje (7) trouxe o texto da medida provisória (MP) 1.076 de 2021, que antecipa o pagamento do novo valor do Auxílio Brasil – programa social de distribuição de renda que substitui o antigo Bolsa Família.

O instrumento cria um benefício extraordinário que complementa as parcelas já previstas do Auxílio Brasil para o valor de R$ 400 divulgado pelo governo. A manobra ocorre devido à necessidade de promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, que deverá ser fatiada e que possibilitará a alocação de recursos para o pagamento integral do Auxílio Brasil.

Segundo o calendário de pagamentos já divulgado pela Caixa, os créditos relativos à parcela de dezembro do Auxílio Brasil serão recebidos a partir da próxima sexta-feira (10).

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro comentou sobre a PEC dos Precatórios e afirmou que o instrumento não é “calote”, mas uma forma viável de realocar dívidas em prol de uma revisão justa de benefícios sociais.

“[A PEC dos Precatórios] não é um calote, muito pelo contrário. É uma renegociação, um alongamento de dívida para quem tinha mais de R$ 600 mil para receber do governo. É isso que nos permite um saldo, um espaço, para potencializar com justiça o programa”, disse o presidente durante a cerimônia de assinatura da concessão de frequências do 5G no Palácio do Planalto.

Por Agência Brasil – Brasília

Damiani pede atendimento em período integral nos CEMEIS em Sorriso

0

Muitas mães tem uma jornada difícil e precisam conciliar o trabalho com os cuidados da casa e filhos

Objetivando dar mais segurança para as mães que trabalham o dia todo e precisam deixar seus filhos nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIS), o presidente do Legislativo de Sorriso, Leandro Damiani (PSDB), está solicitando ao Poder Executivo, a implantação de atendimento em período integral de todos os CEMEIS.

Segundo Damiani, a maioria das 13 unidades dos CEMEIS contam com atendimento às crianças em meio período e com isso, os pais acabam tendo que deixar seus filhos com outras pessoas, pois precisam trabalhar em tempo integral.

“Muitas mães tem uma jornada difícil e precisam conciliar o trabalho com os cuidados da casa e filhos. A maioria trabalha o dia todo e por isso, estamos solicitando que o Poder Executivo implante o atendimento de forma integral nos CEMEIS, assegurando que as mães possam trabalhar tranquilas, pois seus filhos estão em um lugar seguro e apropriado”, declarou Damiani.

Texto: Amália FernandesFotos: Márcio Cavaletti

Vereador solicita limpeza e instalação de cerca entorno do Parque Ecológico

0

Essa é uma reivindicação dos frequentadores do local, bem como dos moradores dos bairros que estão nos arredores do parque

Com objetivo de propiciar segurança para quem frequenta o Parque Ecológico em Sorriso, o vereador Rodrigo Machado (PSDB), apresentou durante a 43ª sessão ordinária, a indicação 1175/2021, solicitando que o Poder Executivo realize a limpeza e instalação de cerca nas laterais do Parque Ecológico Municipal na Avenida dos Imigrantes e na Rua Bandeirantes.

Machado destacou que o Parque Ecológico é um dos pontos turísticos do município e um local de lazer que as famílias sorrisenses utilizam diariamente e o passeio público a comunidade local utiliza para caminhada. “A limpeza e instalação de cercas propiciará segurança e qualidade de vida. Essa é uma reivindicação dos frequentadores do local, bem como dos moradores dos bairros que estão nos arredores do parque”, pontuou.

A matéria será encaminhada aos setores competentes da municipalidade.

Texto: Claudia SaruboFotos: Elielton Blasius/Assessoria parlamentar

MT libera velório de mortos que tratavam Covid há mais de 14 dias

0

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou portaria no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (7) que disciplina velórios de vítimas do novo coronavírus.Leia mais

O texto diz que “embora não seja recomendado”, vítimas que morreram após o período de transmissão da doença – mais de 14 dias – poderão ser vealdas. O velório terá que ocorrer em ambiente aberto e ventilado, com número reduzido de pessoas, sendo apenas os familiares mais próximos que não estejam no grupo de risco e não apresentem quaisquer sintomas gripais.

Ainda deverá ser mantida a distância entre os participantes e a obrigatoriedade de que após cada velório o local seja desinfectado.

Fica estabelecido que os cemitérios deverão manter o atendimento das 07h às 18h, de forma ininterrupta, para agilizar o processo de sepultamento em casos de óbito por suspeita ou confirmação para COVID-19 de ocorrência dentro de período de transmissão da doença.

Dados da Covid-19 em MT

Mato Grosso registrou até segunda-feira (06), 553.658 casos confirmados da Covid-19. Deste total, são 14.004 mortes. 

Foram notificadas 249 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 553.658 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 1.388 estão em isolamento domiciliar e 537.779 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 46 internações em UTIs públicas e 17 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 25,70% para UTIs adulto e em 4% para enfermaria adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (114.372), Várzea Grande (41.935), Rondonópolis (38.538), Sinop (26.854), Sorriso (18.613), Tangará da Serra (17.871), Lucas do Rio Verde (15.785), Primavera do Leste (14.886), Cáceres (12.029) e Alta Floresta (11.386).

Folha Max

Vera: Carreta pega fogo na BR-163 e motorista sai ileso

0

Uma carreta Scania, carregada com milho pegou fogo na manhã desta terça-feira (07) na BR-163 próximo ao trevo de acesso ao município de Vera. A Concessionária Rota do Oeste e a Polícia Rodoviária Federal foram acionadas às 6h57 para o atendimento de uma ocorrência no km 800 da BR-163.

Um caminhão de combate a incêndio da Concessionaria esteve combatendo as chamas. O motorista não ficou ferido e acionou o termo de recusa de atendimento. Não foi repassado o motivo do início do fogo.

O transido foi controlado, mas o veículo permanece sobre a pista do sentido sul. No local, o tráfego é operado em ‘’Pare e Siga’’.

Fonte: VISÃO NOTICIAS

Sorriso – Primaverinha: Bandidos furtam pneus de caminhão estacionado

0
ILUSTRATIVA

Compareceu na Delegacia da Polícia um caminhoneiro para narrar que 4 pneus de seu caminhão foram furtados durante a madrugada.

 Conta a vítima que deixou seu caminhão estacionado próximo a um restaurante localizado no Distrito de Primaverinha – Sorriso pela noite, onde ao amanhecer, percebeu que suspeitos furtaram quatro pneus do veículo.

Segundo o motorista, o mesmo não sabe quem realizou tal ação ilícita.

O fato ocorreu no último dia 04/12.

A polícia investiga o caso.

MT NOTÍCIAS