Sábado,27 Junho 2026
prefeitura
BANNER 02
Início Blog Página 668

Agricultor de Sorriso é rendido no “zero”, em Várzea Grande, forçado a ir para motel e extorquido após fotos com mulher

0
INTERNET

Um homem, de 62 anos, que é agricultor, procurou a delegacia para relatar o que foi vítima de um suposto sequestro e foi levado para um motel em várzea grande por volta das 17h00 da última da última sexta-feira (10/12), quando ele esteve em Várzea Grande a negócios.

Segundo o agricultor, ele estava na localidade conhecida como “zero” e um veículo tipo Jeep Renegade, de cor branca, o fechou, obrigando-o a parar sua caminhonete, foi então que uma mulher desceu do Jeep e entrou em sua caminhonete dizendo para ele fazer o que ela mandasse e que iriam segui-lo.

Após entrar na caminhonete da vítima, a mulher mandou que ele fosse para um motel, onde eles entraram no quarto e a mulher bebeu algumas cervejas. No quarto com a mulher, a vítima disse que não iria fazer nada com ela, então ela disse para eles saírem do motel.

Quando eles estavam saindo do motel, o portão se fechou de repente e um indivíduo apareceu com o celular na mão e tirou várias fotos.

Após o ocorrido, a vítima saiu com a mulher do motel e que mais à frente a mulher pediu para descer da caminhonete.

Após o ocorrido, a vítima vem recebendo ligações de um endivido pedindo dinheiro, o suspeito este pedindo R$10.000 e ameaçando de enviar as fotos para sua esposa.

A vítima disse que não vai dar dinheiro e que mesmo assim o suspeito ligou várias vezes querendo dinheiro.

jk NOTICIAS

Sorriso: casal perde 21 MIL após investir dinheiro em plataforma online

0
ILUSTRATIVA

Procurou a Delegacia um homem de 35 anos para narrar que investiu dinheiro em uma plataforma online e que não está mais conseguindo recuperar o mesmo.

Segundo a vítima, ele e sua esposa investiram um valor de R$21.100,00 em uma plataforma para investir dinheiro e realizar algumas tarefas para arrecadar o mesmo, porém agora, não conseguem mais sacar os valores adquiridos, onde assim, acrescenta que as transferências foram feitas para diversos nomes diferentes.

Diante da situação, a polícia investiga.

MT NOTICIAS

Sorriso: Mulher é ameaçada de morte e diz que ex já lhe enforcou na frente de seus filhos

0
INTERNET

Compareceu na Delegacia da Policia Judiciaria Civil uma mulher para denunciar seu ex convivente após o mesmo ameaçar a vítima de morte.

Segundo a vítima, a mesma possui medida protetiva contra o suspeito, porém o mesmo continua lhe deferindo ameaças, sendo as mesmas de morte e que irá colocar fogo em sua casa.

Acrescenta a vítima que o suspeito também está ameaçando sua irmã, dizendo as seguintes palavras “ela vai pagar” e que irá colocar droga em sua moto.

Diante do relato, a mulher pede providências, uma vez que segundo a mesma, o suspeito já lhe enforcou na frente de seus filhos.

A polícia investiga o caso.

MT NOTICIAS

Sorriso: Vítima perde 6MIL ao suspeito se passar por filho

0
ILUSTRATIVA / INTERNET

Compareceu na Delegacia da Policia Judiciaria Civil uma mulher para narrar e denunciar que caiu em um golpe após suspeito se passar por seu filho.

Conta a vítima, moradora do bairro Recanto dos Pássaros que no ultimo dia 13, uma pessoa não identificada lhe mandou mensagem no WhatsApp se passando pelo seu filho, onde assim pedia uma quantia em dinheiro.

Segundo a mãe, o suspeito afirmou que precisava do dinheiro para pagar uma conta e que no dia seguinte devolveria o valor.

Diante da situação, a vítima transferiu via PIX o valor de R$6.430,00, porém logo em seguida percebeu que se tratava de um golpe.

A polícia investiga o caso.

MT NOTICIAS

Casal que fala inglês descobre que cão adotado fala’ espanhol

0

Kalee McGee e o companheiro decidiram adotar um chihuahua de um abrigo. Eles foram informados que o cão, de 4 anos, era possivelmente adestrado, respondendo a vários comandos. Isso animou o casal.

Kalee e o parceiro não conheciam nada sobre o histórico do animal, mas ter ao menos um cão “educado” em casa já era interessante. Só que em casa, Max não respondia a nenhum comando, embora permanecesse bem dócil. Teriam adotado cão por lebre?

“Ele não nos ouve”, reclamou Kalee em vídeo viral no TikTok.

Foram vários dias até que pensaram num detalhe: “A raça é mexicana, né? Pode ser que ele ‘fale’ espanhol”. Deu certo! O casal pesquisou algumas palavras na língua espanhola e Max passou a obedecer os comandos! Provavelmente, antes de ir ao abrigo, pertencia a uma família hispânica. Agora, Kalee e o marido sempre passeiam com Max e o Google Tradutor.

Kalee e o companheiro trocaram o clássico “sit” por “siéntate”. “Thank you” passou a ser “gracias”. “Good boy” virou “buen chico”. De quebra, o casal está ficando bilíngue.

EXTRA

Polícia Civil recupera 10 cabeças de gado furtadas de propriedade rural em Colíder

0

Dez cabeças de gado furtadas de uma propriedade rural de Colíder (650 km ao norte de Cuiabá) foram recuperadas pela Polícia Civil, no sábado (11.12). O gado com marca da vítima foi localizado em outra propriedade do município.

O dono da propriedade em que os animais foram localizados, de 30 anos, responderá pelo crime de receptação. A ação faz parte de trabalho especial, desenvolvido pela equipe da Delegacia de Colíder para combater furtos de gado na região.

As investigações iniciaram após denúncia anônima de que em um endereço rural estavam certa quantia de gado produto de furto em Colíder. Com base nas informações, os policiais foram até o local, onde encontraram cabeças de gado nelore com a marca de uma vítima de furto.

Na propriedade também foi encontrado um caminhão com uma vaca morta que possuía a marca propriedade da mesma vítima. Por meio de fotos, a vítima reconheceu o seu rebanho que foi apreendido para ser restituído ao seu proprietário.

O suspeito de receptar os animais não estava na propriedade no momento da ação e responderá pelo crime em inquérito policial. 

Polícia Civil recupera 10 cabeças de gado furtadas de propriedade rural em Colíder Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

Assessoria/Polícia Civil-MT

Laboratório contra lavagem de dinheiro de MT tem destaque em encontro nacional de combate ao crime organizado

0

A Polícia Civil de Mato Grosso, representada por delegados e investigadores de polícia, participaram do encontro promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) e Secretaria Nacional de Justiça (Senajus).

O evento aconteceu na quinta-feira (09.12), na sede da Polícia Civil do DF, em Brasília, e contou com a presença de mais de 100 servidores das Polícias Civil dos Estados e da Polícia Federal, tendo como objetivo a troca de experiências relacionadas à investigação financeira, principalmente contra organizações criminosas.

Na ocasião, foram debatidos assuntos com os temas voltados para: investigações patrimoniais, criptoativos, lavagem de dinheiro, rastreabilidade e gestão e recuperação de ativos, entre outros.

Dentre poucos, o Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), da Polícia Civil de Mato Grosso, foi um dos escolhidos para apresentar as ferramentas desenvolvidas pela instituição para a facilitação da investigação financeira.

Laboratório contra lavagem de dinheiro de MT tem destaque em encontro nacional de combate ao crime organizado Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

O coordenador do LAB-LD, delegado Eduardo Rizzotto, juntamente ao desenvolvedor do sistema, investigador Wagner Lino, discorreram e explicaram sobre o sistema Delfos, que depois de demonstrado o funcionamento recebeu muitos elogios por parte dos participantes.

Durante a capacitação, algumas Polícias Civis de outros Estados manifestaram interesse em receber o referido sistema, o qual poderá ser liberado por meio de Acordo de Cooperação Técnica.

Conforme Eduardo Rizzotto, o trabalho do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro de Polícia Civil MT, está de parabéns pelo desenvolvimento do sistema Delfos, o qual facilita a análise financeira e fiscal, bem como a confecção de relatórios.

“O sistema Delfos é motivo de orgulho para nossa instituição, e aproveito o ensejo para parabenizar toda equipe de profissionais do Laboratório que desenvolve e aperfeiçoa o sistema desde o ano de 2015”, destacou Eduardo Rizzotto.

Também participaram do curso a delegada titular da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), Juliana Chiquito Palhares, e o servidor do LAB-LD, Victor Hugo Dias da Silva, que encontra-se à disposição do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

Foram organizadores do evento o Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), sob a coordenação do delegado de polícia de Mato Grosso, Carlos Augusto Bock, atualmente coordenador geral de combate ao crime organizado da Seopi.

Assessoria | Polícia Civil-MT

ONU valida temperatura recorde de 38º em junho de 2020 no Ártico

0
© Arquivo/Agência Brasil
ONU valida temperatura recorde de 38º em junho de 2020 no Ártico Mato Grosso Sorriso Mato Grosso
ONU valida temperatura recorde de 38º em junho de 2020 no Ártico Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) validou hoje (14) a temperatura recorde de 38° Celsius no Ártico, registrada na cidade russa de Verkhoyansk em 20 de junho de 2020, um novo “sinal de aviso sobre as alterações climáticas”.

“Este novo registro ártico é uma das observações transmitidas ao arquivo de climas extremos da OMM, agência da ONU que está ligando o alarme sobre as mudanças sofridas pelo clima”, disse o secretário-geral da organização, Petteri Taalas, observando que no mesmo ano a Antártica também registou recorde de 18,3°C.

Verkhoyansk situa-se cerca de 115 quilômetros ao norte do Círculo Ártico, e as temperaturas têm sido medidas desde 1885.

Essa região da Sibéria Oriental tem clima continental muito seco, resultando em invernos muito frios e verões muito quentes.

Os pesquisadores da OMM tentam “verificar uma temperatura de 54,4°C registrada em 2020 e 2021 no local mais quente da terra, o Vale da Morte na Califórnia, e também validar um novo recorde europeu de calor de 48,8°C estabelecido na Sicília neste verão”, disse Taalas. “Este inquérito destaca o aumento das temperaturas numa região que é importante para o resto do mundo em termos de clima”. É importante monitorá-la continuamente, acrescentou o relator da OMM sobre clima e extremos climáticos, Randall Cerveny.

Aproveitando as consequências do fato de o Ártico ser uma das regiões com aumento rápido das temperaturas, a OMM criou uma nova categoria, a da temperatura mais alta no ou ao norte do círculo.

O grupo de peritos responsáveis pela certificação desses registos examina a validade dos instrumentos utilizados para medição e a coerência com a meteorologia atual.

Por RTP – Genebra

Queiroga diz que Ministério da Saúde sofreu novo ataque hacker

0

Ministério da Saúde sofreu um segundo ataque hacker entre o final de domingo (12) e esta segunda-feira (13). A nova ação, que tinha sido negada pelo governo ao longo de toda a tarde, foi admitida à noite pelo próprio ministro Marcelo Queiroga, em Brasília.

Inicialmente, ao negar o segundo ataque, a pasta divulgou nota afirmando que o DATASUS realizava “manutenção preventiva na rede interna”. Agora, mesmo dizendo que a segunda ação teve um impacto menor, Queiroga admitiu que o governo omitiu a informação ao longo do dia.

“São duas coisas diferentes. Aquele primeiro ataque não foi um ataque ao Ministério da Saúde, aquilo foi a nível da Embratel, né? E felizmente, os dados não foram comprometidos. Em relação a esse [segundo ataque], foi algo de menor monta e estamos trabalhando para recuperar isso o mais rápido possível”, disse Marcelo Queiroga.

De acordo com fontes da PF, de domingo para esta segunda-feira, houve novas tentativas de ataques hacker no sistema do Ministério da Saúde. O sistema de e-mails, por exemplo, ficou fora do ar.

Procurado mais cedo, o ministério se limitou a dizer que se tratava de manutenção da rede, mas, reservadamente, fontes da própria pasta e da Polícia Federal chegaram a dizer que o problema dos e-mails está relacionado aos ataques de hackers. Funcionários foram avisados de que não precisariam ir à sede do ministério nesta segunda.

Normalização dos sistemas

Questionado sobre a previsão de restabelecimento, Queiroga informou que o novo ataque deve afetar a estimativa anterior de estabilização, inicialmente prevista para ser feita até esta terça (14).

“Eu falei que [seria resolvido] até amanhã, né? Aí, houve esse outro ataque, infelizmente somos vítimas dessas figuras que têm, de maneira criminosa, invadido sistemas. Tentado invadir, né, eles não conseguem invadir, mas tumultuam, atrapalham”.

O primeiro ataque ocorreu ainda na última sexta-feira (10). Usuários do ConecteSUS relataram que os comprovantes de vacinação não estavam aparecendo no aplicativo ou, até, não estavam conseguindo acessar a plataforma. O ConecteSUS é o aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.

O governo federal chegou a suspender a necessidade de comprovante de imunização para viajantes que chegarem ao Brasil por via aérea e, em caso de ausência do documento, a exigência de 5 dias de quarentena. As medidas, que entrariam em vigor no sábado (11), passarão a valer somente em 18 de dezembro.

No entanto, ainda no sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou a obrigatoriedade de comprovante de vacinação para viajantes que chegarem ao país, apesar da impossibilidade de emissão do passaporte. Segundo o gabinete do ministro, os brasileiros que não puderem comprovar vacinação em razão de ataque a sistemas do SUS devem apresentar um teste PCR negativo e informar que foram vacinados.

G1

Sorriso: Damiani cobra do Estado o Projeto Primeira Habilitação – CNH Social para pessoas de baixa renda

0

Ao todo, nove estados, além do Distrito Federal, contam com o projeto CNH Social

Um programa de benefício social, que exige alguns requisitos obrigatórios e que vem dando certo em nove estados, além do Distrito Federal, é o Projeto Primeira Habilitação – CNH Social ou CNH Popular, um programa do Governo Federal em parceria com os Detrans, onde pessoas de baixa renda têm condições de obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de graça.

 A cobrança do presidente do Legislativo de Sorriso, Leandro Damiani (PSDB) é que seja implantado este projeto também, no Estado de Mato Grosso, seguindo todos os quesitos obrigatórios.

“Muitas pessoas não conseguem tirar a primeira CNH devido os custos altos e grande parte da população é de baixa renda e por isso, ficam sem o documento e acabam perdendo grandes oportunidades de conseguir trabalho e exercer alguma atividade econômica, por isso, nosso pedido é que seja implantando esse projeto social no Mato Grosso, como exemplo de outros estados”, declarou Damiani.

Texto: Amália FernandesFotos: Elielton Blasius