Sexta-feira,26 Junho 2026
BANNER 02
prefeitura
Início Blog Página 648

Aumento no número de casos de dengue coloca Sorriso em estado de alerta

0
Fotos: Cleiton Izidoro

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, por meio das coordenadorias de Vigilância em Saúde e de Endemias realizou hoje (11) uma reunião com os Agentes de Combate à Endemias (ACE) para um demonstrativo do cenário epidemiológico da dengue e apresentação do plano de ação para 2022.

Para a coordenadora da Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro, está sendo um momento de alinhamento de estratégias para este ano no que diz respeito ao combate à dengue. De acordo com os dados apresentados, Sorriso está em situação de alerta em relação ao cenário epidemiológico devido à curva crescente no número de casos de dengue.

“Contabilizamos mais de 1.900 casos positivos, com mais de 4 mil notificações, além do fato de termos fechado 2021 com o índice larvário acima de 5%, sendo que o recomendado pelo Ministério da Saúde é de até 1%. Temos vários bairros em alerta, com índices altíssimos, inclusive em áreas rurais, o que demonstra que o mosquito está migrando para o interior. Estamos em pleno período chuvoso, com picos de chuva e sol, o que se torna cenário perfeito para a proliferação do mosquito”, explica a coordenadora. “Estamos intensificando as ações e chamamos a atenção da população para os cuidados essenciais, como a limpeza de suas residências e terrenos. Somente unindo forças conseguiremos combater a dengue”, reforça.

Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Diogo Martins, estão sendo discutidos novos mecanismos para o combate ao mosquito Aedes aegypti. “Fechamos 2021 com um número extremamente alto de casos e precisamos reduzir esses índices ainda no início de 2022. Para isso, estamos buscando formas de otimizar o trabalho, identificando os pontos críticos e atuando de maneira mais sistemática para conseguirmos combater de fato à dengue. Nossa intenção é criar um processo sistematizado para mapeamento de dados, para tornar o processo integrado e ágil. O trabalho da Vigilância Ambiental é basicamente preventivo e educacional, dependemos muito da colaboração da população para nos auxiliar nesse processo”, salienta Diogo, destacando a importância da população receber as visitas domiciliares dos Agentes de Combate à Endemias (ACE) em suas residências.

“Estamos hoje discutindo estratégias para o controle da dengue em todo o território do Município. Nossa equipe está imbuída de reverter esse cenário que se multiplica a cada dia e os agentes são fundamentais nesse processo de levar informações à população e nos trazer a realidade dos bairros visitados, mas, para isso, é fundamental que a população faça a sua parte. Neste último mês fizemos uma força-tarefa na busca de focos e percebemos que a preocupação da população com a Covid-19, de uma maneira geral, gerou um descuido com relação à dengue, o que favoreceu o avanço no número de casos”, frisa o secretário adjunto de Saúde e Saneamento, Devanil Barbosa.

Veja abaixo, em anexo, a tabela com o índice de infestação de localidade por ciclo/2021. 

Texto: Fabiola Ost / Fotos: Cleiton Izidoro

Xuxu Dal Molin comemora aprovação de medida que impede reajuste do IPVA em Mato Grosso

0

O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) utilizou a tribuna na sessão extraordinária desta terça-feira (11) para comemorar a aprovação do Decreto nº 1.249 que possibilita, entre outras medidas, o ‘congelamento’ do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) para o exercício 2022.

Aprovado por unanimidade, o decreto aguarda sanção do governador Mauro Mendes (DEM).

“Não poderia deixar de agradecer o empenho dos nobres pares. Deputados que apoiaram, assinaram e estão dando todas as condições para que o povo mato-grossense não tenha a correção do IPVA neste ano (…)”, disse.

O ‘congelamento’ do valor do tributo vinha sendo debatido desde outubro. Á época, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei 1002/2021 alertando sobre os efeitos causados pela supervalorização de veículos usados.

O fenômeno foi motivado pela ausência de componentes eletrônicos na linha de produção das fábricas de automóveis de automóveis. 

Como o tributo é calculado sobre o valor atual do bem móvel, de acordo com valores fixados pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe), alguns modelos registraram um aumento superior a 40%.

“Não fosse nossa proposta, essa diferença seria repassada ao contribuinte. Daí a importância da medida. Somos gratos a sociedade que, de forma legítima, cobrou um posicionamento de nosso gabinete e também ao governo por entender a situação e ter sensibilidade para atender a demanda”, conclui Dal Molin. 

Fonte:Redação/Assessoria

Tráfico de pessoas e segurança na fronteira são tratados em reunião entre Sesp e cônsul da Bolívia

0
Foto por: Ascom

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, recebeu nesta terça-feira (11.01) o cônsul da Bolívia, David Perez Rapu, na sede da secretaria, em Cuiabá. A reunião foi uma articulação do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

O diálogo estreita ainda mais os laços entre Mato Grosso e Bolívia. Na ocasião, o cônsul boliviano explicou que busca estabelecer em conjunto com o Cetrap uma agenda de cooperação fronteiriça no enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Mato Grosso possui quatro municípios que fazem fronteira com a Bolívia, sendo eles Cáceres, Porto Esperidião, Vila Bela da Santíssima Trindade e Comodoro. O secretário Alexandre Bustamante pontuou as experiências exitosas na relação entre Mato Grosso e a Bolívia, citando, inclusive as duas visitas que o governador Mauro Mendes fez ao país vizinho, em junho e setembro de 2021.

“O governador Mauro Mendes preza muito a relação com a Bolívia, tanto no fornecimento de gás natural, quantos nas parcerias que sejam positivas para os dois lados. E na segurança pública não é diferente. O desenvolvimento da faixa de fronteira vai propiciar o enfraquecimento do crime organizado na região e, consequentemente, a redução dos índices criminais”, destacou Bustamante.

Já a coordenadora do Cetrap, Dulce Regina Amorim, pontua que as ações de enfrentamento ao tráfico de pessoas ficam mais fortalecidas e prevê que ainda este ano um plano de ação seja concretizado. “Estamos desde 2019 discutindo e elaborando um Plano de Ação e Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas para fins de exploração sexual e trabalho escravo na fronteira e a meta é que neste ano o Cetrap é concretize estas ações”, explicou Dulce.

Também participaram da reunião os secretários adjuntos de Segurança Pública, Carlos George Davim, de Integração Operacional, coronel PM Juliano Chiroli e o delegado Diogo Santana, representando a Adjunta de Inteligência da Sesp-MT.

Julia Oviedo | Sesp-MT

Pandemia e crise hídrica fizeram inflação estourar meta, diz BC

0
Banco Central
Pandemia e crise hídrica fizeram inflação estourar meta, diz BC Brasil Sorriso Mato Grosso
Pandemia e crise hídrica fizeram inflação estourar meta, diz BC Brasil Sorriso Mato Grosso

A pandemia de covid-19, a elevação do preço global das commodities (bens primários com cotação internacional) e a crise hídrica foram responsáveis pela inflação estourar o teto da meta, justificou hoje (11) o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Por determinação legal, ele enviou uma carta ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e ao Conselho Monetário Nacional (CMN) justificando a inflação oficial de 10,06% em 2021, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

No ano passado, o IPCA atingiu quase o dobro do teto fixado pelo CMN. A meta de inflação oficial para o ano passado estava em 3,75%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima e para baixo. O índice, portanto, poderia variar de 2,25% a 5,25%. Essa foi a sexta vez, desde a criação do sistema atual de inflação, em que o presidente do BC teve de justificar o descumprimento da meta.

“Os principais fatores que levaram a inflação em 2021 a ultrapassar o limite superior de tolerância foram os seguintes:

» Forte elevação dos preços de bens transacionáveis em moeda local, em especial os preços de commodities;
» Bandeira de energia elétrica de escassez hídrica; 
» Desequilíbrios entre demanda e oferta de insumos, e gargalos nas cadeias produtivas globais”, explicou o BC na carta.

Segundo Campos Neto, a grande parte da inflação alta em 2021 foi um fenômeno global impulsionado pela pandemia de covid-19. A doença afetou fluxos comerciais em todo o planeta, criando gargalos na distribuição de produtos. De acordo com ele, o fenômeno atingiu não apenas países emergentes, mas também economias avançadas.

“As pressões sobre os preços de commodities e nas cadeias produtivas globais refletem as mudanças no padrão de consumo causadas pela pandemia, com parcela proporcionalmente maior da demanda direcionada para bens”, escreveu Campos Neto. “De fato, a aceleração significativa da inflação em 2021 para níveis superiores às metas foi um fenômeno global, atingindo a maioria dos países avançados e emergentes.”

Combustíveis

No ano passado, escreveu Campos Neto, a inflação importada foi o principal fator que impulsionou a inflação. O destaque foi a elevação do preço internacional do petróleo, que encareceu os combustíveis.

“O principal fator para o desvio de 6,31 p.p. da inflação em relação à meta adveio da inflação importada, com contribuição de 4,38 p.p., cerca de 69% do desvio. Abrindo esse termo [decompondo a inflação importada], destacam-se as contribuições de 2,95 p.p. do preço do petróleo, 0,71 p.p. das commodities em geral e 0,44 p.p. da taxa de câmbio”, destacou a carta.

Depois da inflação importada, a inércia inflacionária foi o segundo fator que pressionou a inflação no ano passado, com impacto de 1,21 ponto acima do teto da meta. A inércia representa a indexação de contratos e de preços que são corrigidos pela inflação do ano anterior. Desde o segundo semestre de 2020, a inflação está em alta, afetando a inflação de 2021.

Energia

Por fim, a carta do BC atribuiu a “demais fatores” impacto de 1,02 ponto acima do teto da meta. Dentro deste total, o destaque foi a bandeira de escassez hídrica (cobrada desde setembro do ano passado), que encareceu a conta de luz e teve impacto de 0,67 ponto. Essa bandeira vigorará, a princípio, até abril deste ano.

“O fraco regime de chuvas levou ao acionamento de termoelétricas e de outras fontes de energia de custo mais elevado durante a segunda metade de 2021, resultando em aumento expressivo das tarifas de energia elétrica”, ressaltou o BC. “Em setembro, foi criada e acionada a bandeira escassez hídrica, o que causou aumento de 49,6% sobre a bandeira anterior e de 5,8% sobre a tarifa de energia elétrica ante o mês anterior.”

Na última vez em que o presidente do BC justificou o descumprimento da meta de inflação foi em 2017. Naquele ano, porém, a inflação encerrou abaixo do piso da meta, em 2,95%, contra um limite mínimo de 3% para o IPCA. Na ocasião, o Banco Central era presidido por Ilan Goldfajn, com Henrique Meirelles como ministro da Fazenda.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Sorriso: Mulher perde R$ 16 mil após tentrar trocar brinquedos de festa por carro pelo facebook

0

Uma mulher, de 35 anos, procurou a delegacia para relatar que caiu em um golpe pela internet quando tentava vender brinquedos de festa pelo facebook.  

Segundo a vítima ela publicou no Facebook que estava vendendo alguns brinquedos de festa e o suspeito entrou em contato com ela para fazer negócio em um carro, que o suspeito estaria vendendo.

Acomunicante relata que o suspeito disse que estava comprando um veículo e queria trocar o veículo pelos brinquedos. Mas para que ele passasse a carro para a vítima, ela tinha que transferir para ele o valor de R$16.000 de volta.

A vítima netão transferiu e logo depois percebeu que tinha sido enganada e caído em um golpe.

A vítima disse que o golpista também enganou a dona do carro.

Jk noticias

Sorriso: Bandidos invadem fábrica e furtam 80 litros de sorvete

0

O proprietário de uma fábrica de sorvetes localizada no bairro Industrial Nova Prata procurou a delegacia para relatar que a fábrica foi furtada entre segunda e terça-feira.

Segundo o comunicante, os bandidos cortaram o cadeado da porta e levaram três monitores, três teclados, dois mouses, além de 40 pote de sorvete de 2 litros cada um.

Jk noticias

Prefeitura faz ação integrada para abordagem de pessoas em situação de rua

0

Em um trabalho integrado entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, através da Guarda Municipal de Trânsito e da Defesa Civil; Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Corpo de Bombeiros; e as polícias Militar e Judiciária Civil, foi realizada neste domingo (09) a “Operação Acolhida”, para abordagem de pessoas em situação de rua em espaços públicos de Sorriso.

Sob o comando do responsável pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Sorriso (Compdec), o sargento BM da reserva Alberto dos Santos, a operação tem o objetivo de acolher pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade social e, em especial, resguardar a integridade de toda a população, tendo em vista que o aumento no número de moradores de rua tem causado transtornos e insegurança à população.

A operação foi realizada em pontos de maior circulação de moradores de rua, como a Rodoviária Municipal, Marco Zero e nas praças da Juventude e das Fontes.

Durante a ação foram abordadas 13 pessoas em situação de rua. Destas, somente uma aderiu ao serviço de acolhimento ofertado e foi encaminhado pela equipe do Creas para a casa de passagem. Na Praça das Fontes foram abordadas seis pessoas que faziam uso de bebidas alcoólicas, sendo que quatro eram menores de idade. Todos foram conduzidos à delegacia. Alguns moradores de rua aceitaram receber ajuda para retornarem às suas famílias.

Durante as ações, a equipe de abordagem faz o trabalho de acolhimento e oferece atendimento especializado para que possam sair da situação de rua, além de auxílio no retorno ao mercado de trabalho ou à sua família ou cidade de origem. Caso seja constatado o cometimento de algum crime ou contravenção penal por parte de algum indivíduo abordado será repassado imediatamente às policias Civil e Militar para que sejam tomadas as providências legais.

“O trabalho de abordagem nas ruas será contínuo, a fim de garantir segurança e tranquilidade aos munícipes”, diz o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura.

A “Operação Acolhida” conta com apoio de guarnições da Policia Militar. Além de solicitar que as abordagens fossem intensificadas, o prefeito Ari Lafin autorizou a destinação de mais recursos para reforçar o policiamento nas ruas de Sorriso, por meio da Atividade Delegada. “Serão abordagens conjuntas e contínuas na busca de ajudar essas pessoas, através dos programas que a Prefeitura oferece e, consequentemente, deixar a população mais tranquila”, reforça o Prefeito.

Acolhida especializada

A Secretaria de Assistência Social realiza o trabalho de acolhimento e direcionamento da população que reside nas ruas por meio da equipe de abordagem do Creas.

“Os munícipes têm um papel importante nesse processo, não dando esmolas às pessoas em situação de rua e sim encaminhando ao Creas para que recebam atendimento especializado”, diz a gestora da pasta, Jucélia Ferro.

Foi abordado por uma pessoa em situação de rua? Alguém pedindo dinheiro porque está sem abrigo e não tem para onde ir? Anote o número do Creas em seus contatos e permita que esta pessoa receba a ajuda que precisa para sair desta situação. Os telefones de contato são 3544 9683, 3545 1577 ou pelo Disque 100.

O Creas fica localizado na rua Otávio de Souza Cruz, 275, próximo ao Park Shopping Sorriso. Até o dia 20 de janeiro a unidade estará aberta ao público em horário reduzido, das 7h às 12h.

Texto: Fabiola Ost

Fotos: Semsep

Sorriso: Mulher é agredida e tem cabelo arrancado por colega de trabalho

0

Uma mulher, de 24 anos, procurou a delegacia para denunciar sua colega de trabalho por agressão, as duas trabalham em um grande mercado de Sorriso.

Segundo a vítima, era por volta das 10:00h desta segunda (10/01), quando ela estava saindo trabalho e foi surpreendida pela suspeita que começou a agredi-la com várias capacetadas na cabeça e ainda arrancou um maço de cabelo da comunicante.

A vitima ficou com várias razões do peito, pescoço, braço e na mão.

Ainda segundo a vítima, a suspeita provoca e tem rixa com ela há muito tempo.

Jk noticias

Sorriso aplicou 249 doses de vacina contra a Covid-19 no sábado

0

A Secretaria Municipal de Saúde realizou no sábado (08) mais um mutirão de vacinação contra a Covid-19. A imunização aconteceu no período da manhã no Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME) e no PSF Nova Integração (a Upinha da Zona Leste). No Ameforam aplicadas 195 doses e na Upinha, 54, totalizando 249 sorrisenses acima de 12 anos imunizados com primeira, segunda dose ou dose de reforço.

Aqueles que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina contra a Covid-19, que não completaram o esquema vacinal ou que estão com mais de 4 meses da segunda dose já estão aptos a receberem a dose de reforço podem procurar o Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME) ou o PSF Nova Integração (a Upinha da Zona Leste), que funcionam de segunda a sexta-feira das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30. O AME oferece ainda horário estendido, das 17h às 20h, para todas as doses.

Vale lembrar que quem for tomar a vacina contra a Covid-19 deve levar CPF e cartão de vacina. Os menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável.

O Hospital Municipal de Campanha continua na ativa, de segunda a sexta-feira, das 7h à meia noite e aos sábados e domingos até às 22h. O Hospital funciona no prédio que era ocupado pelo PSF Central, na Avenida Brasil, ao lado do AME e na frente da Escola Ivete. Dúvidas sobre a Covid-19? Ligue 150, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Texto: Fabiola Ost Fotos: Cleiton Izidoro

Prefeitura renova convênio com a APAE de Sorriso

0

Foi assinado na manhã de ontem (10), no gabinete do prefeito de Sorriso, Ari Lafin, o termo de colaboração entre a Prefeitura e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para a destinação de recursos para a manutenção da unidade.  

Ao todo, a Administração Municipal vai repassar R$ 2,121 milhões, sendo que deste valor R$ 256 mil são oriundos da devolução de recursos financeiros pela Câmara de Vereadores.

De acordo com a presidente da instituição, Maria Inês Lazaris Ferlin, com os recursos, a instituição vai manter o atendimento realizado aos portadores de necessidades especiais (PNEs). “Firmados hoje a parceria entre a APAE e a Administração Municipal. Esses recursos serão destinados à folha de pagamento e encargos dos funcionários da unidade”, explica. “Além dos recursos recebidos pela Prefeitura, a APAE também se mantém graças às diversas parcerias que mantemos com entidades públicas e privadas”, complementa.

Atualmente, a APAE conta com 198 alunos matriculados e 48 profissionais. “Como tivemos um aumento significativo de alunos para 2022 necessitamos fazer novas contratações para este ano e aumentar o quadro de colaboradores. Estamos buscando também parceria com o Município para que possamos alocar um novo espaço, pois nossa demanda é crescente e precisamos de um local maior para que nossos alunos tenham sempre atendimento de qualidade”, diz a diretora da unidade, Giovana Bottega.  

O prefeito Ari Lafin destaca a importância da unidade para o município. “É um trabalho de excelência, feito com muito amor e dedicação, que já integra a história da educação e da inclusão em Sorriso. Agradecemos à Câmara de Vereadores pela destinação do recurso e aprovação do repasse”.

“Nossa APAE desenvolve um trabalho primordial em prol da educação especial e por isso, nos empenhamos em contribuir de todas as maneiras possíveis para que a equipe continue promovendo este trabalho tão louvável”, conclui a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.

Texto: Fabiola OstFotos: Reginaldo Souza