Quarta-feira,24 Junho 2026
BANNER 02
prefeitura
Início Blog Página 639

Sorriso: Vereadores cobram do Executivo implantação de vale-alimentação para cooperados e terceirizados

0

O auxílio passou a ser concedido este mês aos servidores concursados e comissionados

A possibilidade de o Poder Executivo conceder vale-alimentação aos cooperados e terceirizados foi discutida em reunião entre o presidente da Câmara de Sorriso, Leandro Damiani, e o vereador Mauricio Gomes com o secretário de Administração, Estevam Calvo, e representantes das cooperativas Cooperviso e Coopervale. O encontro foi na manhã desta quarta-feira (26), na Prefeitura.

Os parlamentares sugeriram ao secretário a concessão do benefício por meio de ativo ao contrato com as cooperativas e OSCIPs e se não for possível, que insira o auxílio nos próximos processos licitatórios.

Atualmente, cerca de dois mil trabalhadores atuam em serviços de limpeza; de segurança, de vigilância e de portaria; de copeiragem; de auxiliar administrativo e de saúde, por exemplo.

“Defendemos esse benefício porque sabemos que ele fará a diferença na renda de muitas famílias. O aumento do custo de vida tem trazido um grande impacto, afetando principalmente a população de menor renda já que proporcionalmente o peso da alimentação no orçamento dessas famílias é maior”, justificaram.

O secretário adiantou que a administração tem interesse em conceder o vale e que irá analisar a possibilidade de já fazer o aditivo.

A próxima reunião ficou agendada para os próximos 15 dias.

“Esperamos que o Executivo analise e nos dê uma resposta satisfatória”, finalizaram os vereadores.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Transporte escolar passa por vistorias para garantir a segurança dos alunos

0

Tanto a frota própria como a terceirizada passam pela inspeção, semestralmente

O retorno das aulas presenciais da rede municipal de ensino de Sorriso será no dia 1º de fevereiro (terça-feira). Para garantir a segurança e o conforto dos alunos, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) está realizando as vistorias obrigatórias nos ônibus que transportam os alunos.

Nesta manhã (26) membros da Comissão de Fiscalização do Transporte Escolar, que integra o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), vistoriaram os veículos da frota terceirizada. A Prefeitura conta com 40 veículos terceirizados que realizam o transporte dos alunos que moram no interior do município.

Amanhã (27), será a vez dos 40 ônibus da frota própria do Município passarem pela inspeção.  Na vistoria são verificadas as condições de 40 itens de segurança, como cintos, poltronas, extintores, pneus, sinalização, tacógrafos, dentre outros obrigatórios exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A inspeção para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança para a condução coletiva de escolares é realizada semestralmente, conforme exige a legislação.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Residência é envadida por indivíduos armados

0
Imagem Ilustrativa

Um morador do bairro Topázio, em Sorriso, procurou a delegacia de polícia para informar que noite de segubda-feira(24), teve sua casa invadida por três indivíduos armados.

Segundo a vitima os indivíduos levaram sua carteira que continha cerca de R$ 2 mil, e alguns documentos pessoais.

Também foi levado a chave de um veículo Saveiro e um celular.

Foto reprodção

Sorriso: Homem apanha de transexual próximo a BR 163

0
Ilustrativa


Um jovem de 30 anos de idade foi agredido na noite desta terça-feira (25), na avenida Tancredo Neves, próximo a BR 163, em Sorriso-MT.
Segundo o boletim de ocorrência feito pela Policia Militar, a vítima relatou que teve um desentendimento com um transexual, sendo que em seguida passaram lhe agredir com pedaço de madeira.
Uma testemunha que preferiu não se identificar informou aos policiais que o agredido não tinha dinheiro e que passou a debochar dos transexuais.
O homem ferido foi encaminhado a UPA com suspeita de fratura no cotovelo esquerdo.

Foto reprodução

Produtores reduzem custos com implantação de energia solar após orientação da Empaer

0
Nas duas propriedades foram instaladas 30 placas foto voltaicas, com investimento de R$ 56 mil e carência para início do pagamento - Foto por: Empaer

O produtor rural do Projeto de Assentamento Gleba Mercedes Cinco, em Sinop (a 500 km de Cuiabá), Geraldo Paixão Moreira, vai conseguir baratear os custos de produção por meio de orientação da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) com um projeto de crédito voltado à implantação de energia solar ou sistema fotovoltaico. A partir de investimento de R$ 56 mil, carência de um ano, o equipamento já está em funcionamento há um mês e meio com a instalação de 30 placas solares.

“Ao fazer diversas análises, observamos a necessidade de uma alternativa mais viável por causa do sistema de ordenha e resfriador, que impactam muito no custo de produção. Em casa temos várias regras, tudo em busca de um consumo consciente e a redução na conta de energia, agora, com a energia solar, espero logo conseguir baixar bastante o valor e ter retorno do investimento”, avaliou Geraldo.

Outro exemplo é a produtora Marta Maria Rossatto Cândido, do município de Vera (458 km ao norte de Cuiabá), que produz soja, suíno e frango e que iniciou o processo para a aquisição do sistema de energia solar no fim do ano passado. “Esta semana, a empresa responsável pela instalação do equipamento estará realizando os trabalhos na minha propriedade. Estou feliz e na expectativa em ver a conta de luz reduzir”.

Marta fez um investimento de R$ 56 mil, com três anos de carência, para a instalação, também, de 30 placas. “Há 20 anos vivo no mesmo lugar e, é a segunda vez recebo auxílio da Empaer. Sempre que busco qualquer orientação, sou muito bem atendida e obtenho as melhores informações”, destaca Marta.

A técnica da Empaer Natasha Caminha, responsável pelo projeto da produtora Marta, explica que em geral o perfil de quem procura orientação compreende produtores da cadeia leiteira e de corte, devido o consumo considerável de energia na propriedade. “Nosso trabalho é auxiliar, mostrando se é economicamente rentável ou não, de acordo, com o seu perfil junto à unidade bancária para análise. Normalmente, a energia solar é apresentada como uma opção rentável e sustentável”.

O técnico Leandro Dalla, que atendeu o produtor Geraldo, acrescenta que como a energia solar é uma fonte de energia renovável, o produtor consegue sim baratear o custo do produto final. “Desta maneira, o produto fica mais em conta e ainda gera conforto e qualidade de vida para o agricultor familiar”.

Leandro cita que ambos os produtores tiveram linhas de crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) do Governo Federal.

Maricelle Lima Vieira | Empaer/MT

Sorriso: Hospital Regional e os demais estaduais tem visitas a pacientes suspenssas para prevenção à Covid-19 e Influenza

0

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) suspendeu, a partir desta terça-feira (25.01), visitas a pacientes internados em hospitais geridos pelo Governo do Estado. A medida faz parte das ações de prevenção e enfrentamento da Covid-19 e Influenza em Mato Grosso. 

Conforme Portaria Nº 032/2022, publicada no Diário Oficial que circulou nesta terça-feira, além da suspensão das visitas, o revezamento de acompanhantes de pacientes ocorrerá em casos extremamente necessários a ser avaliado pela equipe técnica/clínica de cada hospital. 

“Caberá à unidade de internação monitorar os acompanhantes quanto ao surgimento de sintomas gripais e a necessidade de nova testagem desses casos”, diz trecho da portaria. 

As novas regras se aplicam ao Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, e ao Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. As medidas também valem para os Hospitais Regionais de Sorriso, Colíder, Sinop, Cáceres, Alta Floresta e Rondonópolis

Mato Grosso registra 31% de redução nos casos de feminicídio em comparação com 2020

0
Delegacia da Mulher 24h de Plantão - Foto por: PJC-MT

No ano passado, Mato Grosso registrou 85 mortes violentas de mulheres, sendo que destas, 43 foram qualificadas como feminicídios, que obtiveram uma redução de 31% ante o registrado no ano anterior, quando 62 mulheres morreram exclusivamente em decorrência de atos de violência doméstica ou pela condição feminina.

Os números gerais de mortes de mulheres também apresentaram redução, com 18% a menos de mortes em comparação com 2020, quando 104 foram assassinadas no Estado.

O levantamento faz parte de um estudo realizado desde 2020 pela Gerência de Inteligência Estratégica, da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e traz ainda dados sobre o local e meio empregado nos crimes de homicídios de vítimas femininas, solicitação de medidas protetivas, perfis das vítimas, vínculo entre vítimas e autores dos crimes, o índice de esclarecimento dos homicídios e os efeitos da violência contra mulheres. Dos homicídios e feminicídios cometidos no ano passado contra mulheres, 80% deles foram esclarecidos. Do total de crimes ocorridos, 66 autores foram indiciados e 24 dos casos seguem em apuração.

Ferramentas

Conforme o estudo, baseado em material coletado em inquéritos policiais, a análise é de que o sistema de segurança e de justiça criminal avançou no enfrentamento à violência contra mulheres que evolui, muitas vezes, para o feminicídio.

Entre os canais criados para facilitar o acesso de mulheres vítimas de violência aos serviços públicos estão o projeto SOS Mulher MT, que reúne a medida protetiva online e o botão do pânico virtual desenvolvidos pela Polícia Civil, com apoio do Poder Judiciário e Secretaria de Segurança Pública. O aplicativo permite acesso a outras funcionalidades, como os telefones de emergência, denúncias e a Delegacia Virtual.

“Esse estudo produzido pela Polícia Civil nos permite um cenário de compreensão de quem é essa mulher vítima de homicídio e como se deu tal fato, bem como explorar e evoluir nas metodologias de como a instituição trabalha a apuração dessa modalidade criminosa. Números que vão muito além da estatística, que mostram onde e como as instituições do sistema de segurança e de justiça podem trabalhar para avançar ainda mais na proteção da mulher e na prestação de serviços a esse público”, apontou o delegado Juliano Carvalho, diretor de Inteligência da Polícia Civil de Mato Grosso.

Feminicídios chocam a população

Entre os casos de feminicídio que chocaram a sociedade mato-grossense está um crime ocorrido no início de dezembro passado, em Várzea Grande. Era um domingo, quando o ex-marido da técnica em enfermagem, Franciele Robert da Silva, de 33 anos, invadiu a residência à procura da vítima. Ele entrou em luta corporal com o pai de Francieli, de 67 anos, para forçar a entrada na casa e feriu o idoso gravemente. Depois, foi até o quarto onde a vítima tentava se esconder, junto com a filha de 12 anos, arrombou a porta e desferiu diversos golpes contra a técnica de enfermagem, que a levaram a óbito. O pai de Francieli chegou a ser socorrido a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no dia seguinte.

Franciele estava separada e tinha uma medida protetiva em virtude das ameaças que o agressor já havia feito contra ela e o casal de filhos. Depois de cometer os crimes, o investigado se feriu e disse aos policiais que havia tentado contra a própria vida. Ele foi socorrido pelo Samu e, depois de atendido, foi encaminhado à DHPP, onde foi autuado em flagrante por homicídio qualificado.

Coordenadora da Câmara Temática de Defesa da Mulher, da Secretaria de Segurança Pública, a delegada Mariell Antonini Dias Viana pontua que o estudo auxilia as instituições que atuam na proteção e acolhimento às vítimas, a direcionar as atividades e entender como melhorar o atendimento a esse público.

Adriana Pereira Gomes, de 46 anos, foi morta em agosto do ano passado, com um disparo de arma de fogo nas costas. O marido dela foi preso em flagrante pelos pelo homicídio qualificado e posse irregular de arma de fogo. Na casa deles, uma propriedade rural a 42 quilômetros de Brasnorte, policiais apreenderam três armas de fogo e várias munições.

A Delegacia de Polícia de Brasnorte foi acionada pelo hospital da cidade, na madrugada do dia 15 de agosto, sobre uma mulher que deu entrada no local com uma perfuração de arma de fogo. Ela foi levada pelo próprio marido, que disse que ambos estavam voltando de uma festa, quando Adriana se queixou de dores no abdômen. No hospital, os investigadores questionaram o marido da vítima sobre o ocorrido, que contou que teria feito um disparo, contudo, alegou que foi acidental, pois era apenas para assustar a mulher. Ele disse que inventou a história de que a vítima estava com dores no abdômen, para tentar despistar.

Onde ocorreram os crimes

Os 42 crimes de feminicídio investigados pela Polícia Civil no ano passado foram registrados em 26 cidades de Mato Grosso. Cinco deles ocorreram em Cuiabá e dois em Várzea Grande. No interior, os municípios com mais registros foram Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso e Rondonópolis.

Sete feminicídios ocorreram no mês de agosto, mês com maior número de registros. Se considerar o dia da semana nas ocorrências registradas ao longo do ano, domingo foi o dia com mais mortes e o período de 18 às 23h apresentou predominância nas ocorrências.

O estudo da Diretoria de Inteligência aponta ainda que 57% dos crimes ocorreram nas residências das vítimas e em 32% dos casos, a motivação foi a violência doméstica. Já o principal meio empregado pelos autores nos crimes foi a arma branca, em 40% das mortes de mulheres. O emprego desse tipo de arma chama a atenção no levantamento, em função de ser um tipo de objeto presente em todos os lares, além dos reflexos relacionados também à pandemia, em que o isolamento social foi necessário, com as vítimas ficando mais tempo no ambiente doméstico, diferente do meio empregado em anos anteriores, quando a arma de fogo foi o principal instrumento utilizado nos homicídios de vítimas femininas

Raquel Teixeira | PJC-MT

Sorriso: Barco escola irá ensinar educação ambiental para crianças

0

Aprender sobre o meio ambiente de forma lúdica e em contato com a natureza a bordo de uma embarcação. Essa é a intenção da Prefeitura de Sorriso que, por meio do projeto Repoflora, irá construir um barco escola para oferecer aulas de educação ambiental aos alunos da rede municipal de ensino. A embarcação ficará ancorada no lago do Parque Municipal Rota do Sol Adelino José João Valdameri.

“Estamos dando o start a essa ação que tem o intuito de proporcionar aos alunos uma aula prática sobre a riqueza da biodiversidade do Município e criar nas crianças, de maneira lúdica, uma nova mentalidade de preservação do meio ambiente”, explica o idealizador do projeto, Celso Marcon.

Na última sexta-feira (21), representantes da empresa de engenharia naval Tecmar Náutica estiveram em Sorriso para uma reunião que contou também com a presença do prefeito interino, Gerson Bicego; do secretário municipal de Administração, Estevam Calvo; do coordenador do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), Reinaldo Nunes; e do arquiteto e urbanista, Fábio Miguel. A empresa irá desenvolver o projeto para construção da embarcação e assessorar todo o processo de construção e regularização da obra junto à Marinha do Brasil.

“A princípio viemos fazer o levantamento de dados para desenvolver um projeto que se enquadre às necessidades e à realidade da topografia da região. Além do projeto, prestaremos assessoria na parte de legalização, para estar tudo dentro das normas e, principalmente garantir a segurança de todos os usuários da estrutura”, disse o engenheiro e tecnólogo naval, Renato Antunes.

“Com características de barco pirata, a embarcação se tornará um cartão postal de Sorriso. Acreditamos que ainda este ano a estrutura esteja pronta”, frisou Marcon.

Repoflora  

O projeto tem como foco o repovoamento de peixes e o reflorestamento da mata ciliar dos rios do município e região. A ideia do projeto surgiu em 2018 quando um grupo de servidores da Prefeitura de Sorriso, liderados pelo então chefe de Gabinete, Celso Marcon, iniciaram os estudos. A iniciativa logo ganhou adesão de diversas secretarias municipais e hoje conta com a parceria dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; do Ministério Público; da Usina Hidrelétrica de Sinop; entidades sociais e empresas privadas; e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O Instituto Federal fornece assessoria de reflorestamento e se necessário, em último caso, realizar o repovoamento com a produção de alevinos.

O projeto contempla ações de educação ambiental, conservação, pesquisa e fiscalização. Atua nas ações de retirada de barracos no Parque Estadual do Salto Magessi, área de preservação permanente utilizada como ponto de pesca predatória. As operações são realizadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Polícia Militar (PM), Núcleo Integrado de Fiscalização e Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec) da Prefeitura de Sorriso.

“Nosso foco é intensificar a fiscalização da pesca predatória e conscientização de crianças e empresas sobre a importância da destinação correta do lixo e da emissão do esgoto. Acreditamos que essas medidas sejam suficientes para que os peixes aumentem naturalmente, sem que seja necessário o repovoamento que pode causar um desequilíbrio ao sistema”, explicou Marcon, lembrando que o projeto já conta com canteiros dentro do Horto Municipal que serão utilizados para o reflorestamento de áreas degradadas.

Em parceria com o IFMT, o repoflora desenvolve ainda um projeto de implantação de um hospital destinado ao atendimento e tratamento específico de animais silvestres vítimas de atropelamento, abandono e maus tratos.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Associação Ribalta realiza teste para elenco da WEB NOVELA LIVRAMENTO

0

Pensando na seleção de atrizes e atores para o elenco principal da web novela Livramento, a Associação Cultural Ribalta Sorrisense, realiza uma grande audição que acontece neste sábado (29), das 09h às 11h, na escola municipal Ivete Lourdes Arenhardt.

Os interessados devem se dirigir até a escola munidos de documentos pessoais e se apresentar à comissão de avaliação.

Ao todo, inicialmente, serão selecionados seis atores para o elenco principal. Posteriormente, no mês de fevereiro, ocorrerão as audições para o elenco infantil.

DA ASSESSORIA

Cidadão pode verificar valores a receber de bancos no Registrato

0
Cidadão pode verificar valores a receber de bancos no Registrato Brasil Sorriso Mato Grosso
Cidadão pode verificar valores a receber de bancos no Registrato Brasil Sorriso Mato Grosso

A partir da últi,a segunda(24), qualquer cidadão pode consultar se tem valores a receber de instituições financeiras. O Registrato, sistema do Banco Central (BC) que fornece um extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras, abriu uma funcionalidade para que o usuário verifique se tem direito a recursos.

Até agora, o Registrato fornecia consultas apenas a dívidas (abertas ou liquidadas), abertura de contas bancárias (ativas ou inativas) e remessas de dinheiro ao exterior. De acordo com o BC, existem cerca de R$ 8 bilhões parados em bancos e demais instituições financeiras, esperando serem sacados.

Para reaver os recursos, o cidadão poderá pedir o resgate de duas formas. A primeira será diretamente via Pix na conta indicada no Registrato, caso a instituição tenha aderido a um termo específico com o BC. Nos demais casos, o beneficiário informará os dados de contato no sistema, e a instituição o meio de pagamento ou de transferência.

Aprimoramento

Na primeira fase do serviço, o Registrato divulgará R$ 3,9 bilhões que podem ser devolvidos decorrentes de contas correntes ou poupanças encerradas e não sacadas, cobranças indevidas de tarifas ou de obrigações de crédito com Termo de Compromisso assinado com o BC, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de associados de cooperativas de crédito e grupos de consórcio extintos.

Ao longo do ano, o BC pretende ampliar a consulta para a devolução de valores decorrentes de tarifas ou obrigações de crédito cobradas indevidamente não previstas em Termo de Compromisso, contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas e com saldo disponível, contas encerradas em corretoras e distribuidoras de títulos e de valores mobiliários e demais situações que resultem em valores a serem devolvidos reconhecidas pelas instituições financeiras.

Segundo o BC, os dados e os valores fornecidos no Registrato são de responsabilidade das próprias instituições financeiras. Em alguns casos, os saldos a receber podem ser de pequeno valor, mas o órgão orienta o cidadão a sacar o dinheiro que lhe pertence de forma simples e ágil, por meio do novo serviço.

DA AGÊNCIA BRASIL