Quarta-feira,24 Junho 2026
prefeitura
BANNER 02
Início Blog Página 638

Sorriso: Dezembro de 2021 teve 20% de acidentes a menos que novembro

0

No acumulado do ano, no entanto, foi registrado um aumento de 8,1% em relação a 2020

Em dezembro de 2021, Sorriso registrou 124 acidentes de trânsito.  Deste total, 56 causaram vítimas e 68 somente avarias nos veículos envolvidos. O número aponta uma redução de 20% em relação ao mês de novembro, quando foram registradas 156 ocorrências, 67 delas com vítimas. Se a comparação for feita com o mesmo período do ano retrasado, o número representa uma redução um cadinho mais expressiva, de 21,5%, já que em dezembro de 2020 foram registrados 158 acidentes, sendo 80 deles com vítimas.

No entanto, no acumulado dos doze meses de 2021, Sorriso registrou 1.765 ocorrências, sendo que pouco mais da metade destes acidentes resultaram somente em danos materiais: 913. Em comparação a 2020, o volume representa um aumento de 8,1% nos acidentes, quando foram contabilizados 1.633. No entanto, em 2021 foram registrados menos acidentes graves: 852, frente aos 845 de 2020.

Os dados, compilados pela Guarda Municipal de Trânsito (GM), um dos braços da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), servem para monitorar as características de cada acidente e mapear os pontos com mais ocorrências. O material subsidia a implantação de ações pela Prefeitura para frear estas ocorrências, seja com alterações na infraestrutura urbana, implantação de dispositivos adicionais de segurança, reforço de sinalização, ampliação de fiscalização e promoção de ações educativas.

“É um trabalho que nasce a partir da atuação da equipe da Semsep durante os atendimentos de ocorrências e a análise mensal das ocorrências, mas que passa pelo olhar atento também de outras pastas da Prefeitura, sempre com o objetivo de promover um trânsito fluido, ágil e, acima de tudo, seguro”, destaca o prefeito interino do Município, Gerson Bicego.

Aumento da Frota

Titular da Semsep, José Carlos Moura lembra que outras variáveis também são levadas em  conta na hora de planejar e executar ações para a melhoria do trânsito. “Nossa cidade está em constante crescimento e a evolução da frota é um dos itens que também impactam diretamente neste processo”.  De acordo com dados do Detran, a frota sorrisense em 2021 era de 83.174 veículos, um “up” de 6% em relação a 2020, quando 78.485 veículos estavam registrados em Sorriso.

Se o horizonte de comparação for 2017, a frota atual é 30% maior que a daquele ano, quando 63.857 veículos estavam registrados no Município. “Mesmo com o aumento significativo da frota, o número de acidentes manteve-se dentro de um patamar de relativa estabilidade, com um acréscimo de 6% no número de acidentes em comparação a 2017”, pontua Moura, lembrando que quando se trata do cuidado com vidas humanas, o objetivo é sempre reduzir ao máximo o número de acidentes e zerar o número de vítimas.  Em 2017, com uma frota de 63.857 veículos, Sorriso registrou 1.665 acidentes, 100 a menos que os 1.765 de 2021, com uma frota de 83.174 veículos.

Esta frota atual está composta por 24.692 automóveis, 17.642 motocicletas, 11.859 motonetas, 10.761 caminhonetes, 5.599 semirreboques, 3.121 caminhões-trato, 3.044 caminhões, 2.448 reboques, 2.031 camionetas e 1.977 veículos de outras categorias.  

Motociclistas mais expostos

Dos acidentes que causaram vítimas ao longo de 2021, 96% deles envolveram motociclistas. E justamente os veículos sobre duas rodas são 35% da frota sorrisense. “Mais uma vez, destacamos a importância da prudência por todos os condutores, respeitando a sinalização e as leis de trânsito e, principalmente, agindo com empatia, sempre com foco na preservação da vida”, pede o secretário, acrescentando que  “mesmo com empenho de várias frentes na promoção de um trânsito mais fluido, a participação de cada pessoa, esteja a pé, de bicicleta, moto ou carro, é indispensável para que possamos evoluir para um trânsito cada vez mais humano”.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Pagero colide em poste e capota em seguida

0


Nesta manhã (28), ocorreu um acidente na avenida Noemia Dalmolin, em Sorriso, onde um veiculo Pageiro capotou, após colidir com o meio fio e na sequência contra um poste.

Indicios apontam que o Pajero colidiu primeiramente em um segundo veiculo.


O condutor do veículo foi conduzido ao hospital pelo corpo de Bombeiros. Não há informações sobre seu estado de saúde.

Foto: Welliton Cassio – TVCidade Verde

Seduc reabre inscrições para processo seletivo do Programa Alfabetiza Mais MT

0

Assessoria | Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) reabriu as inscrições para os cargos de coordenador regional, formador regional de educação infantil e formador regional de alfabetização do Programa Alfabetiza Mais MT, conforme o Edital Nº 03/2021/GS/SEDUC/MT. No total são ofertadas 15 vagas.

O Processo Seletivo Simplificado (PSS) para as vagas será até quinta-feira (27.01), na Diretoria Regional de Educação (DRE) do respectivo polo do município.

Há uma vaga para coordenador regional nas DREs Diamantino, Querência, Sinop, Várzea Grande e Juína. Há também uma vaga para formador regional de educação infantil nas DREs de Cuiabá, Querência, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Para formador regional de alfabetização há vagas nas DREs de Diamantino, Querência, Tangará da Serra e Várzea Grande.

O programa tem a finalidade de alfabetizar crianças na idade certa, até o segundo ano do Ensino Fundamental, em regime de colaboração do Estado com os municípios. A política pública está sendo desenvolvida com apoio da Fundação Lemann, Associação Bem Comum e Instituto Natura.

Veja as vagas por município no quadro abaixo.

Seduc reabre inscrições para processo seletivo do Programa Alfabetiza Mais MT Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

Ação integrada apreende carga de pasta base avaliada em R$ 14,3 milhões

0
Fotos: Willian Silva | Sesp-MT

Mais de 608 quilos de pasta base e cloridrato de cocaína, avaliados em mais de R$14,3 milhões, foram apreendidos na BR-174 na manhã desta quinta-feira (27.01), em Porto Esperidião (322 km de Cuiabá). A ação foi um trabalho integrada do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) e Força Tática do 6º Comando Regional da Polícia Militar e a Polícia Federal.  Em menos de um mês o Gefron soma a apreensão de mais de uma tonelada de drogas em 2022.  

A apreensão ocorreu por volta de 7h da manhã, quando os veículos seguiram pela BR-174 deixando a cidade de Pontes e Lacerda sentido à Porto Esperidião. Durante a aproximação os policiais identificaram que se tratavam de dois veículos, sendo que um Hyundai Elantra que atuava como batedor e uma caminhonete VW Amarok, que transportava a droga.

Após abordagem os veículos, os policiais encontraram diversas malas carregadas com tabletes de entorpecente na cabine e na carroceria do veículo. Ao todo, foram 120 quilos de pasta base de cocaína, avaliados em mais de R$ 2,1 milhões e 488 quilos de cloridrato de cocaína e pode ser comercializada por mais de R$ 12,2 milhões.

Os dois homens que conduziam os veículos foram presos em flagrante durante a ação e podem responder por tráfico internacional de drogas. Um dos presos já tinha passagem por evasão de divisa, tentando atravessar a fronteira com dinheiro não declarado. Os suspeitos, os veículos e a droga foram encaminhados a Polícia Federal de Cáceres (220 km de Cuiabá).  

Ação integrada apreende carga de pasta base avaliada em R$ 14,3 milhões Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

Com mais esta apreensão, o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), já aprendeu mais de 995 quilos do entorpecente em ações conjunta com a Polícia Federal. Sendo que outros 272 quilos foram apreendidos em uma Toyota Hillux durante ação no município de Campo de Júlio (566 km de Cuiabá). Na ocasião, quatro homens foram presos fazendo o transporte da droga.

Além disso, os operadores de fronteira apreenderam outros 115 quilos de cloridrato e pasta base de cocaína em três ocorrências diferentes com o apoio da Polícia Militar. Sendo 16 quilos de cloridrato de cocaína em Pontes e Lacerda e 99 quilos de pasta base em Cáceres.  Ambos os municípios estão na faixa de fronteira com a Bolívia.

Sorriso: Em reunião do Comitê Covid-19, Município debateu o retorno às aulas presenciais

0

Alinhar o retorno às aulas presenciais garantindo a segurança de todos. Esse foi o objetivo da reunião realizada nesta manhã (26) pela Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19.  Conforme o prefeito interino, Gerson Bicego, a intenção foi ouvir a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, para que todos possam estar preparados para o retorno.

De acordo com o plano elaborado pela Semec, o retorno, programado para o dia 1º de fevereiro, está em consonância com a Secretaria Municipal de Saúde, e levando em consideração orientações do Governo Federal, e demais instituições para que as aulas sejam retomadas da forma mais segura possível. “As recomendações seguem as mesmas: os pais devem deixar as crianças no portão, mandar máscaras de reserva e garrafinha de água para cada criança, evitando compartilhar objetos pessoais dentro das escolas”, pontua a secretária.

Lúcia lembra que só o Município tem mais de 16 mil alunos e as redes  particular e estadual juntas atendem mais de 10 mil alunos . “Precisamos ficar atentos, evitar aglomerações em frente às escolas, pois o movimento será intenso em todos os sentidos”, diz. Para evitar aglomeração, a secretária explica que os pais devem entregar seus filhos no portão da escola. “A partir daí a criança será orientada pelos professores; a intenção é diminuir ao máximo a circulação dentro das unidades”, diz.  Todos os professores estarão nas escolas e irão auxiliar no processo, acrescenta.

Além disso, todas as atividades físicas estão sendo pensadas para garantir a distância física orientada, e, o momento do lanche também será respeitado o distanciamento. Lúcia destaca ainda que outras medidas preventivas como o uso do álcool 70º nas unidades escolares também serão observadas. “Já estamos distribuindo o álcool”, explica. Para os responsáveis por crianças com sintomas gripais, o indicado é realizar consulta e seguir a orientação médica.

“Mais uma vez pedimos a colaboração dos pais para um trabalho de parceria para que possamos  efetivar a aprendizagem dos nossos alunos na etapa/ano em que estão inseridos”, frisa Lúcia.

Também presente na reunião, o secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, lembrou que todos que sentirem sintomas relacionados à covid-19 devem procurar imediatamente o Hospital Municipal de Campanha. “Nós dispomos de medicamentos, profissionais e equipamentos; por isso pedimos à população que ao suspeitar de covid nos procure, pois, o atendimento precoce é eficiente e salva vidas”, pontua. “E para quem ainda não se imunizou, lembramos mais uma vez de que dispomos de pontos permanentes de imunização, inclusive no horário noturno. Também avançamos na imunização infantil, é só agendar a vacinação no site da Prefeitura (clique aqui). Nesse momento, estão sendo imunizadas crianças de 8 a 11 anos”, diz.

“O Município de Sorriso está preparado e atento; mais uma vez destacamos a importância de toda a população continuar com os cuidados mínimos, aqueles não farmacológicos para frearmos essa nova onda”, finaliza o prefeito interino, Gerson Bicego.

DA ASSESSORIA

Sorriso registra 1.244 novos casos ativos em uma semana

0
Vaincação contra covid - Vacina Astrazeneca - Centro de Saúde n°13, 23/07/2021 Fotos: Myke Sena/MS

Mais do que o dobro em sete dias. Infelizmente, esses são os dados da 4ª Semana Epidemiológica de acompanhamento de registros de novos casos de covid-19. Entre os dias 21 a 27 de janeiro, o Município registrou 1.244 novos casos – 687 a mais do que na semana anterior quando foram 557 novas situações.

O dado, conforme o secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, é assustador. Esse é o maior número de contaminações em uma semana desde o início do acompanhamento. No relatório de acompanhamento, é possível perceber que somente em 2020 houve o registro de tantos casos em uma única semana: no fim de junho, início de julho de 2020 foram registradas 779 novas situações em uma semana. Já em 2021, o maior número registrado foi de 437 novos casos entre os dias 06 e 10 de junho. Para o salto de 1.244 novas situações agora.

E, completa Luís Fábio, o “Governo do Estado já informou oficialmente que acredita que na próxima semana é que realmente seja registrado o maior número de contaminações no Estado”. Conforme o secretário, Sorriso já se preparou para o cenário traçado pelo Governo. “Aumentamos médicos, horário de atendimento, estamos à disposição; mas claro que o nosso sonho é que a nossa população não necessite, que não fique doente. Precisamos frear a onda de novas infecções”, diz.

Contudo, há uma boa notícia. “Infelizmente, os números voltaram a subir. Mas, o que temos observado é que entre os vacinados os sintomas são mais leves e tem havido menos necessidade de internações do que antes do início do Plano Nacional de Imunizações (PNI)”, avalia. “No auge da pandemia chegamos a ter mais de 50 pessoas internadas, praticamente metade delas em UTIs. Hoje são 14, três em UTIs e 11 em enfermarias”, cita. “É um número baixo se avaliarmos que temos 1.615 ativos”, lembra.

Luís Fábio acrescenta que os últimos relatórios da pasta em relação ao número de internados apontam que ainda há adultos que não buscaram a imunização. “Nas últimas semanas tivemos registros de adultos internados sem nenhuma dose de imunizante. Ressaltamos mais uma vez a importância da imunização: se você ainda não recebeu nenhuma dose da vacina ou conhece alguém nessa situação, recomendamos que procure imediatamente um dos pontos de imunização permanente”, frisa. O secretário também lembra que teve início a imunização infantil por ordem decrescente de idade. Nesse momento estão sendo imunizadas crianças de 8 a 11 anos. Para agendar é só clicar aqui. Diariamente estão sendo disponibilizadas 200 vagas para a imunização infantil.

Imunização

O imunizante – todas doses, isto é, 1ª, 2ª e também a dose de reforço; é aplicado de segunda a sexta-feira no Centro de Eventos Ari José Riedi no Rota do Sol e no PSF Nova Integração, no Novos Campos, das 7h30 às 11 horas pela manhã e à tarde das 13h30 às 16h30. No Ambulatório Médico de Especialidades (AME), ali em frente à Escola Ivete, durante a semana a aplicação é realizada das 17 às 20 horas. Além disso, já foi liberado o agendamento para crianças em ordem decrescente de idade (11 a 8 anos neste momento) com as salas de vacina dos PSFs São Domingos e Jardim Primavera dedicadas exclusivamente a imunização do público infantil.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Quatro são presos tentando pescar no Parque Municipal

0


Por volta das 19h00 de ontem(25), a polícia militar foi informada que indivíduos estavam furtando peixes do lago municipal, no Parque Ecológico em Sorriso. Viaturas foram ao local e realizaram um cerco, conseguindo localizar indivíduos com os apetrechos de pesca, tentando fisgar os peixes, porém até então não haviam pego nenhum.
Os indivíduos com idades de 35 , 34 , 31 e 36 anos, foram detidos e encaminhados a delegacia civil por tentativa de furto.

Foto reprodução

Edital de fomento à bacia leiteira segue com inscrições abertas até 21 de fevereiro

0

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), está com inscrições abertas para o edital de seleção de associações e cooperativas sem fins lucrativos (OSC), ligadas à produção da cadeia leiteira, que tenham condições financeiras de dar contrapartida de 100% na compra de novilhas Girolando ½ sangue, com gestação de embrião sexado fêmea, também Girolando. Pela proposta, a Seaf compra a novilha e a entidade participante entra com contrapartida na mesma quantidade adquirida pelo Estado. 

O envio de propostas ao edital de chamamento público, aberto no dia 20 de janeiro, pode ser feito até o dia 21 de fevereiro, via site da Seaf ou presencialmente na secretaria, localizada na Rua Eng. Agrônomo Arnaldo Duarte Monteiro, Edifício Engenheiro José Morbeck, 2º andar, Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

Serão selecionadas até 20 associações ou cooperativas, todas obrigatoriamente do segmento da agricultura familiar e que, comprovadamente, desenvolvam atividades relacionadas à cadeia produtiva do leite. Conforme estabelece o edital, cada associação ou cooperativa terá que apresentar condições financeiras para adquirir no mínimo de 15 novilhas prenhas, algo em torno de R$ 270 mil.

Para essa ação, foram destinados R$ 17,9 milhões em recursos estaduais, com o objetivo de fazer o melhoramento genético do rebanho de bovinos leiteiros do Estado por meio da compra de mil novilhas confirmadamente prenhas, com gestação entre quatro a oito meses.

“A associação, juntamente com a Empaer, será a responsável por selecionar os produtores familiares que receberão as novilhas. Nós, da Seaf, ficaremos responsáveis por coordenar, acompanhar e monitorar do projeto, com o apoio da Empaer”,  explica o servidor da Seaf, Jurandyr José Pinto.

No dia 28 de fevereiro serão divulgadas as propostas selecionadas. Para outras informações: (65) 3613-6252/6200 e 3613-6224 (setor responsável), o atendimento da secretaria é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

MT Produtivo Leite

O Governo do Estado vem, desde 2019, investindo na compra de maquinários e serviços destinados ao fortalecimento e expansão da bacia leiteira mato-grossense. Até o momento já foram adquiridos 375 resfriadores de leite, 50 ordenhadeiras de leite, 7 mil doses de sêmen bovino, 1,5 mil prenhezes, 40 mil toneladas de calcário para correção de pastagem e 5 caminhões isotérmicos para o transporte de leite. Juntos, esses investimentos no segmento chegam à soma de R$ 8,5 milhões.

Luciana Cury | Seaf-MT

Reeducandos fabricam casas de pets de madeira para doar às instituições e famílias carentes

0
Foto por: Divulgação

Com o objetivo de oportunizar uma nova profissão aos reeducandos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Lucas do Rio Verde (333 km de Cuiabá), a unidade conta com um projeto de marcenaria para a produção e doação de casas de pets às instituições ligadas ao acolhimento e resgate de animais de rua e para famílias carentes.

O diretor do CDP, Joselito Silva Alves, explica que o projeto teve início em novembro do ano passado e que já entregou mais de 60 casas de pets e que agora possuí outras 20 produzidas e que ainda serão entregues nos próximos dias.

“Já temos alguns parceiros e instituições que entram em contato com a gente para vir buscar as casas. Nosso projeto teve uma grande aceitação de pessoas interessadas em receber essas doações, seja de instituição ou de pessoas que não possuí condições de comprar essas casinhas”, contou.

Atualmente, o projeto conta apenas com dois recuperandos, sendo um marceneiro profissional e um auxiliar, no entanto, a intenção é fechar parceria com a Prefeitura do Município para poder ampliar a oportunidade aos demais reeducandos da unidade.

Reeducandos fabricam casas de pets de madeira para doar às instituições e famílias carentes Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

“Nossa ideia é fazer uma parceria com a Prefeitura do Município até mesmo para podermos ter melhores condições de cobrir as despesas de maquinários e poder ampliar ainda mais a mão de obra. Nosso objetivo ainda é de fazer um trabalho que seja remunerado”, ressaltou.

Os reeducandos trabalham todos os dias da semana e são beneficiados com redução de um dia de pena a cada três dias trabalhados. Conforme Joselito, o projeto tem o intuito de promover a ressocialização dos internos.

“No projeto, eles estão ocupando a sua mente e também produzindo para terem consciência que estão ajudando à sociedade. O intuito principal é a ressocialização já com uma profissão, pois visa formar profissionais na área de marcenaria, para que eles possam sair e ter uma oportunidade no mercado de trabalho”.

Uma das instituições parceiras do projeto é a SOS Animais de Rua que descobriu o projeto no momento que mais precisava. “Recebemos muitas denúncias de abandono e muitas instituições estão no limite de abrigar novos animais. Nós já tínhamos uma ação de fazer casinhas e distribuir nos pontos de maior abandono, foi quando então surgiu essa parceria com a unidade podendo ampliar o número de doações”, contou Rosimare Dumke, voluntária do SOS Animais de Rua de Lucas do Rio Verde.

Wellyngton Souza | Sesp-MT

Ciopaer realiza mais de mil horas de voo para transporte de pacientes e vacinas

0

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), realizou mais de 1 mil horas de voo em 199 Operações de Transporte Aeromédico. O serviço inclui transportes de vacinas contra a Covid-19, cilindros de oxigênio e pacientes acometidos pelo Coronavirus ou transplantados. 

Esse número representa as operações realizadas entre 30 de abril de 2020 e 21 de janeiro de 2022. A frota aérea percorreu cerca de 30 municípios de Mato Grosso, além de outros sete estados, entre eles, Rondônia, Goiás, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná; e o Distrito Federal.

Só no ano de 2021, foram mais de 650 horas de voo nos transportes de carga hospitalar, 160 horas de voo nos transportes fora de domicílio (TDF) e 45 horas de transporte de paciente com tripulação médica. Também foram realizados treinamentos, manutenções e procedimentos operacionais, aperfeiçoando continuamente as tripulações para realizar um serviço com maior agilidade.

O coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM Ernesto Xavier de Lima Júnior, destacou o trabalho e o esforço dos servidores. “Esse resultado representa uma importante conquista para todos nós, fruto de muito trabalho e dispendiosos esforços dos profissionais de diversos segmentos. Fizemos reuniões, treinamentos, aperfeiçoamento, tudo para disponibilizar um serviço de excelência à população. Agradeço a cada um desses verdadeiros heróis que integram esse serviço”. 

O Ciopaer trabalha nos transportes aeromédico de forma integrada com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e com os servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Entrega de vacinas 

O Ciopaer atuou na prestação de serviços de transporte de vacinas contra o coronavírus (Covid-19) de maneira rápida e ágil em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT) para o interior do Estado. A medida que as doses chegam, é feito o preparo de toda a estrutura para o transporte dos imunizantes. Ao todo, já foram entregues em torno de 4,3 milhões de doses dos imunizantes. 

Capacitação 

Em busca de melhorar cada vez mais sua atuação nos serviços, a equipe de médicos, enfermeiros, servidores do Ciopaer e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) receberam, em 2020, a capacitação da equipe de bombeiros militares do Distrito Federal (CBM-DF), grupo que já atua com excelência no Brasil. 

Atendimentos 

A rapidez no transporte aeromédico de pacientes faz parte do trabalho diário do Ciopaer. Foram realizadas inúmeras operações no ano de 2020, como foi o caso do transporte de um bebê indígena de 4 meses após o tratamento cardiológico, assim como diversos pacientes que precisaram do transporte para tratamento em outros estados. 

Em 2021, ocorreu o voo mais longo da Operação Aeromédica com o transporte de paciente para Fortaleza. A operação durou cerca de 6 horas. Além disso, foram transportados pacientes para transplante em outro Estado. Em novembro, uma criança precisou do transporte aeromédico, pois sofreu um acidente doméstico no município de Peixoto de Azevedo. 

Além dessas operações, o Ciopaer realizou inúmeros outros atendimentos em atividades relativas ao serviço policial e  dos aeromédicos.

Juliano Patrick | Sesp-MT