Quarta-feira,24 Junho 2026
prefeitura
BANNER 02
Início Blog Página 628

Sorriso: Prefeitura promove limpeza e substituição de árvores na Área Verde Central

0

Uma equipe da Prefeitura, com apoio de reeducandos que integram o projeto Mão Amiga, está atuando, deste ontem (quinta, 10 de fevereiro) na limpeza da Área Verde Central, no trecho próximo ao Fórum de Sorriso. A ação, que integra o projeto Repoflora, também está fazendo a substituição de árvores da espécie Leucena.

Provavelmente você já se deparou com uma delas passeando por Sorriso: a Leucena, originária da América Central, pode atingir até 20 metros de altura, tem folhas bem pequenininhas, flores brancas e produz vagens que se abrem quando secas, liberando assim suas sementes.

O vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego, destaca que, por ser exótica, a Leucena está agindo de maneira predatória no ambiente, prejudicando o desenvolvimento de outras espécies. As unidades retiradas estão sendo substituídas por espécies nativas, como ipê, jatobá e jacarandá, por exemplo.

Sobre o Mão Amiga:

Desde 2019, esta parceria entre o Executivo e o Judiciário viabiliza oportunidades de trabalho para reeducandos do Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS). O trabalho, que não é remunerado, permite a remição de pena e posterior reinserção no mercado de trabalho. A cada três dias de trabalho, um dia de pena é abatido. Os reeducandos que participam da iniciativa podem atuar na na Fábrica Municipal de Artefatos de Cimento, na revitalização de prédios públicos, sinalização de ruas, produção de mudas e na limpeza urbana.

Sobre o Repoflora:

O Repoflora, que nasceu em 2018, na Prefeitura de Sorriso, contempla atividades de educação ambiental, fiscalização e conservação, pesquisas e produção de mudas para reflorestamento.

Além dos representantes da Prefeitura de Sorriso, da Câmara de Vereadores, Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (BM), IFMT, Lions, Rotary Club e Rotary Ouro Verde, Clube Amigos da Terra (CAT), da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Sorriso (Ager), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Judiciária Civil (PJC), do Ciopaer, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), do Ministério Público (MP), do Poder Judiciário, do Conselho Municipal de Turismo, de organizações não governamentais, de  pescadores esportivos e comerciantes locais.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Bandido furta carnes da melhor qualidade em espetinho

0

Na madrugada de hoje(11), um indivíduo arrombou e furtou um estabelecimento comercial(espetinho) localizado na avenida Brasil, em Sorriso.

Na ação o indivíduo levou um aparelho celular, carnes somente nobres(maminha, alcatra e picanha) além de uma quantidade de refrigerantes.

Câmeras de segurança flagraram a ação.

A polícia esta analisando as imagens para identificar e prender o bandido.

*Foto imagem do circuito de segurança

Polícia Civil orienta profissionais de transporte da educação sobre abuso sexual infantil

0

Servidores da área de transporte da rede de educação do município de Cáceres participaram nesta quarta-feira (09.02) de uma palestra orientativa com a Polícia Civil sobre crimes sexuais envolvendo o público infantojuvenil.

A titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cáceres, Judá Maali Marcondes, falou sobre o abuso sexual infantil e dos sinais que a criança emite quando sofre violência. Ela abordou ainda sobre o perfil do abusador, consequências penais e sobre a violência doméstica.

“O intuito é orientar os motoristas que estão em contato diário com as crianças, para que possam ajudá-las a denunciar e se proteger”, destacou a delegada.

Assessoria/Polícia Civil-MT

Foragido com três mandados de prisão por roubo e homicídio é preso pela Polícia Civil no interior

0

Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT 

Um homem de 25 anos, foragido da justiça estadual, foi localizado e preso na manhã desta quinta-feira (10.02) pela Polícia Civil em Primavera do Leste.

Contra D.P.R.S., os policiais civis checaram a existência de três mandados judiciais expedidos pelas Comarcas de Nova Xavantina e de Porto Alegre do Norte pelos crimes de homicídio e roubo qualificado.

Ele foi localizado em uma residência no bairro São Cristovão e encmainhado à Delegacia de Primavera do Leste para formalização do mandado. Depois, foi enviado à unidade prisional do município.

Três homens são presos em flagrante por desmatamento em Araguaiana

0

A Polícia Militar prendeu três suspeitos por desmatamento e porte ilegal de arma de fogo, nesta quarta-feira (09.02), na zona rural de Araguaiana (a 60 km de Barra do Garças). As prisões aconteceram após a PM receber uma denúncia anônima.  

Os policiais militares estiveram na MT-100, próxima da região da Bacaba, para constatar a denúncia de desmatamento. No local, encontraram dois homens realizando desmatamento ilegal com foice, facões e motosserra. Também havia com eleuma pistola de calibre .380 contendo e 13 munições do mesmo calibre dentro do carregador. 

Durante a abordagem, os suspeitos tentaram esconder a arma em meio a troncos de árvores, mas foram detidos e encaminhados para Polícia Civil de Barra do Garças. 

Em continuidade às diligências, os policiais retornavam para  Araguaiana, quando abordaram uma caminhonete prata que era conduzida pelo dono da propriedade que estava sendo desmatada. Durante revista, a PM localizou no veículo 50 munições de calibre .380. O suspeito da caminhonete também foi conduzido à Delegacia de Flagrantes. A ação resultou na apreensão de equipamentos como motosserras, arma de fogo e munições.

Disque-Denúncia  

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou disque-denúncia 0800.065.3939. 

Desenvolve MT auxilia Prefeitura de Sorriso a operacionalizar Banco do Empreendedor

0

O presidente da Agência de Fomento de Mato Grosso (Desenvolve MT), Jair Marques, recebeu nesta semana uma comitiva da Prefeitura de Sorriso para discutir a construção do Banco do Empreendedor no município.

A proposta é de que a agência ajude na construção da viabilidade da gestão do fundo municipal, e possa prestar consultoria na operacionalização do crédito, aos pequenos empreendedores de Sorriso.

Para o presidente da Desenvolve MT a agência só tem significado se o crédito conseguir chegar ao empreendedor. “A prefeitura de Sorriso é uma grande parceira, o que está sendo proposto é exatamente a missão da agência, o regaste social trazendo a dignidade ao cidadão que possa gerar a sua própria renda”, explica.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Cláudio Oliveira, reforça que o Banco do Empreendedor já foi aprovado pelo legislativo e que agora o processo deve avançar. “Inicialmente, vamos disponibilizar R$ 1 milhão no fundo municipal, podendo  ampliar esse valor conforme a adesão dos nossos empreendedores”, explica.

Ele diz ainda, que intenção é viabilizar linhas de crédito para pequenos empreendedores com valores que podem variar de R$ 3 mil a R$ 40 mil por empreendedor.

Para expandir a oferta de recursos ao empreendedor, a agência tem percorrido municípios do Estado juntamente com o programa da secretaria de desenvolvimento econômico de Mato Grosso, Pensando Grande para os Pequenos para estimular novas parcerias e aproximação com os gestores municipais. 

Desenvolve MT auxilia Prefeitura de Sorriso a operacionalizar Banco do Empreendedor Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

Participaram da reunião, o presidente da Câmara Municipal de Sorriso, Leandro Damiani, o vereador Rodrigo Machado, o coordenador da sala do empreendedor, Leonardo Kozak, e os assessores executivos da Desenvolve MT José Roberto Webber e Carlos Vieira.

Rondonópolis

Na última semana, o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio esteve reunido com o presidente da Desenvolve MT para discutir também a construção do Banco do Empreendedor na cidade. Com mais de R$ 1 milhão em crédito concedidos, Rondonópolis foi um dos maiores beneficiários do crédito fornecido no interior pelo segundo ano consecutivo.

Livia Rabani | Desenvolve MT

Cepesca discute modernização da Política de Pesca em Mato Grosso

0
Renata Prata | Sema-MT

A revisão e modernização da política da Lei de Pesca do Estado de Mato Grosso foi um dos temas centrais do encontro do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca), que teve sua primeira reunião ordinária de 2022 nesta quinta-feira (10.02). A reunião aconteceu em forma de videoconferência e transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Sema.

A modernização é realizada por minuta que propõe mudança da Política de pesca. O Cepesca delibera sobre propostas de alterações legislativa que são enviadas ao governador do Estado, que tem a prerrogativa de encaminhar para parecer jurídico e para Assembleia Legislativa.

Durante a reunião, o subprocurador-Geral de Defesa do Meio Ambiente, Davi Ferreira, respondeu a questionamentos e dúvidas dos conselheiros sobre a discussão da restrição para abate, transporte e armazenamento da pesca amadora, cujo Projeto de Lei foi arquivado pela Assembleia Legislativa em 2019.

O Cepesca, cumprindo o papel de propor alterações nas normas que visa regulamentar a política de pesca do estado, voltou novamente a discussão da minuta da Política de Pesca de MT. A Sema apresentou a Subprocuradoria-Geral de Defesa do Meio Ambiente consulta jurídica sobre a possibilidade de limitação da pesca esportiva por meio de Resolução do Conselho de Pesca, conforme foi deliberado pelos conselheiros em dezembro de 2021.

O questionamento da Sema foi baseado na importância de se ter esclarecimentos sobre a competência do Cepesca, considerando o impacto que a decisão pode trazer para os setores envolvidos e pelas polêmicas que o tema proporciona na sociedade mato-grossense. Também foi apontado o fato de a proibição do abate e transporte do peixe para pescadores amadores serem consideradas medidas restritivas que influenciam diretamente nos direitos e deveres dos cidadãos em todo o território do estado.

A subprocuradoria-Geral de Defesa do Meio Ambiente pontuou em resposta que a Constituição Federal traz o Princípio da Legalidade, que dispõe que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. “Diante da argumentação exposta concluímos pela impossibilidade de edição de resolução de caráter normativo sem o devido respaldo legal, bem como recomendamos que a matéria seja tratada por meio de lei formal no âmbito do Poder Legislativo estadual”, conforme descrito no documento.

O presidente do Cepesca e secretário Executivo da Sema, Alex Marega, acatou o parecer da Subprocuradoria-Geral de Defesa do Meio Ambiente. “Vamos garantir que todo esse processo seja feito de forma legal. Cepesca vai continuar discutindo e colocando em votação as propostas para encaminhar para o governador do estado. Minuta que estamos discutindo moderniza a Política de Pesca e o Conselho, que tem membros professores, pesquisadores, pescadores e pessoas que vivem do comércio da pesca pode contribuir muito”, afirma Alex Marega.

A reunião também expos um Manifesto assinado por Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado de Mato Grosso, Colônias de pescadores e instituições ligadas a pesca e meio ambiente.

Participaram da reunião os deputados estaduais Carlos Avallone e Wilson Santos.

Assista ao vídeo da reunião aqui

Vera: Projeto de horta sustentável de alunas da rede pública conquista 3° lugar em concurso nacional

0

Foi realizado na última terça-feira (08.02), um evento online para destacar os ganhadores da etapa nacional do Programa Pioneiros. A iniciativa da Aegea Saneamento, controladora da Águas de Vera, premia os melhores projetos desenvolvidos por estudantes de escolas públicas sobre saneamento e meio ambiente. Depois de vencerem a etapa regional, às estudantes Jéssica Teodoro e Raissa Carvalho, foram as ganhadoras do 3º lugar da etapa nacional com o projeto ‘’Sistema de horta sustentável”.

Para o diretor-presidente da Águas de Vera, Eduardo Lopes, o Projeto Pioneiros possibilita que jovens estudantes possam ter noções importantes relacionadas ao saneamento básico, pois durante as etapas eles conhecem e vivenciam um pouco das competências profissionais junto aos tutores da empresa que são voluntários nesse grande e desafiador projeto.

“É de grande valia e notório que essa troca de conhecimento seja fundamental, não só para os jovens estudantes, mas também para o crescimento e aprendizado em conjunto. O nosso compromisso, diariamente, é justamente esse, estar cada vez mais próximos da comunidade, dos jovens e estudantes e, o Pioneiros reforça isso de forma intensa a cada ano, proporcionando a imersão de novos estudantes para uma incrível viagem pelo saneamento básico”, destacou

Ao todo, 180 jovens participaram de todo o Brasil participaram da ação. A aluna de 16 anos da Escola Estadual Nossa Senhora Do Perpétuo Socorro, pontuou o quão importante foi participar do Pioneiros.

“Além de ser reconhecida em terceiro lugar pelo projeto desenvolvido, é uma forma de poder colaborador com o meio ambiente. A ideia da nossa horta é de utilizar materiais recicláveis que normalmente seriam jogados fora ou até mesmo descartados de forma incorreta, dentro da horta será possível ainda instalar um biodigestor feito com recicláveis, utilizando galões, mangueiras e uma torneira a fim de auxiliar na geração de adubo e, é possível ainda aplicar um coletor de água de chuva que irá filtrar toda água que cai pela calha para ser utilizada na horta. Tudo de forma bem sustentável e reaproveitando ao máximo os recicláveis”, pontuou Jessica Teodoro de 16 anos

Os vencedores foram revelados em um evento realizado virtualmente– o 1º lugar ficou com o projeto ‘’Boa encanação para todos”, dos jovens de Timon (MA), Fernanda Colaço e Djavan Santos; e o 2º lugar foi para o projeto “Reaproveitar & Transformar”, dos estudantes Alessandro Lima e Evellyn de Carvalho, de Campo Grande (MS).

Para mais informações das ações e projetos desenvolvidos pela Águas de Vera, acesse www.aguasdevera.com.br

DA ASSESSORIA

Sorriso: Equipes realizam retirada de enxame de abelhas da área urbana

0

Um novo lar. É isso que uma grande família de abelhas acabou de ganhar. Elas foram retiradas na última segunda-feira (07) da área urbana do Residencial Mont Serrat e levadas para a propriedade do apicultor Leonides da Rosa, o Nego, onde terão muito pólen à disposição para a produção daquele mel purinho e de boa qualidade que a gente já conhece.

E a ação para resgatar essa grande família e proporcionar uma mudança segura contou com várias mãos. Foi preciso a equipe do VitaMel da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), os homens da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) e do Corpo de Bombeiros. Tudo para garantir que ninguém fosse perdido no caminho e também para evitar ataques das abelhinhas de ferrão à circunvizinhança. Já no novo lar, as polinizadoras seguem uma nova rotina, agora em segurança.

Niki Nelson Antonietti, integrante do VitaMel, explica que essa foi uma ação preventiva. Antonietti acrescenta que não é seguro que a população faça o resgate desses enxames. “Ao se deparar com uma situação dessas é só solicitar a retirada pelos telefones 3545-8353 ou 193. Todas as colmeias são recondicionadas em local seguro e que garante a sobrevivência e produção do mel em parceria com apicultores locais”, explica.

Segundo Antonietti, semanalmente chegam a ser removidas e recondicionadas até cinco colmeias. Isso porque na terra da soja nenhuma abelha é deixada para trás!

DA ASSESSORIA

Sorriso: Serviço de coleta de resíduos segue para o Setor 3

0

Moradores já podem organizar e colocar nas calçadas os materiais a serem descartados

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), fará, do dia 14 ao dia 18 de fevereiro, a coleta de resíduos sólidos no Setor 3 de Sorriso.

Integram este setor os bairros: Recanto dos Pássaros, Parque das Araras, Vila Rica, Florais da Mata, Jardim dos Imigrantes, Copenhagem, Mont Serrat, Jardim dos Ipês (1.ª, 2.ª e 3.ª etapas), Green Park, Terra Ville, Europark, Santa Bárbara, Recanto Seguro, São Conrado, Gold Park, Reserva Jardim e Monte Sinai.

O cronograma obedece ao Calendário de Coleta de Resíduos, em que a cidade foi dividida em oito setores que recebem este serviço de em um intervalo médio de 60 dias. Acompanhe o calendário da coleta de resíduos: https://site.sorriso.mt.gov.br/pages/calendario-de-coleta-2022

O que é coletado?

Móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; e resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).

Como embalar estes resíduos?                                                             

Eles devem colocados em sacos de até 60 kg e disponibilizados nas calçadas uma semana antes do período de coleta.

O que não é coletado?

Galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG – antigo Lixão). Restos de construção civil e resíduos industriais também não são coletados em casa e devem ter como o destino o DMEG, que funciona de segunda a sábado, das 6h às 18h.

Dúvidas, sugestões, críticas ou elogios sobre este ou outro serviço ofertado pela Prefeitura? Só ligar no 150, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

DA ASSESSORIA