Hoje, mais de 39,7 mil pessoas estão com o esquema vacinal
incompleto no Município
Um apelo para que os idosos façam a dose de reforço (3ª
dose) e completem o esquema vacinal contra a covid-19. É o que a Secretaria de
Saúde realiza neste momento. O gestor da pasta, Luís Fábio Marchioro, pontua
que o pedido está sendo realizado há bastante tempo. Contudo, com a necessidade
de intubação de duas senhoras neste fim de semana (83 e 76 anos), ambas sem
nenhuma dose da vacina, o alerta acendeu mais uma vez. “Infelizmente ainda
encontramos idosos sem a imunização; não estamos aqui para julgar motivos; mas,
sim para alertar: a vacina é uma grande aliada no combate à covid-19”.
Luís Fábio conta que no último domingo (13) foi procurado
por familiares de uma paciente que necessitava de UTI, pois estava com 80% do
pulmão comprometido. Uma senhora com cerca de 65 anos e que também precisou ser
intubada. No caso dela, a segunda dose foi aplicada em junho. “Já se passaram
oito meses; essa senhora devia ter recebido a dose de reforço recomendada pelo
Ministério da Saúde ainda em outubro. O próprio MS destaca que com o tempo a
proteção caí e a dose de reforço se faz muito necessária nesse sentido”,
explica. O secretário aproveita para adiantar que não há falta de leitos para
UTI covid nesse momento.
Uma análise simples do boletim diário demonstra a eficácia
do imunizante. Ontem (14) eram 1.724 pessoas positivas e 11 internadas, o que
equivale a apenas 0,63% dos casos ativos. No dia 15 de fevereiro do ano
passado, eram 690 casos ativos para 30 internados, ou seja, 4,37%. Ainda,
conforme o boletim diário eram 1.034 casos a mais com 19 pessoas a menos
internadas. “Esses dados são o reflexo
direto da imunização”, acredita o secretário. O pico de internações foi em 7 de
agosto de 2021, quando foram 54 internados e 705 casos ativos – nessa data a
maior parte da população ainda não havia recebido a primeira dose.
De acordo com o relatório da Secretaria de Saúde do
Município, mais de 39.736 pessoas estão com o esquema vacinal incompleto. Desse
total, 14.962 tomaram a primeira dose, mas não retornaram para receber a segunda.
E as outras 24.774 não procuraram pela dose de reforço.
Entre os 11 internados desta segunda-feira, seis pessoas
estavam em UTIs, duas delas sem nenhuma dose da vacina e quatro com o esquema
vacinal incompleto. São mais cinco pessoas em enfermarias, quatro com esquema
incompleto e apenas uma com esquema completo de imunização. “Dos 11 internados,
apenas uma pessoa está com o esquema completo; 8 não voltaram para a dose de
reforço e duas não receberam nenhuma dose, o que nos deixa ainda mais preocupados”,
frisa Luís Fábio.
O secretário detalha que entre os internados estão idosos
que deveriam ter recebido a dose de reforço ainda em outubro. “Estão há quatro
meses atrasados; mas a pandemia não tem hora para ir embora: continua presente
e com muita capacidade para novas variantes”, diz. “Então se você está com
alguma dose atrasada ou conhece um idoso que não recebeu o reforço, procure
hoje mesmo nossos pontos fixos no Centro de Eventos no Rota do Sol ou o PSF
Nova Integração, a Upinha da Zona Leste para a imunização”, completa.
De segunda a sexta-feira as equipes estão no Centro de Eventos no Rota do Sol e no PSF Nova Integração, a Upinha da Zona Leste para imunizações do público com 12 anos ou mais. Pela manhã o atendimento é das 7h30 às 10h30 e à tarde das 13h30 às 16h30. No sábado os locais atendem das 7h30 às 11 horas.
DA ASSESSORIA