Terça-feira,23 Junho 2026
prefeitura
BANNER 02
Início Blog Página 625

Governo de MT firma convênios com prefeituras para reforma e ampliação de escolas em Sorriso e Sinop

0
Imagem da Internet )Ilstrativa)

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) assina, nesta quarta e quinta-feira (16 e 17.02), ordens de serviço e convênios para obras de construção e ampliação de escolas da rede estadual nos municípios de Sorriso e Sinop. Os investimentos somam R$ 28,9 milhões.

A primeira assinatura será em Sorriso, nesta quarta-feira, às 10h, para emissão de ordens de serviço para obras de ampliação de salas e banheiros e construção de quadras e refeitório.

Entre as unidades beneficiadas estão as Escolas Estaduais José Domingos Fraga, 13 de Maio, Mário Spinelli e Arlete Maria Cappelari. A cerimônia será será realizada no Centro de Eventos de Sorriso.

Após a assinatura, haverá uma visita nas obras de construção de duas escolas estaduais, uma no Residencial Mário Raiter e outra no residencial Kayabi. Os investimentos do Governo de Mato Grosso nessas seis obras em Sorriso são de R$ 14 milhões.

Na quinta-feira (17.02), haverá a assinatura de convênios com a Prefeitura de Sinop, na ordem de R$ 14,9 milhões, para a construção de duas escolas estaduais nos bairros Nico Baracat e Terra Rica. O evento será realizado às 14h30, na Secretaria Municipal de Educação.

Assessoria | Seduc-MT

Flamengo e Atlético disputam Supercopa do Brasil na Arena Pantanal neste domingo (20)

0

A Arena Pantanal será palco da Supercopa do Brasil neste domingo (20.02). Marcada para 15h (horário de Cuiabá), a partida entre Flamengo e Atlético (MG), atuais campeões da Copa do Brasil e Brasileirão 2021, respectivamente, contará com 80% da capacidade de público do estádio, de acordo com decreto municipal. 

Até o momento, a Confederação Brasileira de Futebol não divulgou o início da venda dos ingressos para a decisão. A capacidade da Arena Pantanal é de aproximadamente 42 mil torcedores. Com o decreto, devem ser liberados 33 mil entradas, aproximadamente. 

“A CBF, antes de disponibilizar os ingressos, precisava saber a capacidade estipulada. Como o decreto foi publicado nesta segunda-feira (14.02, às 18h), a informação de venda de ingressos deve ser publicada logo em breve. Mas reforço que venda de ingressos não é responsabilidade da Secel, nós vamos apenas abrigar o evento, toda a estrutura e logística é da Confederação Brasileira de Futebol”, explica Jefferson Neves, secretário Adjunto de Esporte da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.

Conforme o decreto, fica estipulado que para acessar e permanecer na Arena Pantanal o público precisará apresentar comprovante de imunização contra a Covid-19, com pelo menos a segunda dose ou dose única.

Protásio de Morais | Secom-MT

Relação de inscritos e locais de provas do concurso da Segurança estão liberados

0
Foto por: Ascom/Sesp

Os candidatos inscritos nos sete editais do concurso da Segurança Pública já podem consultar no site da UFMT a relação e os locais de prova. A prova objetiva para todos os cargos da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e da Politec será realizada no próximo domingo (20.02).

Algumas retificações nos editais incluíram mais algumas cidades para a realização das provas. Sendo assim, sete municípios mato-grossenses e um de Goiás terão a aplicação das provas, sendo eles: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Cáceres, Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças (GO).

No caso das provas para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, dois horários foram estabelecidos. Para oficiais das duas instituições, a prova será realizada no período matutino com fechamento dos portões previsto para às 8h. Já para soldados, o fechamento do portão será realizado às 15h.

Para os cargos da Polícia Civil e da Politec, a prova será aplicada no período matutino, também com fechamento do portão às 8h. A UFMT orienta que os candidatos cheguem aos locais de prova com antecedência mínima de uma hora, levando caneta esferográfica de tinta azul ou preta não porosa, em material transparente, além de documento oficial de identidade, contendo fotografia e assinatura.

A duração da prova é de 4h30, já incluindo o tempo destinado ao preenchimento do Cartão de Respostas e da Folha de Redação.

Medidas de biossegurança

A UFMT também adotou algumas medidas de biossegurança para prevenção da Covid-19. Entre elas, a redução no número de candidatos dentro das salas para promover o distanciamento seguro e a ventilação natural, com portas e janelas abertas. Todos os participantes passarão por aferição de temperatura e não é permitida a participação de candidatos sem máscara.

A universidade também informou que a limpeza das salas será feita com produtos específicos de desinfecção antes e após a realização da prova e que será disponibilizado aos participantes álcool em gel 70%. Para evitar uma possível contaminação, os bebedouros não poderão ser utilizados, por isso é necessário que cada candidato leve sua própria água para consumo em embalagem transparente.

Mais informações: www.ufmt.br/concursos ou pelo email concursos@ufmt.br.

Julia Oviedo | Sesp-MT

Empaer orienta produtor de leite aproveitar período de chuva no plantio do capiaçu

0
Valdemir pretende aumentar a área de plantio para não correr risco durante a estiagem - Foto por: Empaer

O produtor de leite de Lambari D´Oeste (a 339 km de Cuiabá), Valdemir Merlin Jovano, encerra nesta semana o plantio das mudas de capiaçu que recebeu da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) em parceria com o Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal. As mudas foram produzidas nos viveiros de Cáceres e São José dos Quatro Marcos para atender produtores de 14 municípios da região.

Valdemir assim como outros agricultores, quer aproveitar o período de chuva para garantir um maior rendimento da silagem sem impactar na qualidade do leite. “O ano passado tive muita dificuldade no período da seca que foi prolongada. Tenho 35 vacas que precisam estar bem alimentadas e dispostas, caso contrário, à produção cai e compromete o trabalho do ano todo”.

De acordo com o produtor, com a orientação da equipe da Empaer, o capiaçu surgiu como uma opção resistente, de maior rendimento e que permite a produção de leite a custos menores, aumentando a sua margem de lucro. “Tenho um hectare de área plantada e pretendo aumentar um pouco mais, além de investir e novas criações”.

O técnico da Empaer, Tarcísio Wunsch Júnior, explica que há três meses a equipe já vem realizando a entrega das mudas aos  produtores da região que estão concluindo o plantio. Ele frisa que o produtor Valdemir precisou conscientizar-se estar gerindo um negócio, sendo estimulado da necessidade de investir para buscar lucro e, com isso, aumentar sua renda.

De acordo com Tarcísio, o produtor precisou entender a vantagem de ter uma capineira para fazer silagem, depois de três anos lutando com a seca prolongada e ver suas vacas produzindo pouco. “Na região, o exemplo do senhor Valdemir é o mesmo de muitos e estamos conseguindo mudar a realidade de todos que começaram a investir e acreditar na assistência técnica”.

O acompanhamento consiste na análise do solo, caso haja necessidade de reposição de calcário ou adubo. Logo em seguida, o preparo com os sulcos. “Foram três anos de vacas magras. A procura pelo capiaçu e pela assistência da Empaer nesse período aumentou consideravelmente. Estamos conseguindo acompanhar alguns produtores que acreditam na implantação de tecnologias que já foram testadas e validadas”, conclui.

Damiani indica atendimento 24h na Farmácia Cidadã da Zona Leste

0

O presidente da Câmara, vereador Leandro Damiani (PSDB), indicou ao Executivo que a Farmácia Cidadã I São Domingos, localizada no bairro Industrial, permaneça aberta 24 horas para atender aos usuários da rede pública de saúde que moram na Zona Leste de Sorriso.

“A Zona Leste do município é desprovida de uma unidade da farmácia cidadã municipal 24 horas e os usuários que são atendidos na “Upinha” no período noturno, mesmo com a prescrição de medicamentos, têm que aguardar até o dia seguinte para retirar a medicação junto à farmácia cidadã da região, o que atrasa o processo de recuperação”, argumenta o parlamentar.

Atualmente a Farmácia Cidadã I São Domingos está localizada na Rua Panambi, no Bairro Industrial, anexo ao Posto Nordeste, e atende a população de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 11h, e das 13h às 17h. “A farmácia com atendimento 24 horas facilitará o acesso aos medicamentos, favorecendo os cidadãos da Zona Leste, que não precisarão se deslocar, no período noturno, até a Farmácia Cidadã Central para retirar seu medicamento”, destaca Damiani.

A Indicação n° 041/22 foi lida durante a 2ª Sessão Ordinária (14) e será encaminhada ao prefeito Ari Lafin e à Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Secretaria faz alerta para idosos buscarem a dose de reforço contra a covid-19

0

Hoje, mais de 39,7 mil pessoas estão com o esquema vacinal incompleto no Município

Um apelo para que os idosos façam a dose de reforço (3ª dose) e completem o esquema vacinal contra a covid-19. É o que a Secretaria de Saúde realiza neste momento. O gestor da pasta, Luís Fábio Marchioro, pontua que o pedido está sendo realizado há bastante tempo. Contudo, com a necessidade de intubação de duas senhoras neste fim de semana (83 e 76 anos), ambas sem nenhuma dose da vacina, o alerta acendeu mais uma vez. “Infelizmente ainda encontramos idosos sem a imunização; não estamos aqui para julgar motivos; mas, sim para alertar: a vacina é uma grande aliada no combate à covid-19”.

Luís Fábio conta que no último domingo (13) foi procurado por familiares de uma paciente que necessitava de UTI, pois estava com 80% do pulmão comprometido. Uma senhora com cerca de 65 anos e que também precisou ser intubada. No caso dela, a segunda dose foi aplicada em junho. “Já se passaram oito meses; essa senhora devia ter recebido a dose de reforço recomendada pelo Ministério da Saúde ainda em outubro. O próprio MS destaca que com o tempo a proteção caí e a dose de reforço se faz muito necessária nesse sentido”, explica. O secretário aproveita para adiantar que não há falta de leitos para UTI covid nesse momento.

Uma análise simples do boletim diário demonstra a eficácia do imunizante. Ontem (14) eram 1.724 pessoas positivas e 11 internadas, o que equivale a apenas 0,63% dos casos ativos. No dia 15 de fevereiro do ano passado, eram 690 casos ativos para 30 internados, ou seja, 4,37%. Ainda, conforme o boletim diário eram 1.034 casos a mais com 19 pessoas a menos internadas.  “Esses dados são o reflexo direto da imunização”, acredita o secretário. O pico de internações foi em 7 de agosto de 2021, quando foram 54 internados e 705 casos ativos – nessa data a maior parte da população ainda não havia recebido a primeira dose.

De acordo com o relatório da Secretaria de Saúde do Município, mais de 39.736 pessoas estão com o esquema vacinal incompleto. Desse total, 14.962 tomaram a primeira dose, mas não retornaram para receber a segunda. E as outras 24.774 não procuraram pela dose de reforço.

Entre os 11 internados desta segunda-feira, seis pessoas estavam em UTIs, duas delas sem nenhuma dose da vacina e quatro com o esquema vacinal incompleto. São mais cinco pessoas em enfermarias, quatro com esquema incompleto e apenas uma com esquema completo de imunização. “Dos 11 internados, apenas uma pessoa está com o esquema completo; 8 não voltaram para a dose de reforço e duas não receberam nenhuma dose, o que nos deixa ainda mais preocupados”, frisa Luís Fábio.

O secretário detalha que entre os internados estão idosos que deveriam ter recebido a dose de reforço ainda em outubro. “Estão há quatro meses atrasados; mas a pandemia não tem hora para ir embora: continua presente e com muita capacidade para novas variantes”, diz. “Então se você está com alguma dose atrasada ou conhece um idoso que não recebeu o reforço, procure hoje mesmo nossos pontos fixos no Centro de Eventos no Rota do Sol ou o PSF Nova Integração, a Upinha da Zona Leste para a imunização”, completa.

De segunda a sexta-feira as equipes estão no Centro de Eventos no Rota do Sol e no PSF Nova Integração, a Upinha da Zona Leste para imunizações do público com 12 anos ou mais. Pela manhã o atendimento é das 7h30 às 10h30 e à tarde das 13h30 às 16h30. No sábado os locais atendem das 7h30 às 11 horas.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Dupla assalta loja de celulares

0

Na tarde desta segunda-feira(14), ocoreeu um assalto a uma loja de celulares, na avenida Natalino Brescansin, no centro da cidade de Sorriso.

Na ação dois indivíduos armados adentraram a loja e renderam uma funcionária, levando vários celulares e uma quantia de cerca de R$ 600 em espécie.

Foto divulgação


https://mtnoticias.com/sorriso-dupla-assalta-loja-de…/

Sema-MT prorroga prazo para inclusão de processos no Siga Hídrico

0

O prazo final para interessados e responsáveis técnicos inserirem os projetos de outorga de uso da água superficial no Sistema Integrado de Gestão Ambiental e Recursos Hídricos (Siga Hídrico) foi prorrogado para até o dia 15 de março.

A medida é necessária para os processos que estão na lista publicada no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). Estes processos são aqueles que ainda não tiveram a sua análise concluída antes da implantação do novo sistema Siga Hídrico.

Quem perder o prazo não terá o direito de anterioridade legal decorrente do protocolo físico do requerimento de outorga superficial. Após o prazo estipulado pela Instrução Normativa nº 1, de 10 de fevereiro de 2021, os processos serão considerados novos requerimentos.

Duas listas dos processos que estão aptos para a inserção estão publicadas no site da instituição (www.sema.mt.gov.br), no atalho “Siga Hídrico”. No total, 540 interessados e responsáveis técnicos se enquadram na necessidade de cadastrar os projetos e manter o direito da anterioridade.

Aproveitamento de taxa

Os processos em andamento no órgão ambiental que já tiveram suas taxas pagas devem solicitar o aproveitamento da taxa. Para isso, é necessário enviar um e-mail para arrecadacao@sema.mt.gov.br identificando o processo e com cópia do comprovante de pagamento do boleto da taxa. 

Lorena Bruschi | Sema-MT

Mato Grosso reduz em 22% alertas de desmatamento nos últimos 6 meses

0
Lorena Bruschi | Sema-MT

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/DETER) aponta uma redução de 22% nos alertas de desmatamento em Mato Grosso no último semestre, entre agosto de 2021 e janeiro de 2022. A comparação é feita com o mesmo período do ano anterior, com base nos dados preliminares de imagens de satélite. 

Já em comparação com o período apuratório de agosto de 2019 a janeiro de 2020, a redução é de 47%. Se for mantida esta tendência, aliada aos investimentos e esforços de combate aos crimes ambientais, esta será uma das maiores reduções do Estado, avalia o secretário Executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Alex Marega.

Os alertas de desmatamento dos últimos seis meses somam 517 km², e no mesmo período do ano anterior, 669km². O mês de janeiro fechou com alertas de mudança de vegetação de 146,52 km², de acordo com o dado do DETER, disponível na Plataforma TerraBrasilis. 

“No mês de dezembro, o desmatamento esteve muito abaixo da média histórica, na ordem de 10 km². Identificamos que como no período de chuvas há muitas nuvens, isso atrapalha a detecção do desmatamento por imagens de satélite, por isso, o desmatamento de dezembro e de outros meses podem ser demonstrados nos dados de janeiro”, esclarece o gestor sobre o aumento nos dados de desmatamento de janeiro deste ano.

A presença de nuvens como um fator que altera a detecção do desmatamento está descrita no manual de metodologia dos projetos de monitoramento do INPE, disponível no site da instituição

“Os dados do DETER podem incluir processos de desmatamento ocorridos em períodos anteriores ao do mês de mapeamento, cuja detecção não tenha sido possível, por limitações de cobertura de nuvens ou disponibilidade de imagens. Por essa razão, é preciso distinguir entre o tempo de ocorrência e a oportunidade de detecção, que é dependente do regime de nuvens”, diz o documento.

O DETER é um levantamento rápido de alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia feito pelo INPE. Foi desenvolvido como um sistema de alerta para dar suporte à fiscalização e ao controle de desmatamento e da degradação florestal realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e demais órgãos.

SES descarta suposto caso de reação neurológica grave após vacina da Covid-19

0

Ana Lazarini | SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) emitiu uma manifestação técnica que descarta um caso suspeito de reação neurológica grave após vacinação contra a Covid-19. O documento reforça que não há evidências para estabelecer, no caso analisado, uma relação causal entre o quadro de mielite transversa aguda e a vacina.

Um segundo caso está em investigação e, assim que o parecer for concluído, a SES divulgará o resultado. A informação de que havia sido confirmada a existência de “dois casos oficialmente notificados de reação neurológica grave pós vacinação de Covid-19” foi divulgada equivocadamente na última semana e viralizou por meio de um vídeo.  

Em contrapartida, a manifestação técnica enfatiza que as infecções causadas por microrganismos como Enterovírus, vírus do Nilo Ocidental, vírus do Herpes, HIV, vírus da leucemia de células T humanas tipo 1 (HTLV- 1), vírus Zika, neuroborreliose (Lyme), Mycoplasma, Treponema pallidum e coronavírus podem levar a complicações que resultam no desenvolvimento da mielite transversa aguda.

Isto é, evidências médicas apontam que o risco pelo contato com o vírus é substancialmente maior do que aquele causado por diferentes tipos de vacinas.

Nas últimas décadas, foram descritos raros casos de doenças do sistema nervoso em todo o mundo, relacionados às vacinas como: influenza (21 casos), vírus do papiloma humano-HPV (9 casos), hepatite A ou B (8 casos), raiva (5 casos), sarampo (5 casos), rubéola (5 casos), febre amarela (3 casos), antraz (2 casos), meningococo (2 casos) e tétano (2 casos).

Neste mesmo contexto, outro estudo – realizado entre os anos de 2007 e 2012 – encontrou apenas 7 casos de mielite transversa entre 64 milhões de doses de vacina. As taxas relativamente baixas indicam a raridade deste tipo de evento.

A manifestação técnica concluiu que os benefícios das vacinas superam os raros riscos neurológicos causados pelos diversos tipos de vacina disponíveis.

Confira a íntegra na manifestação técnica.