Terça-feira,23 Junho 2026
prefeitura
BANNER 02
Início Blog Página 624

Sorriso: Prefeitura monitora situação do Município por conta da chuva

0

Equipes estão atentas na cidade e no interior

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, convocou uma reunião de emergência para avaliar a situação do Município frente à intensa chuva que atinge o Município. Desde a madrugada de hoje (17 de fevereiro), equipes da Prefeitura percorrem os quatro cantos de Sorriso.  De acordo com os dados disponibilizados pela estação meteorológica instalada no campus de Sorriso do IFMT, localizado no Bairro Santa Clara, da meia noite até às 7h da manhã, foram registrados 59,2 mm chuva.

No acumulado do mês, já foram registrados 281,2mm e o alerta do Climatempo é que outros 22 mm devam ser registrados durante o dia de hoje. Só para se ter uma ideia, de acordo com dados do Climatempo, a  média de chuvas  em Sorriso no mês de fevereiro é de 227 mm. “Estamos rodando a cidade desde as 4h da madrugada, para avaliar todos os pontos e promover ações imediatas para desobstruir galerias que possam estar entupidas”, destaca o secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Milton Geller.

O gestor lembra que estão sendo feitas intervenções para melhorar a drenagem em vários locais, como na região dos bairros São José e São Domingos, mas que em vários pontos será preciso refazer antigas galerias, que já se mostram insuficientes diante do crescimento acelerado de Sorriso.  No entanto, o pedido é sempre o mesmo: “não jogar lixo nas bocas de lobo, e isso vale para as folhas das árvores, que muitas vezes são varridas para dentro destes locais que são única e exclusivamente escoadouros para água das chuvas”, reitera.

Pontos de Alagamento

Em vários pontos foram registrados alagamentos, como nas avenidas Blumenau, Tancredo Neves, Perimetral Sudeste e Perimetral Sudoeste, entre outros. Na Blumenau, no trecho próximo ao Parque Municipal Rota do Sol Adelino José João Valdameri, foi necessário interditar a via no sentido Rota do Sol/Centro. Na Rua Mamoré, no Bairro Vila Bela, a força da água acabou gerando estragos mais severos e atingindo residências. “Estamos somando esforços para resolver esta situação e contribuir no que for possível para ajudar as famílias atingidas”, destaca o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura.

O coordenador de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Alberto dos Santos, lembra que os alagamentos são pontuais e tendem a ceder em poucos minutos assim que a chuva dá uma trégua. “Vale a orientação para que pedestres e condutores ajam com prudência e evitem atravessar trechos que estejam nesta situação”, reforça, lembrando que a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199.

Estradas Vicinais

De acordo com a Secretaria de Transportes (Semtra), até o momento não foram registrados problemas que inviabilizem o tráfego nos quase 2 mil quilômetros de estradas vicinais do Município. “Estamos atentos e monitorando a situação, lembrando que o tempo firme é indispensável para que possamos colocar as máquinas nas estradas”, informa o adjunto da pasta, Emerson Farias.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Acidente envolve 4 veiculos na BR-163

0

O acidente ocorreu na BR-163 no perímetro urbano de Sorriso,  nas  proximidades do Motel, na  saída  de Sorriso para Lucas do Rio Verde.

Segundo informações relatada são de que  um carro seguia sentido Lucas do Rio Verde/Sorriso e aquaplanou devido a água na pista, e uma carreta que  seguia atrás, para  evitar  uma  colisão com o veículo colidiu no canteiro central. Outros  dois  veículos que seguiam no mesmo  sentido também se chocaram ao tentar desviar do primeiroacidente.  Essa versão ainda deve ser apurada pelas autoridades.

As  equipes  da Rota do Oeste  e  Bombeiros  foram  ao local e  socorreram uma pessoa, sendo esta i encaminhada ao  hospital.

A  pista  ficou  interdita por um periodo para  a remoção dos  veículos  e  dos produtos na via.

Fotos: Heverton Luiz e TV Cidade Verde

Operação contra crimes fazendários mira empresas fictícias em MT

0
Raquel Teixeira | Polícia Civil-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Crimes Fazendários (Defaz), deflagrou na manhã desta quarta-feira (16.02), a Operação “Pirâmide de Morfeu” para cumprimento de 17 ordens judiciais de busca e apreensão domiciliar contra alvos investigados por crimes contra a ordem tributária e economia popular, falsidade ideológica e organização criminosa.

Os mandados incluem ainda o sequestro de bens e valores pertencentes ao grupo criminoso, o bloqueio de várias contas correntes e de três veículos.

As ordens judiciais foram expedidas pelo juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, baseadas em investigações promovidas pela Delegacia Fazendária Unidade de Inteligência Fiscal e Monitoramento da Secretaria de Estado de Fazenda e 14ª Promotoria de Justiça Criminal da Capital.

A operação é realizada em Primavera do Leste e conta com o apoio operacional das unidades da Delegacia Regional do município.

Grupo fictício

Os fatos apurados envolvem a criação de um grupo financeiro fictício com a atuação na cidade de Primavera do Leste, onde foram constituídas várias empresas, aparentemente vultosas,  com atuação em diversos segmentos econômicos. Tais empresas exibiam propagandas e vídeos comerciais bem produzidos, prometendo às vítimas enormes ganhos a partir de investimentos no agronegócio mato-grossense.

Contudo, as informações exibidas eram todas de fachada, sem qualquer lastro econômico, inclusive, com a apresentação de propriedades rurais que não pertencem à organização. Com isso, os investidores (vítimas) eram ludibriados com a promessa de retornos financeiros muito acima da média comercial, fraudando o fisco estadual e instituições bancárias por intermédio dos investigados J.P.C. D.S. e T.A.D.S.N..

Os dois são irmãos e já foram investigados por estelionato e respondem a diversos processos de execução. Um deles, T.A.D.S.N. foi preso em uma operação da Polícia Civil do Estado do Maranhão por estelionato e possui diversos boletins de ocorrências registrados pelo mesmo crime.

As empresas criadas pertencem ao fictício grupo econômico Agro Bom Sucesso,  Grupo SBS e Confraria Agrícola. A investigação apurou que, até o momento, há diversas vítimas da organização criminosa que investiram valores de R$ 50 mil e R$ 250 mil e outras aplicaram valores acima dessas quantias e estão com dificuldades para receberem  o valor do investimento e dos altos do lucros prometidos.

Modo de agir

Para atrair o investidor, a organização tem como modus operandi mostrar uma estrutura atraente. Os primeiros investimentos de valores menores são pagos corretamente, criando nas vítimas a ilusão de um investimento seguro, mas que, no entanto, após um período começam a ter dificuldades para receber o que foi aplicado.

Durantes as investigações, os órgãos estaduais não localizaram qualquer registro formal do suposto “Grupo SBS”, como também nenhuma holding que agregasse as empresas do fictício grupo.

De acordo com a Sefaz, a empresa Agro Bom Sucesso Corretora de Cereais Ltda. iniciou suas atividades, supostamente, em 2018, no estado do Maranhão e, posteriormente, foi transferida para Mato Grosso em 28/10/2019. E, até 22 de março do ano passado, recolheu apenas R$ R$ 149.948,74 aos cofres públicos e declarou ao órgão fazendário estadual a realização de operações comerciais que somam mais de R$ 9 milhões de reais. Porém, os valores relativos à sonegação do fisco são estimados em R$ 1,6 milhão.

Operação

O nome da operação foi inspirado pelos altos ganhos prometidos, típicos dos esquemas de pirâmide, que acabam sendo um sonho irrealizável. Além da menção a Morfeu, que representa a personificação dos sonhos na mitologia grega.

Governo promove encontro técnico com produtores de pitaya em Tangará da Serra

0
Foto: Empaer

O Governo de Mato Grosso, por meio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), promove no dia 04 de março o ‘Encontro Técnico da Pitaya’, com objetivo de aproveitar a colheita, incentivar a produção e a comercialização, com qualidade e resultados lucrativos na cadeia produtiva ofertada pela cultura. O evento será no Campo Experimental, em Tangará da Serra (a 239 km de Cuiabá), com 180 plantas de sete materiais genéticos, sendo cinco da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e duas dos estados de São Paulo e Pará.

Programada para ocorrer no período da manhã, das 7h30 às 10h, os produtores e interessados terão a oportunidade de participar de  palestras sobre o sistema produtivo da cultura e serão abordados diversos assuntos como preparo de solo, sementes e mudas, espaçamento de plantio, coveamento e adubação, irrigação, plantio e sistema de sustentação, adubação de cobertura, tratos culturais, colheita, custos de produção e comercialização. Na ocasião, será apresentado ainda alternativas de processamento da fruta em geleias, sorvetes e iogurtes como mais uma opção de fonte de renda.

O supervisor do Campo Experimental, Welington Procópio, destaca que muitos agricultores familiares estão investindo na pitaya como alternativa de renda, por isso, é importante que aproveitem a oportunidade. “Cidades como Nova Mutum, Tangará da Serra, Guaratã do Norte, Chapada dos Guimarães, Lambari D´Oeste, Campo Verde, Nova Ubiratã, Juína, Arenápolis e Juara – vêm se destacando e buscando conhecimento. São todos bem-vindos ao encontro”.  

Segundo Welington, no Campo Experimental estão plantadas pitayas BRS: Luz do Cerrado, Lua do Cerrado, Mini Pitaya do Cerrado, Granada e Amba, além da Roxa do Pará e a Chinesa Vermelha.  “O público é desde o produtor que tem 10 plantas até o que está ampliando sua área para um ou mais hectare. Oportunidade para agricultores e técnicos – sobre implantação e cultivo, manejo integrado de pragas e doenças”.

Pitaya no Estado

Com o inicio da colheita, uma planta pode produzir de 20 a 70 quilos de pitaya e pode chegar a sete floradas por safra. Hoje a fruta no mercado está sendo vendida entre R$ 15 e R$ 30 o quilo. O alto valor pago pelo quilo da fruta, que pode variar dependendo da época do ano e da demanda, também constitui um grande atrativo para o plantio dessa frutífera. Numa safra que leva em média sete meses, a planta pode apresentar neste período frutos maduros, em desenvolvimento e no início da floração.

As espécies mais conhecidas e comercializadas, especialmente pela qualidade dos seus frutos, são a pitaya-branca (rosa por fora e branca por dentro), a pitaya-amarela (amarela por fora e de polpa branca) e a pitaya-vermelha (avermelhada por fora e por dentro).

A pitaya pertence à família Cactaceae, sendo conhecida como “Fruta-do-Dragão” ou “Escamosa”. É nativa de regiões da América do Sul,  Central e México, mas também cultivada no Brasil e na China. É uma planta perene, trepadeira com características básicas com dias longos e florescimento a noite. Rica em nutrientes como as vitaminas C, B1, B2 e B3 e minerais como ferro, cálcio e fósforo, a pitaya oferece excelente alternativa para a alimentação.

Excesso de velocidade foi a infração mais cometida em Mato Grosso em 2021

0
Foto por: Christiano Antonucci/Secom-MT

Segundo dados do setor de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), em 2021, transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, em até 20%, foi a infração mais cometida pelos condutores de Mato Grosso.

Foram mais de 274 mil autuações por essa infração de um total de 719.960 infrações registradas no Estado. O número representa um aumento de quase 30% em comparação a 2020, quando foram registrados 554.505 autos de infração em Mato Grosso.

Dirigir em alta velocidade diminui o tempo de reação do condutor caso precise frear o veículo em segurança, além de aumentar as chances de acidentes fatais. O excesso de velocidade é uma infração média com multa no valor de R$ 130,16 e 04 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A segunda infração mais cometida pelos condutores mato-grossenses foi dirigir sem usar o cinto de segurança. Foram 63.287 registros de autuações pela infração.

Também aparecem no ranking das 10 infrações mais cometidas: transitar com veículo em velocidade superior à máxima permitida para o local, entre 20% e 50%; avançar no sinal vermelho do semáforo; conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado; dirigir veículo sem possuir CNH; dirigir veículo usando calçado que não se firme aos pés ou que comprometa a utilização dos pedais; transitar com veículo em velocidade superior à máxima permitida para o local, em mais de 50%; dirigir veículo utilizando telefone celular e ultrapassar pela contramão na linha de divisão de fluxos opostos.

“Foi tudo muito rápido e, para mim, o mais desesperador foi a espera pelo socorro. Os minutos não passavam e eu estava sentindo muita dor no ombro e no braço esquerdo. Não conseguia me mexer. Fiquei um bom tempo traumatizada e com medo de dirigir”. O relato da jovem Mayara Calado, de 22 anos, reflete a realidade de muitas vítimas de acidentes de trânsito causados por excesso de velocidade.

Buscando reduzir essa estatística, o Detran-MT desenvolve diversas ações educativas durante todo o ano como forma de sensibilizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de realizar um trânsito mais seguro.

Além da parte educativa, o Detran-MT e as demais forças de Segurança Pública do Estado também estão nas ruas frequentemente, seja nas operações diárias de fiscalização ou nas ações integradas da Lei Seca, para garantir o cumprimento da norma visando reduzir os índices de irregularidades administrativas, civis e até criminais, que colocam em risco a vida de todos no trânsito.

Lidiana Cuiabano e Vitória Tumelero | Detran-MT

Sorriso: Chuva intensa eleva Lago do Rota do Sol ao limite (veja as fotos)

0

A chuva  forte  que cai nesta madrugada (17) em Sorriso,   elevou o nível do lago da avenida Blumenau, em Sorriso(Rota do Sol)  a   a iminência de transbordar. A defesa  civil esteve no local avaliando a situação,  e a pista da avenida  Blumenau foi interditada.

Fotos Alexandre Perassoli

Sorriso: Semec fala sobre suposta tentativa de sequestro de aluna em portão de escola

0

A secretária municipal de Educação e Cultura de Sorriso, Lúcia Drechsler falou à imprensa nesta manhã (16) sobre a denúncia de um pai de uma aluna da Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt de que a filha, de 9 anos, estudante do 5° ano, teria sido vítima de tentativa de sequestro no portão da unidade nesta terça-feira (15).

Segundo Lúcia, todas as unidades escolares têm monitores de portão, que não permitem que as crianças saiam com pessoas não autorizadas e que o fato deverá servir de alerta às escolas e aos pais. “Ontem, ocorreu um fato que ainda não está tão bem explicado, mas que nos dá um alerta de que precisamos redobrar os cuidados nas unidades e que os pais precisam orientar seus filhos em casa para não saírem da escola com pessoas desconhecidas. Ontem mesmo entramos em contato com o pai e hoje com a diretora e conversamos com o tenente-coronel Jorge Almeida, que vai investigar essa situação”, explicou.

De acordo com o relato do pai, o homem teria entrado na escola, mas conforme a diretora da unidade, Edena Cristina Broch, essa afirmação não é verdadeira. Segundo ela, a monitora responsável por cuidar da saída dos alunos teria perguntado a menina onde estava indo e a criança não respondeu e seguiu em direção ao homem. “Ele estava próximo a uma das saídas da escola e teria chamado a aluna que imediatamente foi ao seu encontro. Como a menina é do 5° ano, e já tem uma autonomia maior de reconhecer quem vem buscá-la, a monitora entendeu que a criança teria reconhecido a pessoa”, disse a diretora.

Ainda de acordo com Edena, a criança e o pai não retornaram ao portão da escola após o fato e que só ficou sabendo do acontecido mais tarde, quando recebeu ligação do pai.

Lúcia frisou também que a Secretaria de Educação e Cultura oferece treinamento dos monitores e mantém trabalho constante de orientação nas escolares. “Prezamos pela segurança dos alunos e essa situação nos serviu de alerta, pois em um universo de 16 mil alunos, é necessária muita atenção por parte dos monitores”.

Ela aproveitou para reforçar a importância dos pais não demorarem muito para buscar os filhos na escola. “Segundo me consta dessa criança, já era 17h30 quando alguém veio para buscá-la. Temos pessoas que cuidam, mas as crianças muitas vezes ficam ansiosas para irem para casa e acabam se enganando e saindo com pessoas não autorizadas”.

O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, também esteve na escola nesta manhã. “Estaremos intensificando as rondas às unidades escolares e o trabalho de orientação e prevenção”, disse Moura, reforçando o alerta para os pais sobre orientarem seus filhos a não saírem com pessoas estranhas.

DA ASSESSORIA

No senado, vereadores cobram implantação do Samu, novo ginásio e PSF para Sorriso

0

Cumprindo uma agenda em Brasília, os vereadores Iago Mella, Maurício Gomes e Diogo Kriguer, estiverem nesta manhã (15), com o senador Carlos Fávaro e o assessor de orçamento, Luciano Alves e protocolavam o pedido da implantação do Samu e um novo ginásio poliesportivo ao lado do Estádio Municipal Egídio José Preima.

Para o Samu, que é um pedido do vereadores Iago e Diogo, o senador já adiantou, em emendas, o valor de R$ 180 mil, agora a cobrança é para que seja destinado o montante de R$ 320 mil.

“Este recurso de R$ 180 mil já está na conta da secretaria de Saúde, agora, o pedido foi para o restante do valor para termos o Samu funcionando em Sorriso”, declararam os vereadores.

O pedido do PSF foi do vereador, Maurício Gomes, que deve ser construído no Bairro Colinas.

“Este é um pedido do ano passado e saímos contente, pois o senador garantiu a emenda de R$ 800 mil para este novo PSF”, frisou Maurício. 

DA ASSESSORIA

Atleta sorrisense integra liga de vôlei europeu

0

O sorrisense Olavo Veiga está integrando a liga masculina de vôlei de Kosovo. O jogador irá defender o KV Ferizaj, atual campeão da Copa do Kosovo de Vôlei Masculino, no restante da temporada 2021/2022.

Há poucos dias no país europeu, o atleta de 23 anos está vivendo sua primeira experiência internacional. O oposto/ponteiro foi indicado por um amigo que já jogou no Ferizaj e está acompanhado de mais dois brasileiros (o ponteiro Samuel Amorim e o levantador Yuri Sampaio). “A oportunidade de jogar no Kosovo surgiu através da indicação de um amigo que jogou no time. Recebi o convite para integrar a equipe e aceitei. Está sendo uma experiência única”, disse.

Natural de Bagé (RS), Olavo reside em Sorriso desde um ano de idade. Aos 14 anos, iniciou no vôlei no Centro de Educação Básica São José e jogou em Cuiabá, São Paulo e Uberlândia.  

O jogador relata como está sendo a sua adaptação à cultura, ao idioma e costumes no Leste Europeu. “A adaptação esta sendo tranqüila. O frio incomoda um pouco, mas o que complica é o idioma local, que é o Albanês e poucas pessoas da cidade falam inglês. Mas, o time foi muito receptivo, todos querem ajudar e são bem amigáveis. Minha expectativa aqui é fazer uma boa temporada e conseguir aparecer para outros times”, diz.

“É motivo de muito orgulho termos um atleta que começou aqui jogando fora do país, fazendo sucesso em sua modalidade e ficando conhecido internacionalmente”, diz o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.

Na estreia da liga, KV Ferizaj ganhou por 3 sets a 0 da equipe KV Skenderbeu.

O Kosovo é um país situado na península dos Bálcãs, na Europa. Foi província da Sérvia até fevereiro de 2008, quando se declarou independente. O país faz fronteira com a Sérvia, a Macedônia do Norte, a Albânia e com Montenegro.

Sorriso: Secretaria de Saúde confirma invasão do AME

0

A Secretaria de Saúde informa que infelizmente o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Ari Jaeger, foi vítima de um ato de vandalismo no início dessa manhã (16). Por volta das 5h30, assim que os primeiros servidores chegavam ao espaço, o ambulatório foi invadido pela guarita dos fundos.

A ação de vandalismo atingiu a sala de atendimento oftalmológico, equipada com equipamentos indispensáveis ao trabalho de oftalmologistas como biomicroscópio, retinógrafo, tonômetro, refrator, oftalmoscópio, dentre vários outros aparelhos imprescindíveis ao atendimento diário dos pacientes. Com a danificação da sala, neste momento, o atendimento de serviço oftalmológico sofrerá uma interrupção momentânea.

 O gestor da pasta, Luís Fábio Marchioro, frisa que esta é justamente a sala que abriga os equipamentos mais modernos e caros do Ambulatório. A avaliação inicial da equipe é de que o prejuízo ultrapasse os R$ 100 mil; uma apuração mais detalhada dos danos será feita ainda hoje.

Contudo, conforme adianta o gestor, a população não ficará desassistida, pois a Prefeitura buscará soluções para restabelecer a oferta do serviço de oftalmologia a todos os sorrisensens atendidos no AME. Neste momento, a equipe do AME já está em contato com os pacientes que tem consultas agendadas para relatar o que ocorreu. Luís Fábio frisa que todas as consultas realizadas no Ambulatório são por agendamento.

Assim que a invasão foi constatada, as Polícias Militar e Civil foram acionadas e as providências necessárias tomadas. Por fim, o invasor foi conduzido para atendimento clínico psiquiátrico pelo Corpo de Bombeiros.