Segunda-feira,22 Junho 2026
prefeitura
BANNER 02
Início Blog Página 619

Sorriso: Bombeiros e NIF são acionados para resgatar onça

0

Na tarde de ontem(24) a equipe do corpo de bombeiros de Sorriso, juntamente com o NIF, foram acionados para resgatar uma onça que estava em uma vala, em uma propriedade rural.

O animal silvestre foi capturado pelos profissionais e deverá passar por uma avaliação de um veterinário, e posteriomente sera solto novamente em seu habitat natural.

*Foto divulgação

Requerimento de Mauricio pede pintura da Escola Arlete Cappellari, em Sorriso

0

O vereador Mauricio Gomes (PSB) é o autor do Requerimento 18/22 que pede ao governo do Estado a pintura geral da Escola Estadual Arlete Maria Cappellari, localizada no Bairro Rota do Sol.

Conforme o parlamentar, o investimento é importante na oferta de um adequado ambiente escolar. “Desde o ano passado estamos cobrando essa melhoria no prédio, justifica.

Inaugurada em 2017, a escola estadual possui 18 salas de aula, além de salas para diretoria, secretaria, sala de informática e dos professores. A obra foi orçada em R$ 5,4 milhões e quadra poliesportiva coberta, com arquibancada e dois conjuntos de vestiários.

O nome da escola foi inspirado na professora Cappellari, a primeira professora do município de Sorriso, que até dava aula em própria residência para atender a demanda.

DA ASSESSORIA

CÂMARA DE SORRISO: NOTA DE ESCLARECIMENTO

0

Em virtude de mensagens inverídicas veiculadas em redes sociais e disseminadas via WhatsApp, a Câmara de Vereadores de Sorriso vem a público esclarecer que está tramitando nesta Casa o Projeto de Lei (PL) nº 11/2022, de autoria dos vereadores Iago Mella (Podemos) e Diogo Kriguer (PSDB), que dispõe sobre a proibição da exigência de apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19 no Município.

De acordo com a propositura, que será votada na Sessão Ordinária de amanhã (25), os autores são contrários ao ato de impor a apresentação de carteira de vacinação, comprovante de vacinação ou qualquer outro documento, através de meio físico ou digital que comprove a aplicação de vacina contra a Covid-19, como condição de acesso e frequência a bens, locais e serviços públicos e privados.

Sendo assim, o Projeto de Lei nº 11/2022, em seu Art. 1º, proíbe a exigência de comprovação de vacinação contra a Covid-19, para o exercício dos direitos constitucionais no município de Sorriso.

A 4ª Sessão Ordinária da Câmara de Sorriso será amanhã (25), a partir das 8h, no plenário Aureliano Pereira da Silva e será transmitida ao vivo pela página do facebook (@camaradevereadoresdesorriso) e pelo canal do Youtube no camarasorriso.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Estão abertas inscrições para seleção do Bolsa Atleta 2022

0

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), lançou edital para inscrição no processo de seleção para concessão do Bolsa Atleta 2022.

O chamamento público tem como objetivo selecionar estudantes-atletas do município, que no ano de 2021 competiram nos jogos realizados pelas federações estaduais e confederações nacionais, de cada modalidade esportiva, obtendo os resultados conforme estabelece a legislação.

De acordo com a Comissão Gestora, neste ano, o programa Atleta do Futuro disponibilizará 195 bolsas, divididas nas categorias Bolsa Nacional, Bolsa Estadual e Bolsa Talento.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 03 de março e devem ser feitas de forma on line. O solicitante deverá preencher um formulário disponibilizado no link https://forms.gle/VXcZcpyfabhSoyoQA. A publicação do resultado preliminar será no dia 11 de março e o solicitante não contemplado, ou qualquer cidadão tem até dia 13 de março para interpor recurso. A Semel divulgará o resultado final no dia 14 e, no dia 15 fará o agendamento escalonado com os contemplados para assinatura do termo de adesão ao programa.

O programa Atleta do Futuro é uma ação de política pública municipal, que utiliza o repasse de recursos financeiros em forma de ajuda de custo para a manutenção do esporte nas categorias de base. “O objetivo é auxiliar financeiramente os estudantes atletas para que permaneçam nos projetos de treinamentos do Departamento de Esporte de Rendimento das diversas modalidades esportivas”, explica o secretário da pasta, Júnior Brandão.

Para pleitear o recurso do bolsa atleta municipal, o estudante deverá atender aos seguintes requisitos: ter idade entre 12 e 18 anos; ser atleta do município de Sorriso; ter sido aprovado de ano no período escolar de 2021; estar regularmente matriculado e frequentando instituição de ensino em 2022; ser praticante de uma das modalidades ofertadas nos Jogos Escolares Brasileiro, Jogos Estudantis Mato-grossense, Campeonato Estadual da Federação ou Campeonato Brasileiro da Confederação da respectiva modalidade em que o bolsa atleta for pleiteado; e ter se classificado em competições no ano passado. Também é requisito obrigatório, em competição durante o ano de 2021, ter sido estudante/atleta membro das equipes das unidades escolares ou Associações/clubes esportivos municipais e ter conquistado as seguintes classificações:

Categoria Bolsa Nacional:

– Nas modalidades individuais ter ficado no ano anterior entre os quatro primeiros colocados dos Jogos Escolares da Juventude – 1ª e 2ª Divisão ou do Campeonato Nacional da respectiva Confederação Nacional;

– Nas modalidades coletivas ter sido, no ano anterior, convocado para a Seleção Brasileira da sua categoria, ou ter ficado no ano anterior entre os quatro primeiros colocados dos Jogos Escolares da Juventude Fase Nacional ou do Campeonato Brasileiro da respectiva confederação nacional.

Categoria Bolas Estadual:

– Nas modalidades individuais ter ficado, no ano anterior, em 1° ou 2° lugar dos Jogos Escolares Mato-grossenses fase estadual;

– Nas modalidades coletivas ter ficado no ano anterior em 1° ou 2° lugar dos Jogos Escolares Mato-grossenses fase estadual ou nos Jogos Estudantis Mato-grossenses.

Categoria Bolsa Talento:

– Tanto nas modalidades individuais ou coletivas ter ficado entre os dois primeiros lugares no Campeonato Estadual da respectiva federação ou dos Jogos Estudantis Mato-grossenses fase regional ou Jogos Escolares Mato-grossenses fase regional.

Mais informações na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, pelo telefone 3545-4703.

DA ASSESSORIA

Vereador pede implantação de novas escolas municipais em Sorriso

0

Não há unidades educacionais nessas regiões, o que faz com que os pais precisem se deslocar para outros bairros para levarem seus filhos para estudar

Visando o bem-estar e a qualidade de vida dos sorrisenses, o vereador Rodrigo Machado (PSDB), fez indicações que visam facilitar o acesso à educação pública gratuita. Por meio das proposituras nº 089 e nº 094, Machado solicita que o Executivo construa duas escolas, sendo uma no bairro Ocidental e outra no Jucelino Kubitschek.

“Não temos escolas nessas regiões o que faz com que os pais precisem se deslocar para outros bairros para levarem seus filhos para estudar. A construção dessas unidades educacionais beneficiará os pais e as crianças dessas regiões”, argumenta o parlamentar.

As indicações do vereador foram lidas na última sessão ordinária (21) e foram encaminhadas ao Poder Executivo.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Carnaval terá programação especial para imunizações

0

Vem pela frente um fim de semana prolongado. E com ele a possibilidade de completar o esquema vacinal contra a covid-19. Caso você ou alguém que conheça estiver ou com alguma dose atrasada ou ainda não recebeu nenhuma dose é só procurar um dos pontos de imunizações.  Que tal conferir a programação?

No sábado (26) das 7 às 11 horas estarão abertos:   

 Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME) e o PSF Nova Integração, a Upinha da Zona Leste para a aplicação de doses pediátricas para crianças de 5 a 11 anos, tanto por agendamento como por livre demanda;

No ponto de imunização do Centro de Eventos Ari José Riedi, do Rota do Sol, estarão disponíveis as primeiras, segundas e também as doses de reforço adultas, para o público acima de 12 anos;


Na segunda-feira (28) e na quarta-feira (02) das 7 às 13 horas estarão abertos:

     O AME e o PSF Nova Integração, a Upinha, com a aplicação das doses tanto pediátricas quanto adultas;


Na terça-feira (01) não haverá atendimento.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Homem é morto a tiros em residência do Nova Aliança

0

Um homem de 48 anos foi morto com pelo menos dois disparos de arma de fogo, na noite desta quarta-feira(23), momento em que estava em sua residência, no Bairro Nova Aliança, em Sorriso.

Testemunhas relatam que visualizaram duas pessoas não identificadas deixando o local após ouvirem cerca de 3 disparos.

Bombeiros foram acionados e ao chegaram no local a vítima já estava em óbito. Informações dão conta de que um dos disparos atingiu o pescoço e outro a cabeça.

A mãe da vítima estava na casa, porém estava dormindo mo momento do ocorrido.

Corrigido 10h02

Sinop: Investigação sobre roubo de cargas no Nortão identifica e prende membros de quadrilha envolvida nos crimes

0

Uma investigação da Polícia Civil para apurar o roubo de cargas de milho e soja ocorridos na região de Sinop, no final do ano passado, já chegou à prisão de seis envolvidos nos crimes, sendo que cinco deles estão presos preventivamente.

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Sinop montou uma força-tarefa a fim de reunir informações que possibilitaram à Polícia Civil a identificação da quadrilha envolvida.

A equipe de investigadorese escrivã, coordenada pelo delegado Paulo Cesar Brambilla Costa, analisou diversas informações coletadas nas diligências e identificou os responsáveis pela ação durante os roubo das cargas e também por planejar e financiar os crimes.

Com o trabalho de investigação em campo, coleta de imagens, reconhecimento fotográfico, oitivas, relatórios e representações judiciais, a equipe policial conseguiu chegar aos integrantes de uma quadrilha especializada em roubo de carga, que atuava em Sinop. Os criminosos usavam de extrema violência contra suas vítimas, caminhoneiros, para efetuarem o roubo de milho e soja transportados pelos profissionais.

Além dos autores dos roubos, as investigações, iniciadas em outubro do ano passado, culminaram na identificação dos líderes da quadrilha, que tinham a função de coordenar e financiar os roubos.

Após reunir vários elementos de provas, o delegado Paulo Brambilla representou ao Judiciário pelos mandados de prisão preventiva contra os criminosos. Foram decretadas seis prisões preventivas e três mandados de busca e apreensão domiciliar. Cinco alvos da quadrilha já foram presos e um encontra-se foragido. Outros pedidos de prisão estão em análise da justiça.

No decorrer das investigações, alguns integrantes da quadrilha foram presos por outros crimes, como tráfico de drogas e porte de arma de fogo, e estavam em liberdade para o cometimento de novos crimes. Contudo, a força-tarefa da Derf de Sinop conseguiu apurar a participação desses suspeitos como autores de vários roubos de cargas.

As investigações continuam para identificar outros crimes praticados pela associação criminosa.

Raquel Teixeira | Polícia Civil-MT

Voltar “É realmente fascinante o que está sendo feito em MT”, afirma presidente da Embrapa, em Dubai

0

A meta de Mato Grosso para o programa “Carbono Zero” foi destaque durante a Agritalks, em Dubai, realizada na manhã desta quarta-feira (23.02). O presidente da Embrapa, Celso Moretti, destacou a ação do estado. 

“A China tem a meta de zerar em 2060, Brasil e a maioria dos países em 2050, e Mato Grosso em 2035. É realmente fascinante isso tudo que está sendo feito pelo Estado”, destacou ele, em sua fala sobre a revolução que vem acontecendo no Brasil na produção de alimentos, o que só foi possível porque houve investimento em tecnologia. 

O Governo de Mato Grosso aderiu, em outubro de 2021, ao programa das Nações Unidas para neutralizar a emissão de carbono no mundo. O Estado tem uma das metas mais arrojadas, apresentada ano passado, durante a COP-26, na Escócia, que é de reduzir a zero as emissões de carbono até 2035, enquanto a meta global é 2050.

O programa do Estado vai reforçar as ações que já vem sendo desenvolvidas em Mato Grosso, o que torna possível atingir a meta. 

O estado também criou o Selo Carbono Neutro, que será emitido para os participantes que contribuírem de forma substancial com a redução das emissões de carbono.

Agritalks

O evento tem como objetivo fotalecer a cooperação bilateral entre Brasil e os Emirados Árabes, facilitando o diálogo sobre inovação agrotecnológica transfronteiriça. A meta é tornar o setor globalmente competitivo e sustentável.

Além de Mauro Mendes, participaram do evento, autoridades internacionais e nacionais, como Karen Jones (Chefe do Escritório de Dubai, Apex-Brasil), Rafael Solimeo (Diretor Chefe do Escritório de Dubai, Câmara de Comércio Árabe Brasileira), Fernando Igreja (Embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos), Fernando Camargo (Vice-Ministro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Bhupen Dubey (CEO da Advanta Seeds/Grupo UPL), Elie Atallah (Gerente Executivo de Assuntos Corporativos – MENA da BRF), Joaquim Leite (Ministro do Ministério do Meio Ambiente, Júlio Busato (Presidente, Representante da ABRAPA-Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), Noura Saeed Mohammed Al Nuaimi (Pesquisadora da Autoridade de Agricultura e Segurança Alimentar de Abu Dhabi), Saeed Ali Alyamahi (Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Autoridade de Agricultura e Segurança Alimentar de Abu Dhabi), Tarifa A. Alzaabi (Diretor Geral Interino – ICBA – Centro Internacional de Agricultura Biosalina), Francisco Jardim (CEO da SP Ventures), Tarek Fouad (Chefe de Crescimento da Shorooq Partners) e Márcio Rodrigues (Chefe do Departamento de Agronegócios da Apex-Brasil).

Também acompanharam o evento os secretários Cesar Miranda (Desenvolvimento Econômico), Mauro Carvalho ( Casa Civil) e Laice Souza (Comunicação), além de Wener Dos Santos (presidente da MT Par), Rita Chiletto (assessoria internacional), Ricardo Mendes (ajudante de ordem) e Alisson Alencar (procurador-geral do MPC). 

Laice Souza | Secom-MT

Dupla é presa por aplicar golpes usando anúncios falsos de vendas na internet

0

Policiais militares do Batalhão de Trânsito prenderam dois homens por conduzir veículo sob influência de álcool e drogas, nesta terça-feira (22.02), em Poxoréu, durante uma barreira policial na MT-130. Na checagem ao veículo, foram encontradas cinco porções de maconha e a quantia de R$ 18 mil.

O motorista confessou ter feito uso de entorpecente e que a quantia em dinheiro seria para aquisição de uma motocicleta Hornet, que ele compraria no município de Primavera do Leste. Além disso, o recurso seria oriundo da venda de outra moto, uma Falcon. Mas nenhuma documentação sobre a transação financeira ou a origem do dinheiro foi apresentada à equipe policial.  

Ainda no veículo, a PM encontrou uma lista com cerca de 20 números de telefone de estados diferentes, entre eles, Minas Gerais e São Paulo. Ao ligar para um dos números, uma senhora relatou ter feito um anúncio em um site de vendas da internet de um automóvel Gol, na segunda-feira (21), cuja negociação teria sido R$ 25 mil (via Pix).

Os policiais identificaram que a dupla já havia clonado o mesmo anúncio de venda para aplicar golpes de estelionato. Ao ligar para o telefone “do negociador”, fornecido pelas vítimas, os PMs flagraram que a ligação estava tocando no bolso de um dos suspeitos, confirmando a ação criminosa. Diante das informações, os dois homens foram encaminhados para a Delegacia do município.

Disque -Denúncia  

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, pelo disque-denúncia 0800.065.3939. 

Greyce Lima | PMMT