Segunda-feira,22 Junho 2026
prefeitura
BANNER 02
Início Blog Página 616

Sorriso: HMC terá horário alterado a partir de 5 de março

0

Com a queda no número de novos casos – após vários dias de apreensão, o Hospital Municipal de Campanha terá o horário de atendimento alterado. A partir do dia 05 de março, o HMC irá atender das 7 horas da manhã até às 19 horas.

O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, pontua que a equipe da pasta tem realizado acompanhamento diário e que após às 19 horas não tem mais registrado procura de atendimento no HMC – como demonstra a foto de ontem, às 17h28. “Dessa maneira, optamos por alterar o horário de atendimento e possibilitar que os profissionais que ficavam de plantão noturno possam atuar em outras áreas da Atenção Primária”, destaca o gestor.

Luís Fábio explica que a alteração de horário foi uma decisão tomada em conjunto pela equipe da Saúde com o prefeito Ari Lafin.  O secretário reforça que ninguém ficará sem atendimento. “O HMC estará de portas abertas de domingo a domingo das7 às 19 horas, qualquer emergência a população pode e deve procurar a Upa Sara Akemi Ichicava ou o PSF Nova Integração, a Upinha da Zona Leste que de segunda a sexta-feira atende em horário noturno também”, salienta.  

Com a mudança, a Central de Coleta de Exames voltará a funcionar dentro do HMC novamente; liberando assim a estrutura do PSF do Jardim Europa que retornará à normalidade dos atendimentos.

HMC

Aberto em 11 de maio de 2020, menos de dois meses após o Município criar o Comitê de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 em 16 de março de 2020, o HMC contabilizou, até o início desta manhã (24), 103.105 consultas médicas com muitas vidas salvas. Durante o período também foram realizadas 1.067 internações. Já a Central de Coleta de Exames já realizou cerca de 65 mil exames.

DA ASSESSORIA

Caminhão com 20 metros cúbicos de madeira e guia inválida é apreendido pela Polícia Civil na MT-251

0

Policiais civis de Chapada dos Guimarães apreenderam um caminhão com 20 metros cúbicos de madeira já cortada, da espécie angelim-pedra, que estava com guia de transporte inválida.

A apreensão ocorreu no último fim de semana, na MT-251, próximo ao portão do inferno. A equipe da Delegacia de Chapada dos Guimarães avistou o caminhão que transportava dois veículos em cima de uma carga coberta.

Ao abordar o condutor, os policiais foram informados que se tratava de uma carga de madeira, que saiu do município de Itaituba, no sudoeste do Pará.

Durante a checagem das notas fiscais e consultas ao Ibama e Secretaria de Meio Ambiente do Pará, a equipe da Polícia Civil constatou que que uma das notas já havia sido recebida no destino final, no estado do Rio de Janeiro. Ou seja, a guia estava, provavelmente, sendo reutilizada.

Diante do fato, o delegado Guilherme Pompeo determinou a apreensão da madeira e lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência por transporte ilegal de madeira com guia inválida.

Conforme pesquisa preliminar, a madeira apreendida tem valor estimado em R$ 100 mil e nas notas que estavam com a carga constava o valor total de R$ 27 mil.

Caminhão com 20 metros cúbicos de madeira e guia inválida é apreendido pela Polícia Civil na MT-251 Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

A Delegacia de Chapada dos Guimarães solicitou ao Indea um laudo técnico sobre a volumetria, essência e valor das madeiras apreendidas, cortadas em portais e alisares. O laudo será encaminhado junto com o procedimento ao Poder Judiciário.

Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT 

Fábrica clandestina de defensivos agrícolas é fechada pela Polícia Civil em Rondonópolis

0

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis fechou nesta quinta-feira (03.03) uma fábrica clandestina de agrotóxicos, no Residencial Buriti.

A ação ocorreu durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão domiciliar em investigação sobre o tráfico de drogas. No local, os investigadores encontraram a fábrica clandestina.

Foram apreendidos produtos já adulterados e farto material utilizado para mistura e adulteração dos insumos agrícolas. A residência estava vazia no momento da busca.

As investigações da Derf seguem para identificação dos responsáveis.

Fábrica clandestina de defensivos agrícolas é fechada pela Polícia Civil em Rondonópolis Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

A perícia técnica foi acionada e após a liberação, o material foi apreendido e depositado em um órgão público municipal.

Encontro técnico vai ensinar agricultores sobre cultivo, colheita e variedades da pitaya

0

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) promove, nesta sexta-feira (04.03), das 7h30 às 10h, no Campo Experimental de Tangará da Serra (a 239 km de Cuiabá), o Encontro Técnico da Pitaya. O objetivo é incentivar a produção e a comercialização da cultura que possui alto valor comercial e é uma oportunidade de negócio para produtores de Mato Grosso.

No campo de Tangará da Serra, a Empaer atualmente cultiva 180 plantas de sete materiais genéticos, sendo cinco da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e duas dos estados de São Paulo e Pará. Com a palestra, a proposta é levar informações a produtores e interessados no sistema produtivo da cultura. 

Serão abordados, por exemplo, assuntos técncos como preparo de solo, mudas, espaçamento de plantio, coveamento e adubação, irrigação, plantio e sistema de sustentação, adubação de cobertura, tratos culturais, colheita, custos de produção e comercialização.

Além disso, vão ser apresentadas ainda alternativas de processamento da fruta em geleias, sorvetes e iogurtes como mais uma opção de fonte de renda. No Campo Experimental estão plantadas pitayas BRS: Luz do Cerrado, Lua do Cerrado, Mini Pitaya do Cerrado, Granada e Âmbar do Cerrado, além da Roxa do Pará e a Chinesa Vermelha.  

Com o início da colheita, uma planta pode produzir de 20 a 70 quilos de pitaya e pode chegar a sete floradas por safra. Atualmente, a fruta no mercado está sendo vendida entre R$ 15 e R$ 30 o quilo.

O alto valor pago pelo quilo da fruta, que pode variar dependendo da época do ano e da demanda, também constitui um grande atrativo para o plantio dessa frutífera. Em uma safra, que leva em média 7 meses, a planta já pode apresentar período com frutos maduros, em desenvolvimento e início da floração.

Maricelle Lima Vieira | Empaer/MT

Sorriso: Vereador pede construção de um Centro de Convivência da Terceira Idade na Zona Leste

0

Espaço de convivência na região possibilitará ao idoso frequentar durante o dia as atividades físicas e recreativas

Devido alguns idosos da Zona Leste não conseguirem frequentar os locais de convivência oferecidos pela municipalidade em virtude da distância, como é o caso do Centro de Convivência da Terceira Idade, que está localizado no centro da cidade. O vereador Wanderley Paulo (Progressistas) apresentou durante sessão ordinária a indicação 131/2022, pedindo à construção de um espaço de convivência na região mencionada.

Para o parlamentar o Centro de Convivência desempenha um papel importante, oportunizando aos idosos sua participação na vida comunitária. “ Tendo um espaço de convivência na região possibilitará ao idoso frequentar durante o dia as atividades físicas e recreativas, e usufruir das palestras e cursos oferecidos para manter as habilidades físicas e mentais, voltando ao convívio dos lares no final da tarde. Essa propositura tem por objetivo atender idosos no período diurno na Zona Leste, onde abrange diversos bairros, visando garantir a qualidade de vida dos atendidos, reduzir e evitar o afastamento do âmbito social”, destacou Wanderley Paulo.

O vereador lembrou que o município oferece transporte para a população da melhor idade irem ao Centro de Convivência central, porém devido a distância existe resistência de alguns idosos.

A matéria foi encaminhada aos órgãos competentes para estudo de viabilidade.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Indicação sugere instalação de câmeras e contratação de vigilância armada em unidades escolares municipais

0

Atitudes preventivas são importantes para garantir a segurança de todos

Preocupados com a segurança de alunos e profissionais que atuam nas unidades municipais de educação, os vereadores Iago Mella (PODEMOS), Diogo Kriguer (PSDB), Rodrigo Machado (PSDB), Celso Kozak (PSDB) e Zé da  Pantanal – (MDB), apresentaram a Indicação 119/2022 que aponta ao Poder Executivo a necessidade de contratação de vigilância armada e instalação de câmeras de monitoramento em toda a rede municipal de ensino de Sorriso.

Na opinião deles, essas atitudes preventivas são importantes para garantir a segurança de todos, gerando um ambiente mais tranquilo e harmonioso. “Uma segurança eficiente nas escolas deve cuidar tanto do ambiente interno quanto externo. Orientar os indivíduos como devem se comportar em situações duvidosa torna o espaço mais protegido e as pessoas mais cuidadosas”, destaca Iago.

Segundo ele, diante dos últimos acontecimentos em nosso país, o poder público deve investir no serviço de segurança profissional para impedir a entrada de pessoas impróprias para no ambiente escolar, impedindo possíveis ataques e constrangimentos. “Entendemos que com o atendimento desse nosso pedido poderemos melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade escolar, inclusive dos pais, que estarão mais tranquilos quanto à segurança dos filhos”, finaliza.

A indicação – subscrita pelos demais vereadores – será encaminhada às secretarias municipais competentes.

DA ASSESSORIA

Caminhão da vacina estará em Sorriso; serão ofertadas doses infantis e adultas

0

Entre os dias 7 a 11 de março a unidade móvel deve percorrer cinco bairros

E temos novidades na aplicação das vacinas de rotina. Para realizar a atualização da caderneta vacinal, a Prefeitura de Sorriso, irá promover uma ação diferente com o caminhão da vacina percorrendo cinco bairros da cidade. A iniciativa é uma parceria do Município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o governo do Estado, através do projeto Imuniza Mais MT. A meta é proteger a população contra doenças previníveis por meio da imunização. A unidade móvel estará em Sorriso entre os dias 7 a 11 de março.

Conforme o secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, o objetivo é facilitar o acesso da população às vacinas de rotina. “É a saúde indo ao encontro do cidadão; usando todas as ferramentas possíveis para promover saúde e qualidade de vida”, pontua.

O caminhão iniciará o atendimento pelo bairro Rota do Sol no dia 7;  Santa Maria no dia 8; Industrial I no dia 9; São Francisco no dia 10 e Mário Raiter no dia 11. O atendimento será das 9 horas da manhã até às 18 horas, sem parar ao meio-dia.

Durante a campanha, estarão disponíveis as vacinas contra Hepatites A e B, Poliomielite, Meningites C, HPV – Papilomavírus Humano, Febre Amarela, Varicela (Catapora), Tétano, Difteria, Coqueluche, Sarampo, Tríplice viral e Diarreia por Rotavírus. Além disso, também será disponibilizada a vacina contra a covid-19 para o público adolescente, com 12 anos ou mais e para os adultos; disponibilizando primeiras, segundas e também as doses de reforço. Também estarão disponíveis doses para o público infantil de 05 a 11 anos.

Verifica aí o seu cartão de vacinação, dos seus familiares e se estiver faltando algum imunizante, procure o imunizante. E, assim como nas unidades básicas de saúde, para ser atendido na unidade móvel, também é necessário apresentar o CPF, cartão SUS e o cartão de vacinação.

E vale ressaltar que não há necessidade de ser morador do bairro para ser atendido. Tem vacina atrasada? É só ir até a unidade móvel!

O caminhão da vacina

A unidade móvel de vacina é equipada com duas câmaras frias e um freezer, além de ter uma equipe técnica composta por motorista, técnico de enfermagem, enfermeiro e técnico administrativo. Em ações como essa, o Estado oferta a estrutura e, o Município é responsável pela organização e realização.

Serviço:

Bairros e datas de atendimento

Rota do Sol no dia 7 – Parque Municipal Lago do Rota do Sol  Adelino José João Valdemeri;

Santa Maria no dia 8 – Barracão da Comunidade;

Industrial I no dia 9 – Praça da Integração;

São Francisco no dia 10 –  Praça;

Mário Raiter no dia 11 – Barracão da Comunidade.

O atendimento será das 9 horas da manhã até às 18 horas, sem parar ao meio-dia.

DA ASSESSORIA

Sicredi reafirma parceria campeã com equipes de Handebol e Atletismo de Sorriso

0

Na data de ontem(02) a direçao do Sicredi Celeito MT e PA, renovou a Parceria Campeã, com as equipes de Handebol e de Arletismo daa cidade de Sorriso.

A ocasião contou com a presença da direção do Sicredi e de atletas das modalidades.

Veja :

Governo investe R$ 4 bilhões em asfalto novo e recuperação das rodovias mato-grossenses

0
Pavimentação da MT-220 entre Sinop e Juara - Foto por: Christiano Antonucci/Secom-MT

O Governo de Mato Grosso está investindo mais de R$ 4 bilhões em obras de pavimentação ou recuperação de asfalto. No total são 3,5 mil quilômetros de rodovias que vão ganhar asfalto novo e mais 1,6 mil que vão passar por restauração total.

As obras fazem parte do planejamento estratégico do Governo para melhorar a infraestrutura estadual. Atualmente, Mato Grosso conta com aproximadamente 30 mil km de rodovias estaduais, sendo que apenas 7,7 mil km são asfaltados.

No momento, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística tem 1.621 km de obras de pavimentação em execução e outros 615 km de obras de restauração.

Entre as obras de asfalto novo, está a implantação do Contorno Norte do Rodoanel de Cuiabá. A obra foi licitada por meio de Regime Diferenciado de Contratação Integrado (RDCi), ao valor de R$ 204,9 milhões. Neste tipo de contratação, a empresa vencedora é responsável por elaborar os projetos para a execução dos serviços. A expectativa é que os projetos sejam finalizados em março, com as obras começando em seguida. 

Importante para desafogar o trânsito de caminhões na área na área urbana da capital e de Várzea Grande, o Contorno Norte terá 21,5 km, em pista duplicada, entre a BR-163-364 em Várzea Grande e a MT-251, em Cuiabá. Serão construídos um viaduto na BR-163/264 e outro na MT-251, uma trincheira na Avenida Antártica e duas pontes sobre o Rio Cuiabá, entre outras intervenções.

Entre outras obras realizadas pelo governo estão a pavimentação da MT-010, entre Ipiranga do Norte e Tabaporã; a MT-140, entre Nova Brasilândia e Nova Ubiratã – que será um alternativa ao trânsito pesado da BR-163; a MT-130 na região de Paranatinga e a MT-473, a Estrada do Matão, em Pontes e Lacerda.

O Governo também vai realizar outras obras, como a pavimentação entre a Agrovila das Palmeiras e a Serra de São Vicente, a MT-129, entre Paranatinga e Gaúcha do Norte e a MT-206, entre Apiacás e Paranaíta, essas últimas duas, obras que integrarão cidades a malha rodoviária estadual pavimentada. O mapa de obras está disponível no site da Sinfra-MT.

Entre os 615 k mde obras em restauração, está a MT-251, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. A Sinfra-MT também irá licitar a recuperação entre Chapada e o entroncamento da MT-140, além de outros pontos críticos, como a MT-170 entre Juína e Castanheira, o trecho entre Barão de Melgaço e Santo Antônio do Leverger e a MT-423 entre Sinop e Cláudia.

Obras concluídas

Desde janeiro de 2019, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) entregou 1.241,62 quilômetros de asfalto novo nas rodovias estaduais de Mato Grosso. No mesmo período, o Estado entregou outros 1.003 km de asfalto recuperado e 97 pontes de concreto.

Entre as estradas entregues desde 2019, estão trechos importantes para o desenvolvimento econômico e social de diversas regiões do Estado: como a MT-110 na região Sul; as MT-338 e 242 na região Norte; a MT-352, na região Oeste; e a estrada do Coxipó do Ouro, em Cuiabá.

“Hoje nós temos obras em todas as regiões de Mato Grosso, na região Oeste, no Noroeste, no Araguaia. Estamos levando asfalto para várias regiões, garantindo que a população tenha dignidade para ir e vir. O chão está virando asfalto”, afirma o governador Mauro Mendes.

Guilherme Blatt | Sinfra-MT

MT tem a 2ª menor taxa de desemprego e é o 4º com menor desigualdade do país

0
Trabalhador em obra do Governo do Estado - Foto por: Christiano Antonucci

Mato Grosso é segundo estado com a menor taxa de desocupação (desemprego) do país e o quarto com a menor desigualdade de renda.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e constam no relatório “Síntese de Indicadores Sociais – uma análise das condições de vida da população brasileira em 2021”, bem como no último balanço trimestral de 2021 da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD), realizada pelo instituto.

De acordo com o IBGE, a desocupação no país está em 11,1%, enquanto Mato Grosso possui índice de 5,9%. Apenas o estado de Santa Catarina está melhor colocado, com 4,3%.

Mato Grosso também se destacou no quesito de rendimento médio mensal da classe trabalhadora, com R$ 2.455, acima da média nacional de R$ 2.447. No ranking, é o sétimo estado com maior rendimento médio.

Conforme o instituto, o estado também é o quarto com menor desigualdade de renda, se comparar os 10% com maior rendimento e os 40% com menores rendimentos.

“Essa notícia é fruto de um conjunto de esforços entre o Governo do Estado, setor produtivo e a população. O mato-grossense é um povo trabalhador, e é nosso dever ajudar a criar as condições para que todos possam ter oportunidades de ingressar no mercado de trabalho e garantir o sustento, dignidade, autoestima e mais qualidade de vida”, afirmou o governador Mauro Mendes.

Para o governador, um fato que tem auxiliado na redução do desemprego é o pacote de obras executado pelo programa Mais MT, que tem colocado em ação milhares de obras em áreas como infraestrutura (estradas e pontes), saúde (reformas e construção de hospitais), Educação (ampliação, reforma e construção de escolas e quadras), entre outras.

Além disso, de acordo com Mauro Mendes, Mato Grosso hoje possui uma ambiência com segurança jurídica que incentiva o empreendedorismo, já que o Estado está com as finanças em dia, paga corretamente fornecedores e servidores, reduziu a burocracia, trouxe isonomia na concessão de incentivos fiscais, diminuiu o tempo para emissão de licenças e reduziu impostos.

“Pela metodologia do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Social], esses investimentos do Estado estão gerando ao todo mais de 50 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda. Porque essas obras desenvolvem as regiões. Quando uma região passa a contar com um asfalto melhor, com uma logística melhor, com mais Segurança, isso atrai investimentos, atrai empresas, que geram ainda mais empregos. É um efeito dominó que beneficia toda a população”, declarou.

Lucas Rodrigues | Secom-MT