Segunda-feira,22 Junho 2026
BANNER 02
prefeitura
Início Blog Página 614

Governador afirma que Estado precisa de qualificação pois vive “apagão” de mão de obra

0

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, apresentou nesta segunda-feira (07.03), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário, iniciativa que vai oferecer junto às prefeituras e ao Sistema S qualificação profissional para trabalhadores desempregados dos 141 municípios de Mato Grosso.

“Nosso Estado vive hoje um apagão de mão de obra, frente ao volume de investimentos que o Governo do Estado, as prefeituras e também a iniciativa privada vêm fazendo. Então, qualificar é ferramenta importante para que a gente possa melhorar nosso índice de desemprego, já somos o segundo melhor estado nesse quesito, mas podemos seguramente nos tornar o estado com maior geração de emprego do Brasil”, afirmou o governador Mauro Mendes.

De acordo com o chefe do Executivo, a expectativa é de que o programa possa contribuir para a qualificação da mão de obra e, com isso, impulsionar o Estado para a liderança nacional da geração de empregos. Atualmente, Mato Grosso é o segundo colocado no ranking da região Centro-Oeste, segundo dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério da Economia.

“Esse programa é uma alternativa importante para criar oportunidade para jovens, mulheres e também para aqueles que já passaram da casa dos 50 anos, e foi concebido com muita perspicácia e inteligência porque ele vai, ao mesmo tempo, criar oportunidade dessas pessoas prestarem serviço voluntário junto às prefeituras – nas suas diversas áreas –, mas cria também uma exigência de que essas pessoas se qualifiquem nos diversos programas do Governo Federal e também pelo Governo de Mato Grosso”, destacou o governador.

O Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário foi criado a partir da Medida Provisória 1099/22 e oferece, além de uma bolsa (que observa o valor do salário-mínimo hora), auxílio transporte (opcional) aos participantes, além de mais de 200 cursos de qualificação.

A ação, segundo o ministro Onyx Lorenzoni, visa amenizar os impactos sociais no mercado de trabalho causados pela pandemia da Covid-19 e acompanha a expectativa do Governo de retomada da economia para este ano.

“Nós estamos trabalhando na criação de uma rampa, para que esses 40 milhões de brasileiros que hoje vivem na informalidade atravessem da experiência e da qualificação para o mundo formal”, ressaltou.

O Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário prioriza jovens entre 18 e 29 anos, e também os trabalhadores acima de 50 anos que estão fora do mercado há mais de dois anos. A participação dos municípios é opcional e a organização local das atividades, bem como o pagamento da bolsa qualificação, ficará a cargo das prefeituras. Já os cursos serão ofertados pelos serviços nacionais de aprendizagem e pelo Sebrae, priorizando qualificação nas atividades econômicas mais importantes no município e em sua região.

“A gente vem acompanhando os governos do Estado e Federal preocupados com essa demanda pós-pandemia e em trazer essas pessoas mais vulneráveis para o mercado de trabalho. Esse programa é não só importante, mas necessário para que a gente consiga inserir nossa população, principalmente aqueles que mais necessitam de qualificação, para o mercado formal”, frisou o prefeito de Juína, Paulo Veronese.

As experiências bem-sucedidas no âmbito do Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário receberão o Prêmio Portas Abertas como reconhecimento, o que permitirá ainda a divulgação das boas práticas para inspirar outros municípios. O Prêmio será implementado por meio de parcerias com outras instituições.

“O Brasil vive um momento onde o reaquecimento da economia encontra algumas travas, uma delas é a falta de pessoas qualificadas. O programa é muito bom porque age em duas frentes: naquelas pessoas que estão chegando ao mercado de trabalho, abaixo de 30 anos, e também pessoas com mais de 50 anos que, sendo requalificadas, podem ocupar outras posições. O Senai de Mato Grosso está preparando uma estratégia de atuação junto às prefeituras para atender essa população e esse programa que, sem dúvida, vai ser muito importante para o nosso Estado”, pontuou o presidente do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira. 

A solenidade de apresentação do Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário contou com a presença de secretários de Estado, prefeitos, representantes dos setores produtivos, da presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputada Janaina Riva, dos deputados estaduais Dilmar Dal’Bosco, Elizeu Nascimento, Dr. Gimenez, Dr. João, Nininho e Gilberto Cattani, dos deputados federais Neri Geller, José Medeiros e Leonardo Albuquerque, do conselheiro corregedor do Tribunal de Contas, Guilherme Maluf, e do superintendente Regional do Trabalho em Mato Grosso, Eduardo de Souza.

Patrulha Maria da Penha zera casos de feminicídios entre mulheres acompanhadas pelo programa

0

A Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar de Mato Grosso não registrou nenhum caso de feminicídio entre as 3.177 mulheres acolhidas e acompanhadas pelo programa, no ano de 2021. Os dados relativos ao ano passado foram apresentados durante uma solenidade, na manhã desta segunda-feira (07.03), no auditório do Comando-Geral da PM.

De acordo com os dados apresentados, foram recebidas pelo programa, o total de 7.612 medidas protetivas de urgências. Deste número, houve descumprimento da ordem judicial em apenas 110 casos, resultando em uma eficiência de 99% na fiscalização das medidas protetivas. Ainda segundo o balanço, houve reincidência da violência doméstica e familiar em 123 casos, causando 96% de efetividade na prevenção de novos crimes contra as vítimas acompanhadas pelo programa. 

No evento da manhã desta segunda-feira (07), o comandante-geral da PMMT, coronel Jonildo José de Assis, destacou os dados positivos apresentados e a importância da proteção às mulheres vítimas de violência. “Vimos neste relatório o quão importante é estarmos atentos, incentivando e assim melhorando cada dia mais as ações da Patrulha”. 

A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas, destacou o papel da Polícia Militar na execução do programa. A magistrada ainda mencionou que o TJMT possui um projeto chamado ‘Quebre o Ciclo’, em que a mulher vítima de violência doméstica pode acionar uma medida protetiva via aplicativo e ainda obter acompanhamento pela Patrulha Maria da Penha. 

A coordenadora de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, responsável pelo projeto, tenente-coronel Emirella Martins, afirmou que os números são satisfatórios, pois conseguiu alcançar o objetivo que é evitar a ocorrência de feminicídios entre as acolhidas. “O índice de reincidência e de descumprimento das medidas foram bem baixos, sinal de que estamos no caminho certo”.

Em 2021, o programa ampliou a abrangência de 15 para 64 municípios no Estado; realizou 13.135 atendimentos, entre visitas solidárias às vítimas, encaminhamentos para outras instituições (como saúde, educação, serviço social e outros), além de palestras, lives, blitz educativas e capacitações. A Patrulha Maria da Penha também visitou 2.500 homens monitorados e realizou a prisão de 45 agressores que descumpriram as medidas judiciais.

Também participaram da solenidade o coronel Paulo Cesar da Silva, comandante da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM (Deip); coronel Edvan Manoel de Azevedo, comandante do Comando Especializado da PM (Cesp); o senador da República Jayme Campos; a deputada federal Rosaneide; a vereadora de Cuiabá, Michelly Alencar, entre outras autoridades civis e militares.

Hallef Oliveira | PMMT

Sorriso: Sancionada Lei que torna facultativo o uso de máscara

0

Foi sancionada nesta manhã (07), a Lei 3.218 que torna facultativo o uso de máscara, tanto em locais abertos quanto fechados em espaços ou públicos ou privados. A única recomendação é que o item de proteção, no caso a máscara, seja mantido pelas pessoas ou positivas para a covid-19 ou com sintomas da doença durante o período de contaminação.

A Lei 3.218 é o resultado da reunião realizada na última sexta-feira (04), quando integrantes do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus – Covid-19 estiveram reunidos para debater sobre o assunto, e, por meio de votação decidiram por desobrigar a população do uso do equipamento de proteção individual.

DA ASSESSORIA

Sicredi renova patrocínio com associações de handebol e atletismo de Sorriso

0

Instituição financeira cooperativa com presença em oito cidades e três distritos de Mato Grosso, a Sicredi Celeiro MT/RR vem reafirmando o seu compromisso com a comunidade local, apoiando projetos e iniciativas que fomentem a cooperação e transformem vidas.  

Entre as parceiras de longa data estão, por exemplo, as celebradas com a Associação Sorrisense de Atletismo e a Associação Sorriso de Handebol, que há mais de dez anos contam com o apoio da cooperativa de crédito, por meio de patrocínio conferido às entidades.   


Na última semana, a Sicredi Celeiro MT/RR e as associações formalizaram a renovação do contrato de patrocínio, assegurando a manutenção para 2022. Como destaca o presidente da cooperativa, Laercio Pedro Lenz, estar ao lado das associações esportivas reforça ainda mais a essência cooperativista, fomentando, em especial, as comunidades locais.  


“O Sicredi está patrocinando com R$ 70 mil cada modalidade dessas para fortalecer estas entidades, para crescer, para levar o nome do Sicredi, da cidade, da região, para o mundo todo”, destacou o dirigente. 

Já são mais de dez anos em que a cooperativa segue sendo uma das principais apoiadoras do esporte de Sorriso. E, neste tempo todo, vem ajudando as entidades nas ações desenvolvidas com crianças, adolescentes e jovens tanto nas quadras quanto nas pistas. Um destes bons exemplos é a atleta Nerisnelia de Santos Souza, atual campeã Sul-Americana Sub-23 no salto triplo.  


“Eu fico muito feliz porque significa que tudo o que eu trabalhei, toda a minha dedicação, valeu a pena. Esse patrocínio do Sicredi é tudo para a gente. Ajuda nas viagens, em exames. Eles fazem parte da nossa história e sem eles [Sicredi] as coisas não seriam assim”, pontua Nerisnélia. 


A assinatura do contrato foi realizada na quarta-feira (02/03), durante reunião na Agência Sorriso Avenida Blumenau e contou com a participação dos gerentes das três agências de Sorriso, Luciane Pimentel, Alan Machado e Marcelo Rossato, dirigentes das associações esportivas e atletas. Em função dos protocolos de prevenção à Covid-19, a cerimônia foi limitada quanto ao número de participantes. 

Mãe do estudante Pedro, de 14 anos, Roseane de Lima acompanha a evolução do filho desde que ele começou a praticar handebol em Sorriso. Ao falar em nome das famílias, Roseane expressou o sentimento de gratidão ao trabalho esportivo e ao incentivo conferido pelo Sicredi.   


“Eu me sinto agradecida por essa oportunidade. Também fui atleta e isso trouxe muita transformação na minha vida. O meu filho, desde os 8 anos, participa do esporte”, comentou.  

Como explica o treinador Marcos Vieira, da Associação de Atletismo, o relacionamento e patrocínio do Sicredi tem sido decisivo aos trabalhos da entidade.  “Essa assinatura de convênio de renovação de patrocínio é de extrema importância. Isso fortalece e faz com que se possa dar uma atenção melhor para nossos atletas poderem evoluir”, comemorou Vieira. 

Sentimento semelhante do treinador Cristiano Fripp, do handebol de Sorriso. “Esse tipo de apoio como do Sicredi impulsiona ainda mais o resultado e nos ajuda a atendermos mais crianças e atletas para que alcancem resultados expressivos”, pontuou. 


Sobre a Sicredi Celeiro MT/RR A Sicredi Celeiro MT/RR tem sua sede instalada em Sorriso, município situado a região centro norte do Estado. Integram hoje sua área de atuação, além de Sorriso, os municípios de Sinop, Vera, Feliz Natal, Santa Carmem, Nova Ubiratã, Cláudia e União do Sul, onde a Cooperativa tem instalada 15 agências, incluindo os Distritos de Boa Esperança, Primavera e Água Limpa. Em breve, a instituição financeira cooperativa também inaugura suas primeiras agências no Estado de Roraima.  

DA ASSESSORIA

Sorriso: (ATUAL.) Bombeiros combatem incêndio em arquivo municipal

0

Nesta manhã(07), ocorreu um incêndio no arquivo municipal de Sorriso, localizado na rua Florianópolis, no centro da cidade.

Bombeiros e equipes da prefeitura ainda estão trabalhando para tentar controlar o fogo.

Sorriso: (ATUAL.) Bombeiros combatem incêndio em arquivo municipal Sorriso Sorriso Mato Grosso

Pessoas com deficiência auditiva e intelectual serão atendidas em Sorriso

0

Nesta sexta-feira (4), na Câmara de Vereadores, pais, professores e autoridades conheceram a estrutura e funcionamento do Instituto de Audição de Mato Grosso, instalado em Sorriso, que passará a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do município. A unidade funcionará como um centro de reabilitação atendendo pacientes com problemas intelectuais e voltados à audição, com consultas, exames e entrega de aparelhos.

Estiveram presentes no evento o deputado federal Dr. Leonardo, o prefeito Ari Lafin, os vereadores Leandro Damiani e Jane Delalíbera, além do médico otorrinolaringologista, Paulo Reis. Quando estiver em pleno funcionamento, a unidade contará com uma equipe multiprofissional com otorrino, neurologista, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, assistente social, entre outros profissionais.

“Hoje passei pelo Instituto e fiquei feliz ao ver cerca de 30 pessoas, que esperavam na fila há anos, e que agora irão passar pelo médico. Após esta consulta, serão feitos os exames e a colocação do aparelho, tudo aqui em Sorriso e no prazo de 40 dias. Esta é uma luta de anos e que agora se tornou realidade graças à parceria entre as esferas Municipal, Estadual e Federal”, explica Damiani.

Durante a reunião, o médico Paulo Reis ressaltou que, quando estiver em pleno funcionamento, a estrutura da unidade poderá atender mais de duas mil pessoas pelo SUS ao mês, com uma equipe multidisciplinar completa, tudo via acompanhamento das secretarias municipais de Saúde e Saneamento e de Educação e Cultura.  

DA ASSESSORIA

Sorriso: Copa Flor do Cerrado premiou vencedores neste domingo

0

A Copa Flor do Cerrado de Voleibol 2022 reuniu em Sorriso, neste fim de semana (4 a 6),  doze equipes – cinco femininas e sete masculinas – com atletas adultos de Sorriso e convidados. A competição, realizada no Ginásio Flor do Cerrado, teve como campeã, na categoria feminina, a equipe Sorrivolei. A vice-campeã foi Agrovolei e o terceiro lugar ficou para a equipe Premium Vôlei. No masculino, a campeã foi a equipe Sesi Sorriso, tendo como vice, a Novara e em terceiro lugar, a equipe Sesi Bauru.

O evento esportivo foi a primeira etapado ano do projeto “Mais Vôlei”, promovido pela Prefeitura Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). “A Copa Flor do Cerrado abriu as atividades de voleibol e teremos várias competições durante o ano”, disse o coordenador do projeto “Mais Vôlei”, professor Poli Furquim.  

A programação encerrou no domingo, às 18 horas, com as partidas finais e entrega da premiação aos vencedores, que contou com a presença do secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão e do vereador Zé da Pantanal.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Motociclista colide com veículo estacionado e sofre fratura exposta

0

no incio da noite deste domingo(06) ocorreu um acidente no bairro Novos Campos, em Sorriso, envolvendo um veiculo Focus e uma motocicleta.

Segundo informações o Ford Focus estava estacionado, momento em que um homem conduzindo uma moto Biz colidiu violentamente contra a traseira do veículo.

Com o impacto o condutor da moto sofreu uma fratura esposta na perna direita e foi conduzido ao hospital pelo corpo de bombeiros.

Seu estado de saúde não foi informado.

*Imagem divulgação

Nascidos até 1968 podem agendar saque de valores esquecidos

0
Dinheiro, Real Moeda brasileira / © José Cruz/Agência Brasil Economia
Nascidos até 1968 podem agendar saque de valores esquecidos Sorriso Sorriso Mato Grosso
Nascidos até 1968 podem agendar saque de valores esquecidos Sorriso Sorriso Mato Grosso

A partir de hoje (7), as pessoas nascidas até 1968 ou empresas abertas antes desse ano poderão pedir o saque de recursos esquecidos em instituições financeiras. O processo deve ser feito no site Valores a Receber, criado pelo Banco Central (BC) para consulta e agendamento da retirada de saldos residuais.

A consulta foi aberta na noite de 13 de fevereiro. Na ocasião, o próprio sistema informou a data e o horário em que usuários com recursos a sacar devem retornar ao site para fazer o agendamento. O processo vai até sexta-feira (11). Quem perder o prazo ou o horário poderá fazer repescagem no sábado (12), das 4h às 24h. O usuário que perder a repescagem só poderá retornar a partir de 28 de março.

Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio de Pix ocorram mais rápido.

Para agendar o saque, o usuário deverá ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Identificação segura para acessar serviços públicos digitais, a conta Gov.br está disponível a todos os cidadãos brasileiros. O login tem três níveis de segurança: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite o acesso a muitos serviços digitais; e ouro, que permite o acesso a todos os serviços digitais.

Segundo o balanço mais recente do BC, cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas criado para o resgate do dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.

Confira abaixo o passo a passo para a retirada do dinheiro:

Passo 1
Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo, sem esperar o dia 7 de março.

Passo 2
Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O BC aconselha ao correntista não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate. Confira aqui como aumentar o nível do login Gov.br.

Passo 3
Ler e aceitar o termo de responsabilidade

Passo 4
Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.

Passo 5
Clicar na opção indicada pelo sistema:

“Solicitar por aqui”: para devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.

“Solicitar via instituição”: a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada: Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou Documento de Crédito (DOC).

Importante: na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve clicar no nome da instituição para consultar os canais de atendimento.

Calendário

Para evitar excesso de procura no site, o Banco Central escalonou o pedido de saque conforme a idade do correntista ou a data de fundação da empresa. A cada semana, um público diferente será atendido.

O prazo de agendamento para pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período será de 14 a 18 de março, com repescagem em 19 de março. Quem nasceu a partir de 1984 ou abriu empresa nesse ano, a data vai de 21 e 25 de março, com repescagem em 26 de março. As repescagens também ocorrerão aos sábados no mesmo horário, das 4h às 24h.

Quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa. O BC esclarece que o cidadão ou empresa que perderem os prazos não precisam se preocupar. O direito a receber os recursos são definitivos e continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque.

Nesta primeira fase, estão sendo liberados R$ 3,9 bilhões esquecidos em instituições financeiras. Em maio, haverá uma nova rodada de consultas, com mais R$ 4,1 bilhões disponíveis.

Além dos valores residuais em bancos, o cidadão pode ter outras fontes de dinheiro esquecido, como cotas de fundos públicos, revisão de benefícios da Previdência Social, restituições na malha fina do Imposto de Renda e até pequenos prêmios de loterias. A Agência Brasil preparou guia para facilitar a busca por recursos adicionais.

Edição: Graça Adjuto

Trabalho e qualificação mudam perspectiva de vida dos reeducandos da Penitenciária Central do Estado

0

Willian Silva | Sesp-MT

Torneiro, padeiro, eletricista, azulejista, confeiteiro, marceneiro. Essas são algumas das profissões que os reeducandos da Penitenciária Central do Estado (PCE) têm a oportunidade de aprender e construir experiência para posterior ingresso no mercado de trabalho e de reintegrar à sociedade. 

A penitenciária tem 540 recuperandos trabalhando em diferentes áreas. A que ocupa a maior parte da mão de obra dos recuperandos é a construção dos novos raios da unidade, o que representa 98% dos trabalhadores, com exceção dos engenheiros responsáveis pelo projeto técnico da obra. Eles trabalham em todas as etapas de construção dos novos raios. Ao todo, estão sendo empregados 122 reeducandos, dentre algumas funções estão, serralheiro, soldador, armador, pedreiro, operador de munck, entre outras.

A oportunidade de trabalho a esses reeducandos foi possível a partir de uma parceria entre a Built Up Engenharia e Soluções e a Fundação Nova Chance (Funac), que intermedia as parcerias para contratação de pessoas privadas de liberdade.

Conforme o contrato, serão erguidos oito raios, cada um com 36 celas, com a capacidade de abrigar até 12 presos em cada uma delas. Desde o início da obra, em fevereiro de 2021, já foram montados três raios com capacidade de acomodar até 432 pessoas cada. Agora, eles estão trabalhando para a construção do quarto raio da unidade.

Trabalho e qualificação mudam perspectiva de vida dos reeducandos da Penitenciária Central do Estado Sorriso Sorriso Mato Grosso

A cada três dias trabalhados, significa que o reeducando tem um dia a menos em sua pena, mas a oportunidade de construir uma profissão e um futuro como cidadão de bem com a sociedade. Eles são remunerados com um salário e trabalham 44 horas por semana, o que passa disso, gera hora extra.

Dentre os trabalhadores está Jonas Borges, que está na unidade há oito anos e conta que trabalhando fica mais fácil cumprir sua pena. “Aqui na fábrica a gente tem mil e uma utilidades para poder aprender, sair daqui e poder entrar no mercado de trabalho. Eu comecei como ajudante de serviços gerais e agora consegui essa vaga de torneiro na fábrica”, disse.

Ele acredita que a oportunidade de trabalho e qualificação pode mudar o futuro de quem passa pela penitenciária. “Eu tenho certeza que este é o primeiro passo para sair daqui e mostrar para a sociedade que aqui ainda tem pessoas boas e pode se reintegrar à sociedade e somar com a família. Aqui dentro pode mudar sim, aquele que quer, consegue”, disse.

Trabalho e qualificação mudam perspectiva de vida dos reeducandos da Penitenciária Central do Estado Sorriso Sorriso Mato Grosso

Para o reeducando Mauricio Lemes, que também trabalha na construção, a oportunidade de trabalhar e conquistar uma profissão significa uma renovação. “Esta empresa está ajudando muitas pessoas, que às vezes ficaram até 20 anos dentro da penitenciária, trancado, mas que querem uma nova oportunidade, de um recomeço. Mesmo não tendo profissão aqui a gente aprende”, disse.

Alguns deles já tinham experiência, no entanto, a maior parte foi capacitada pela própria empresa, uma oportunidade que os internos têm dificuldades de encontrar fora da unidade. “A mão de obra é dedicada. Eles têm uma produtividade muito alta, percebemos que eles querem trabalhar e é algo que faz a diferença na vida deles porque pode ajudar a família”, pontuou Luiz Fabrício Vieira, sócio da Built Up Engenharia e Soluções.

Luiz Fabrício explica que os reeducandos são acompanhados por três funcionários que não são do Sistema Penitenciário, porém, dois destes recuperandos progrediram de regime de pena, mas preferiram continuar trabalhando na fábrica. Um desses profissionais era reeducando, saiu e foi contratado para voltar a trabalhar por interesse dele mesmo. Esse foi o segundo caso de reeducando que progrediu de pena, mas voltou a trabalhar para a empresa”, lembrou.

Os reeducandos da penitenciária também têm a oportunidade de construir experiência como padeiro, confeiteiro e até salgadeiro em uma padaria construída na própria unidade. São 12 internos que produzem de segunda a sexta-feira itens de café da manhã, pão caseiro, bolo, cuca, salgado e pão de queijo para consumo próprio dos servidores e encomenda dos reeducandos da própria unidade.

Trabalho e qualificação mudam perspectiva de vida dos reeducandos da Penitenciária Central do Estado Sorriso Sorriso Mato Grosso

Para exercer a função de padeiro, eles ganharam um curso do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), totalmente sem custo e arcado com o orçamento da Penitenciária Central, que à época qualificou 24 internos. Os reeducandos estão trabalhando há sete meses. Durante a semana, eles produzem uma média de 800 pães caseiros, para comércio.

Um dos padeiros, Jeferson Fátimo da Silva diz que é muito importante oferecer aos recuperandos a oportunidade de profissionalização. “É muito gratificante para nós como reeducandos poder aprender e sair daqui com uma profissão para não fazer o que cometia antes”, disse.

O diretor da unidade, Lindomar Henrique da Silva Rocha, destaca que é necessário quebrar o estigma que a sociedade tem sobre o Sistema Penitenciário, de que a PCE tem apenas pessoas presas e sem perspectivas de uma vida de bem e ainda cita diversas profissões que são ofertadas aos reeducandos.

“Aqui, ensinamos uma profissão e quem quiser sai daqui profissionalizado. Aqui na fábrica tem pintor, funileiro, eletricista, operador de máquinas pesadas, damos muitas oportunidades para eles saírem daqui com uma profissão e poder conquistar um emprego lá fora”, destacou.

Os cursos e qualificações são oferecidos sem custos aos reeducandos para a ressocialização, após progressão de pena e com objetivo final de evitar que eles voltem a praticar crimes e a serem presos novamente. Outras funções que os internos da unidade levam como experiência são, técnico em manutenção de ar condicionado, funileiro, mecânico e operador de máquinas pesadas.

Para o diretor da unidade, é preciso oferecer aos internos mais do que um trabalho e sim uma profissão para garantir sua recondução à sociedade. “Esta é a nova meta da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária, queremos que a PCE seja um modelo, tanto em questões de trabalho quanto de inserção social. Então, a gente mudou a forma de tratamento e agora trabalhamos conforme a lei”, finalizou.