Segunda-feira,22 Junho 2026
prefeitura
BANNER 02
Início Blog Página 613

Sorriso: Prefeitura destaca que poço com testagem toxicológica além do limite está desativado desde 2020

0

A qualidade da água que chega à população é uma preocupação constante da Prefeitura de Sorriso; e, diante das matérias veiculadas ontem (08) relatando contaminação na água do Município, o prefeito Ari Lafin convocou nesta manhã (09), uma reunião de emergência do Comitê de Gestão Hídrica.

Responsável pelas análises constantes realizadas pelo Sistema VigiÁgua, o coordenador da Vigilância Sanitária do Município, Samuel Santos, explicou que são realizados vários tipos de testes na água: físico-químicos com frequência semanal; microbiológicos a cada 15 dias; e o de monitoramento da análise toxicológica, esta última, realizada de forma semestral, ou seja, a cada seis meses. No caso específico, foi uma coleta realizada em 20 de maio de 2020, de um poço localizado na Rua São Francisco no bairro São Mateus que testou 15,5 miligramas por litro de nitrato – composto toxicológico que pode causar doenças como o câncer. Como o permitido por lei é até 10 miligramas por litro, o posto foi imediatamente desativado – condição que se encontra até o momento. E o bairro São Mateus passou a ser abastecido totalmente pelo poço do Setor Industrial.

“O poço do Setor Industrial está sendo monitorado e não há nenhuma alteração no mesmo; a população pode ficar tranquila quanto ao consumo”, frisa. Hoje o Município conta com 34 poços ativos; três poços desativados e um em processo de transferência.  Todos passam por monitoramento rotineiro. Em relação aos poços desativados, além do poço em questão, no bairro São Mateus também estão desativados um poço do Jardim Europa e outro no bairro São Domingos; ambos por oscilações na turbidez da água.

Na reunião, o coordenador regional da Águas de Sorriso, Lucas Alves, também pontuou que a empresa realiza monitoramento constante para coleta e distribuição de água. Lucas destacou que a empresa segue a Portaria GM/MS nº 888/2021, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água e seu padrão de potabilidade. “Todos os dados coletados são encaminhados para Laboratório terceirizado, devidamente acreditado, que garantem confiabilidade e credibilidade dos resultados apresentados”, frisou.

Lucas completou que o cidadão pode acompanhar esses resultados, pois todas as análises são disponibilizadas nas contas de água mensalmente. Outra forma de visualizar os resultados é pelo relatório anual, entregue junto com a fatura anual em que constam os resultados coletados nos últimos 12 meses.

DA ASSESSORIA

Sema disponibiliza cadastro para quem deseja ser guardião de animais silvestres

0

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) disponibiliza um cadastro para o cidadão que deseja ser guardião de animais silvestres. Os animais disponibilizados para a guarda são aqueles resgatados pela Polícia Militar ou pela gerência de Fauna da Sema, e estão no Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), entre eles Araras, papagaios e saguis.

A Instrução Normativa n.º 8 de 16 de novembro de 2021 estabelece os requisitos necessários aos interessados em ser um guardião.

Segundo o gerente de Fauna da Sema, Fernando Siqueira, os interessados devem se credenciar, preencher os requisitos legais – geralmente isso inclui a construção ou adequação de recintos – e a partir daí, estarão aptos a receber os animais quando estiverem disponíveis. 

Durante o processo de guarda, a Sema acompanha o tutor para garantir que a qualidade de vida dos animais seja preservada. São feitas inspeções para verificar se o local é adequado, além de averiguar se o possível guardião poderá arcar financeiramente com todas as necessidades biológicas do animal.

“Nós analisamos minuciosamente quem receberá esse animal. O intuito é sempre destinar o animal o mais breve possível, tanto se for para a soltura, quanto para a guarda. Ao chegar um animal que precisará de guarda, entramos em contato imediatamente com os guardiões habilitados”, explica. 

O tutor deve comunicar ao órgão ambiental diversas situações, como a morte, fuga, roubo ou furto do animal, ou caso o guardião mude de endereço, ou desista de amparar o animal. Além disso, o responsável deverá adotar medidas que evitem a reprodução do espécime em cativeiro. Mas, caso aconteça, é preciso informar a Pasta sobre o eventual nascimento de filhotes, para as providências cabíveis.

Animais resgatados

Dos 764 animais recebidos pela gerência de fauna, 56 foram destinados para guarda em 2021. Cerca de 23 animais passaram por guarda provisória para cuidados especiais. Neste caso, são pessoas com comprovada capacidade de oferecer cuidados veterinários. “Pode ser desde o cuidado de um filhote, ou para um animal que está doente e necessita de cuidados especiais para sua sobrevivência ou recuperação”, explica. 

O restante dos animais silvestres passaram por reabilitação, e soltura branda, ou então soltura abrupta (imediatamente após o resgate). Destes, 20 animais foram para fora do estado para instituições parceiras que possuem estrutura adequada. Foram enviados animais que não poderiam ser inseridos na natureza, como onças, veados do mato, aves como carcará, lobetes. 

Como solicitar a guarda

O primeiro passo para obter a guarda de animais silvestres é a realização de um cadastro na Sema, para que a equipe técnica reúna e analise o perfil do solicitante. Acesse o site da instituição, ou CLIQUE AQUI

Para realizar o cadastro são necessários alguns documentos como: requerimento de guarda, cópia de documento de identidade oficial com foto e CPF, comprovante de endereço, relação dos grupos taxonômicos ou espécies de interesse, quantidade de espécimes por grupo ou espécie de interesse.

Além disso, é preciso informar os dados sobre o local disponível para alojamento do animal e declaração de que o interessado é capaz de arcar com as despesas do espécime.

A guarda provisória tem validade de seis meses. Só é concedida para aqueles que não tenham sido autuados por crime ambiental. O interessado assume voluntariamente o dever de guarda do animal, enquanto não houver outra destinação. 

A efetivação da guarda acontece a partir da assinatura dos termos de Depósito e Guarda de Animais Silvestres, formalizados em processo próprio na Sema. Não será concedida guarda para pessoas jurídicas. 

A guarda será negada se o tamanho, comportamento e exigências específicas para a boa criação do animal não forem compatíveis com o espaço e recursos financeiros do interessado. Além disso, em situação de animais silvestres vítimas de maus tratos, o espécime só será entregue para o guardião quando for considerado curado e saudável.

Animais entregues de forma voluntária

Conforme o gerente, uma dúvida muito comum é sobre a entrega voluntária de animais. Quem encontrar animal silvestre, ou estiver de posse de alguma espécie, deve entregar imediatamente ao órgão competente. Não será possível legalizar a guarda. Se o animal for destinado para a guarda provisória, quem estava com o animal antes não poderá ser o guardião. 

Veja os documentos necessários e a normativa na íntegra CLICANDO AQUI. 

*Com supervisão de Lorena Bruschi

Corpo de Bombeiros de Mato Grosso implanta sistema de serviços online

0

Para garantir agilidade ao cidadão, o Corpo de Bombeiros Militar Mato Grosso (CBMMT) implantou, nesta terça-feira (08.03), a plataforma online de Sistema e Serviços Técnicos (SST) que oferece três importantes serviços. A solicitação de Alvará para edificações, Declaração de Dispensa de Licenciamento e Declaração para evento de risco mínimo, além da consulta de andamento do processo. Qualquer um dos pedidos pode ser solicitado clicando aqui

Para ter acesso à plataforma é necessário realizar o pré-cadastro de usuário com os dados seguintes dados: nome, CPF, e-mail, telefones, concordar com os termos descritos da lei e depois salvar.

O chefe da Seção de legislação Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (DSCIP) do CBMMT, que participou no processo de criação, 1° tenente Bruno Vilas Boas, essa nova ferramenta vai desburocratizar o sistema e eliminar o processo de entrega de documentação impressa, facilitando a vida do usuário.

“O portal de serviços técnicos vai facilitar a vida dos proprietários de edificações, do cidadão, pois facilitará o acesso aos serviços já que pode ser solicitado de qualquer local por meio da internet. Agora não será mais necessário imprimir aqueles documentos, protocolar, trazer papel, tudo agora é online, sem a necessidade de comparecer à unidade do CBM”, explicou o militar.

A nova plataforma eletrônica integra a proposta de projeto dentro do “Programa Mais MT”, criado pelo Governo do Estado com o objetivo de oferecer mais agilidade, além da qualidade dos serviços ao cidadão que busca pelo atendimento na esfera pública, gerando economicidade na máquina pública.

Serviço

Caso o cidadão tenha alguma dúvida referente ao sistema, a Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico do CBMMT disponibiliza os contatos: (65) 3623-5374 / 99931-8860 e-mail: dscip@cbm.mt.gov.br

Carlos Celestino | Secom-MT

Sorriso: Jovem é morto em bar por dupla em moto

0

Um  indivíduo  foi assassinado nesta  madrugada (09)   em  um  bar  localizado  na   perimetral  Sudoeste,   no bairro  Primavera, em Sorriso-MT.

Segundo informações,  Rafael dos  Santos  Pereira, 20 anos,  estava com  amigos no  estabelecimento quando  dois indivíduos  em uma moto passaram pelo local,  em seguida retornaram e pararam próximo ao bar. Em  dado momento passaram  a disparar com uma arma de fogo contra  a vitima.

Alguns dos disparo atingiam a vitima na  cabeça. Bombeiros  chegaram a ser  acionado mas  constaram  o  óbito no  local.

A  arma utilizada  foi de  calibre  9 milímetro.

Fotos: Welliton Cassio

Sorriso:(URGENTE)Bandidos assaltam empresa e disparam contra veículo

0

Por volta das 09h00 desta terça-feira(08), dois bandidos armados assaltaram uma relojoaria no bairro Rota do Sol, em Sorriso e na fuga levaram vários pertences.

Testemunhas seguiram os bandidos e próximo ao bairro São José foram interceptados e tiveram a sua moto derrubada. Ambos os bandidos cairam do veículo e disparam com uma arma de fogo contra uma caminhoneta, Na sequência fugiram em rumos opostos em direção a mata.

A PM e o helicóptero estão no encalço dos bandidos.

Em instantes mais informações.

Foto reprodução

Sorriso: Reunião discute ações da Recuperação e Duplicação da BR-163

0

Na tarde de hoje (7)  lideranças políticas,   Sindicato Rural, Aprosoja, Acrismat, Fórum Agro, representantes do Poder Executivo, da Assembléia Legislativa e líderes comunitários se reuniram com o vereador Wanderley Paulo, presidente da Frente Parlamentar de Vereadores MT-PA e com o vereador Celso Kozak, na Câmara de Vereadores, para tratar da divulgação  do Movimento em Prol da Recuperação e Duplicação da BR-163,  que acontecerá no  próximo dia 17  às 15 horas ao lado da Fiagril em Sorriso.

A rodovia que mais gera riqueza é  a que mais mata foi a colocação de cada participante.

Wanderley explicou a importância do movimento e a necessidade da população estar presente no ato. “Não podemos permitir mais mortes em nossa rodovia e hoje todos os municípios do eixo da BR no Estado de Mato Grosso e Pará querem a recuperação  e duplicação  já”, pontuou .

Todos os presentes puderam pontuar os gargalos da BR-163  e a importância do movimento para que as lideranças  federais entendam os problemas que empresários, caminhoneiros, agricultores e todos os que usam a rodovia enfrentam diariamente.

DA ASSESSORIA

4º Circuito Extreme reuniu 200 ciclistas em Sorriso neste domingo

0

O 4º Circuito XCM Extreme de Sorriso foi realizado neste domingo (06) e contou com a participação de 200 ciclistas.

A largada aconteceu às 7 horas, da Praça dos Ypês, e o desafio foi de 70 quilômetros nas categorias “Competição” e “Passeio”.

O desafio de ciclismo teve premiação de troféus para: 1° ao 5° lugar geral, no masculino e feminino; nas faixas etárias, até 17 anos, 18 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e 50 anos acima, no masculino; e até 35 anos e 35 anos acima, no feminino. Na categoria Passeio (ciclo turismo) teve premiação de troféu do 1º ao 15º colocado, no masculino e feminino

O evento foi promovido pela Total Sport Fit, com apoio da Prefeitura Municipal de Sorriso, por meio da Secretária Municipal de Esporte e Lazer e empresas privadas do Município.

Segue abaixo as tabelas de classificação de todas as categorias.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Esforço coletivo garante um novo refeitório para a PM

0

Espaço passou por reforma completa e ganhou novo mobiliário

Trabalho conjunto, esforços integrados, foco em resolver demandas e avançar em resultados. O quartel da 12.º Batalhão da Polícia Militar de Sorriso passa a contar com um refeitório completamente remodelado. Com mão-de-obra de reeducandos, via projeto Mão Amiga,  com aval de conselhos de segurança, assim como da Prefeitura de Sorriso, concessionárias e empresas privadas, o refeitório ganhou nova cara e muito mais funcionalidade.

Durante a celebração de entrega da reforma, realizada na manhã desta segunda-feira (7 de março), o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, destacou o quanto as atividades promovidas de maneira integrada com a iniciativa privada ganham agilidade. “Por meio do GGI, que é o Gabinete de Gestão Integrada de Sorriso, podemos partilhar responsabilidades, e, sem vaidades, conduzir processos de maneira mais rápida e eficiente”, contextualizou o gestor, aproveitando a oportunidade para enaltecer o trabalho desenvolvido pelo coronel Nerci Adriano Denardi, sorrisense e ex-comandante-geral da PM, responsável pela construção do quartel, ainda em 2007, quando estava à frente do 12.º BPM.

Em sua fala, o gestor informou ainda que a parceria com as forças de segurança em Sorriso segue em outras frentes, como ações de melhoria que estão sendo realizadas na 6.ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “É um trabalho contínuo, intenso e sempre articulado com outras esferas, como o Judiciário, o Ministério Público, o Legislativo, conselhos e demais instituições e, desta maneira, estamos avançando na construção de uma nova delegacia para a Polícia Judiciária Civil, na viabilização de um novo quartel para o Corpo de Bombeiros e agora também, de um prédio para a Força Tática”.

O trabalho no refeitório, que foi executado em três meses, consistiu na demolição e construção de paredes, regularização de contrapiso; instalação de um novo piso, instalação de ponto de água e de esgoto; substituição de portas; troca do antigo forro de PVC por forro de gesso; instalação de luminárias, entre outros serviços que mudaram totalmente o antigo layout e garantiram um ambiente agradável e confortável para o momento da refeição dos policiais. O local também passou a contar com novos móveis e eletrodomésticos.

 O local ficou 14 anos sem reforma e, por conta do desgaste provocado naturalmente pelo tempo, somado a seu uso ininterrupto seja à noite, seja de dia, estava em uma situação bastante precária. “Como representante do Conseg, verifiquei que a situação estava realmente precária e junto com a Prefeitura, com o Judiciário e com outros parceiros, hoje este projeto, que nasceu como um sonho, foi realizado”, comentou o presidente do órgão, Gilvano D’Ávila.

Comandante do 12.º Batalhão, o tenente-coronel PM Jorge Almeida reiterou a importância do esforço coletivo neste processo. “Só tenho a agradecer a todos os envolvidos, e, em especial à Prefeitura de Sorriso, que segue com ações de reforma no nosso Batalhão”, afirmou. De acordo com dados da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), estão sendo executados serviços de melhoria no alojamento, refeitório, corredores, auditório e no núcleo da Força Tática. Segundo o comandante, cerca de R$ 100 mil foram destinados à reforma do refeitório, lembrando que a mão-de-obra foi via Mão Amiga, com o trabalho de reeducandos do Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS). “Sem dúvida, a colaboração da Polícia Penal e do Judiciário foi igualmente indispensável neste processo”, acrescentou o PM.

“Esta obra se traduz em valorização profissional e mais qualidade de vida para nossos policiais, o que se reflete na melhoria constante da prestação de serviço à população”, declarou o responsável pelo 3.º Comando Regional da Polícia Militar,  conronel PM Wesney Sodré.

Além dos representantes da PM e da Prefeitura de Sorriso, também integraram a cerimônia representantes de conselhos forças de segurança e do Judiciário.

DA ASSESSORIA

Governador afirma que Estado precisa de qualificação pois vive “apagão” de mão de obra

0

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, apresentou nesta segunda-feira (07.03), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário, iniciativa que vai oferecer junto às prefeituras e ao Sistema S qualificação profissional para trabalhadores desempregados dos 141 municípios de Mato Grosso.

“Nosso Estado vive hoje um apagão de mão de obra, frente ao volume de investimentos que o Governo do Estado, as prefeituras e também a iniciativa privada vêm fazendo. Então, qualificar é ferramenta importante para que a gente possa melhorar nosso índice de desemprego, já somos o segundo melhor estado nesse quesito, mas podemos seguramente nos tornar o estado com maior geração de emprego do Brasil”, afirmou o governador Mauro Mendes.

De acordo com o chefe do Executivo, a expectativa é de que o programa possa contribuir para a qualificação da mão de obra e, com isso, impulsionar o Estado para a liderança nacional da geração de empregos. Atualmente, Mato Grosso é o segundo colocado no ranking da região Centro-Oeste, segundo dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério da Economia.

“Esse programa é uma alternativa importante para criar oportunidade para jovens, mulheres e também para aqueles que já passaram da casa dos 50 anos, e foi concebido com muita perspicácia e inteligência porque ele vai, ao mesmo tempo, criar oportunidade dessas pessoas prestarem serviço voluntário junto às prefeituras – nas suas diversas áreas –, mas cria também uma exigência de que essas pessoas se qualifiquem nos diversos programas do Governo Federal e também pelo Governo de Mato Grosso”, destacou o governador.

O Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário foi criado a partir da Medida Provisória 1099/22 e oferece, além de uma bolsa (que observa o valor do salário-mínimo hora), auxílio transporte (opcional) aos participantes, além de mais de 200 cursos de qualificação.

A ação, segundo o ministro Onyx Lorenzoni, visa amenizar os impactos sociais no mercado de trabalho causados pela pandemia da Covid-19 e acompanha a expectativa do Governo de retomada da economia para este ano.

“Nós estamos trabalhando na criação de uma rampa, para que esses 40 milhões de brasileiros que hoje vivem na informalidade atravessem da experiência e da qualificação para o mundo formal”, ressaltou.

O Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário prioriza jovens entre 18 e 29 anos, e também os trabalhadores acima de 50 anos que estão fora do mercado há mais de dois anos. A participação dos municípios é opcional e a organização local das atividades, bem como o pagamento da bolsa qualificação, ficará a cargo das prefeituras. Já os cursos serão ofertados pelos serviços nacionais de aprendizagem e pelo Sebrae, priorizando qualificação nas atividades econômicas mais importantes no município e em sua região.

“A gente vem acompanhando os governos do Estado e Federal preocupados com essa demanda pós-pandemia e em trazer essas pessoas mais vulneráveis para o mercado de trabalho. Esse programa é não só importante, mas necessário para que a gente consiga inserir nossa população, principalmente aqueles que mais necessitam de qualificação, para o mercado formal”, frisou o prefeito de Juína, Paulo Veronese.

As experiências bem-sucedidas no âmbito do Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário receberão o Prêmio Portas Abertas como reconhecimento, o que permitirá ainda a divulgação das boas práticas para inspirar outros municípios. O Prêmio será implementado por meio de parcerias com outras instituições.

“O Brasil vive um momento onde o reaquecimento da economia encontra algumas travas, uma delas é a falta de pessoas qualificadas. O programa é muito bom porque age em duas frentes: naquelas pessoas que estão chegando ao mercado de trabalho, abaixo de 30 anos, e também pessoas com mais de 50 anos que, sendo requalificadas, podem ocupar outras posições. O Senai de Mato Grosso está preparando uma estratégia de atuação junto às prefeituras para atender essa população e esse programa que, sem dúvida, vai ser muito importante para o nosso Estado”, pontuou o presidente do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira. 

A solenidade de apresentação do Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário contou com a presença de secretários de Estado, prefeitos, representantes dos setores produtivos, da presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputada Janaina Riva, dos deputados estaduais Dilmar Dal’Bosco, Elizeu Nascimento, Dr. Gimenez, Dr. João, Nininho e Gilberto Cattani, dos deputados federais Neri Geller, José Medeiros e Leonardo Albuquerque, do conselheiro corregedor do Tribunal de Contas, Guilherme Maluf, e do superintendente Regional do Trabalho em Mato Grosso, Eduardo de Souza.

Patrulha Maria da Penha zera casos de feminicídios entre mulheres acompanhadas pelo programa

0

A Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar de Mato Grosso não registrou nenhum caso de feminicídio entre as 3.177 mulheres acolhidas e acompanhadas pelo programa, no ano de 2021. Os dados relativos ao ano passado foram apresentados durante uma solenidade, na manhã desta segunda-feira (07.03), no auditório do Comando-Geral da PM.

De acordo com os dados apresentados, foram recebidas pelo programa, o total de 7.612 medidas protetivas de urgências. Deste número, houve descumprimento da ordem judicial em apenas 110 casos, resultando em uma eficiência de 99% na fiscalização das medidas protetivas. Ainda segundo o balanço, houve reincidência da violência doméstica e familiar em 123 casos, causando 96% de efetividade na prevenção de novos crimes contra as vítimas acompanhadas pelo programa. 

No evento da manhã desta segunda-feira (07), o comandante-geral da PMMT, coronel Jonildo José de Assis, destacou os dados positivos apresentados e a importância da proteção às mulheres vítimas de violência. “Vimos neste relatório o quão importante é estarmos atentos, incentivando e assim melhorando cada dia mais as ações da Patrulha”. 

A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas, destacou o papel da Polícia Militar na execução do programa. A magistrada ainda mencionou que o TJMT possui um projeto chamado ‘Quebre o Ciclo’, em que a mulher vítima de violência doméstica pode acionar uma medida protetiva via aplicativo e ainda obter acompanhamento pela Patrulha Maria da Penha. 

A coordenadora de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, responsável pelo projeto, tenente-coronel Emirella Martins, afirmou que os números são satisfatórios, pois conseguiu alcançar o objetivo que é evitar a ocorrência de feminicídios entre as acolhidas. “O índice de reincidência e de descumprimento das medidas foram bem baixos, sinal de que estamos no caminho certo”.

Em 2021, o programa ampliou a abrangência de 15 para 64 municípios no Estado; realizou 13.135 atendimentos, entre visitas solidárias às vítimas, encaminhamentos para outras instituições (como saúde, educação, serviço social e outros), além de palestras, lives, blitz educativas e capacitações. A Patrulha Maria da Penha também visitou 2.500 homens monitorados e realizou a prisão de 45 agressores que descumpriram as medidas judiciais.

Também participaram da solenidade o coronel Paulo Cesar da Silva, comandante da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM (Deip); coronel Edvan Manoel de Azevedo, comandante do Comando Especializado da PM (Cesp); o senador da República Jayme Campos; a deputada federal Rosaneide; a vereadora de Cuiabá, Michelly Alencar, entre outras autoridades civis e militares.

Hallef Oliveira | PMMT