Segunda-feira,22 Junho 2026
BANNER 02
prefeitura
Início Blog Página 611

Sorriso tem cerca de 30% da população recebendo benefícios sociais

0

O Município tem hoje 10.191 famílias inclusas no CadÚnico

Ao contrário do que se imagina, a Capital Nacional do Agronegócio, que se destaca pela sua extensa produção e concentração de grande parte da renda do País, tem também uma parcela expressiva da população que depende dos programas sociais do Governo Federal e dos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).  

Com base no perfil socioeconômico das 10.191 famílias sorrisenses inclusas no Cadastro Único (CadÚnico), é possível verificar que o município tem, atualmente, um total de 27.719 pessoas cadastradas, que se for comparar com a estimativa populacional do IBGE, equivale a 29,19% da população.

Esses dados foram apresentados nesta manhã (11) ao prefeito Ari Lafin, pela primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro e pelo coordenador do CadUnico/PAB, Gabriel Saboia de Almeida.

De acordo com o levantamento,o Município conta com 1.310 famílias em situação de extrema pobreza, o que representa em torno de 3 mil pessoas com renda per capita (por pessoa) de até R$ 105,00. Que se caracterizam em situação de pobreza, com renda per capita que varia de R$ 105,00 e R$ 210,00 mensais, são 1.460 famílias, equivalente a aproximadamente 5 mil pessoas. As famílias consideradas de baixa renda somam 3.811, com renda per capita entre R$ 201,00 e R$ 606,00, em uma média de 11 mil pessoas. Famílias com renda superior a meio salário mínimo per capita somam 3.610, que corresponde a aproximadamente 7 mil pessoas.

Em 2022, o Governo Federal estabeleceu 3 programas de benefício social voltados para a população de baixa renda.O Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) é pago às famílias que possuem renda mensal per capita entreR$105 e R$210, que abrange as pessoas em situação de extrema pobreza e de pobreza.Ovale-gás e a tarifa social de energia são direcionados para as famílias com renda de até meio salário mínimo, R$606.

Dentre os outros benefícios do cadastro único ofertados estão: a Carteira do Idoso, para pessoas com 60 anos ou mais e renda individual de até 2 salários (R$ 2.424,00); o Benefício de Prestação Continuada (BPC), para idoso (65 anos), deficiente (qualquer idade) e doenças graves; e o vale gás, ofertado para famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo, inclusive as famílias beneficiárias de programas de transferência de renda implementados, e as famílias que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o BPC.

De acordo com a secretária Jucélia, a Assistência Social promove diversas ações no sentido de minimizar essas desigualdades. Dentre elas, a gestora destaca os benefícios da Cesta Básica e do Vale Gás, oferta de cursos profissionalizantes e as doações realizadas através do Armazém Social. “Precisamos levar a realidade ao conhecimento de todos, porque temos sim pessoas carentes em Sorriso, muitos, inclusive, em situação de extrema pobreza. Esse diagnóstico é discutido permanentemente pela Assistência Social e nosso grande desafio é como inserir essa parcela da população na sociedade, dando condições para que se mantenham”, destaca.  

“De posse desse diagnóstico, é possível ver que temos hoje, de uma população estimada em 120 mil habitantes, uma média de 30 mil pessoas que dependem diretamente da Assistência Social. Chega a ser um contrassenso, um município que chama a atenção pela sua riqueza, ter um enfrentamento social tão expressivo. Para que consigamos inserir essas famílias em situação de vulnerabilidade social estamos intensificando a oferta de cursos de capacitação, para que se profissionalizem e consigam melhorar a renda familiar; além, claro, da industrialização do município que está bastante acelerada, com geração de emprego e renda”, frisa Ari.

O prefeito frisou que, por meio do Auxílio Brasil, o município de Sorriso assegura, por ano, em torno de R$ 14 milhões circulando na cidade, aquecendo o comércio e impulsionando a economia local.

DA ASSESSORA

Sorriso: Veículo tomba em acidente no bairro Rota do Sol

0

Por volta do meio dia de hoje(11), ocorreu uma colisão no cruzamento da rua Alameda das Torres e Rua do Sol, no bairro Rota do Sol, em Sorriso e envolveu um veiculo Fiat Toro e uma Santa Fé.

Com a colisão o veículo Fiat Toro acabou tombando.

No veiculo Santa Fé estava uma gestante e duas crianças que foram conduzidas ao hospital para atendimento médico, porém sem ferimentos aparentes.

Foto divulgação

Sorriso: Três são presos após tentarem assaltar Ciclista

0


Três indivíduos foram detidos pela polícia militar na noite de ontem(10), após tentar cometer um assalto em via pública.

Um ciclista passou perto aos jovens que estavam próximo da praça das Fontes, centro de Sorriso e segundo a denúncia os indivíduos tentaram abordá-lo pedindo para que parasse, dizendo que ele teria perdido.

A vitima saiu em disparada com a bicicleta e acionou a polícia que conseguiu deter o trio.

No momento da abordagem foi localizado porções de droga próximo onde os suspeitos estavam. Posteriormente na delegacia foi encontrado mais drogas com os individios. Todos são menores de idade.

Foto reprodução

Sorriso: Individuos armados invadem residência e ficam 40 minutos com as vítimas

0
ILUSTRATIVA

Dois indivíduos invadiram uma residência na noite de quarta-feira(10), por volta das 22h30, na rua das orquidias, centro da cidade de Sorriso.

Após as vitimas serem rendidas os bandidos ainda permaneceram na residência por cerca de 40 minutos.

Na fuga os bandidos levaram diversas joias e uma arma de fogo.

Segundo as vítimas, ambos estavam armados.

Foto reprodução

Sorriso: Homem é extorquido ao trocar fotos intimas

0


Um golpe muito comum praticado atualmente pela internet deixou como virima um morador de 35 anos da cidade de Sorriso.


Segundo o homem, ele recebeu mensagens pelo facebook de uma jovem com a qual começou a conversar e após três dias ela pediu seu telefone e posteriormente comecaram a trocar fotos intimas. A pricipio o sorrisense teria enviado apenas uma foto, mas segundo o que consta da Depol, o homem logo teria apagado o envio e a mulher parou de lhe responder.


Posteriormente o homem recebeu mensagens de um homem dizendo ser pai da jovem, relatando que ela era menor de idade e ela tinha esquizofrenia, e lhe acusava de ter abusado de uma pessoa incapaz e que iria procurar as autoridades.


Mais tarde uma outra pessoa e se passando por policial, entrou em contato com o sorrisense e disse que ele teria problemas, mas que poderia resolver e a situação caso depositasse R$ 18 mil em uma conta bancária. A vitima disse que não tinha todo esse valor mas poderia repassar mil reais. O suposto policial aceitou a proposta e passou um pix para o depósito.


Posteriormente a vitima recebeu um novo contato do suposto policial que pediu mais R$ 4 mil. A vitima disse que tentaria pedir emprestado, e procurou a delegacia.

A PC esta investigando o caso.

Foto reprodução

Polícia Militar impede roubo à banco e prende dois homens em Cuiabá

0

A Polícia Militar impediu um roubo a uma agência bancária e prendeu em flagrante dois homens, de 26 e 32 anos, no final da manhã desta quinta-feira (10.03), em Cuiabá. Na ação, a PM libertou vítimas que estavam sendo mantidas como reféns e apreendeu as armas utilizadas pelos criminosos.

Por volta de 11h, uma equipe da PM em rondas recebeu informações sobre o andamento de um roubo em uma agência bancária, no bairro Jardim Petrópolis. Os policiais se aproximaram e viram pelo vidro do estabelecimento, que os dois suspeitos estavam em pé com armas apontadas em direção às vítimas que ficaram deitadas no chão.

Policiais do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), do Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria), do 1º Batalhão da PM e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foram acionadas para prestarem apoio à ocorrência. Em seguida, as equipes entraram na agência bancária e deram voz de prisão aos suspeitos.

As vítimas afirmaram para os policiais que a dupla entrou no local, rendeu dois vigilantes (sendo um homem e uma mulher) e roubou as armas, que consistiam em dois revólveres calibre. 38. Os suspeitos ainda obrigaram todos a se deitarem no chão e realizaram ameaças durante todo o tempo.

Em revista pessoal aos suspeitos foi localizado um revólver calibre .38 com seis munições. Já com o segundo suspeito estavam duas armas roubadas dos vigilantes e um simulacro de arma de fogo guardado.

Diante dos fatos, os revólveres calibre .38 foram devolvidos para os vigilantes do banco. Uma motocicleta utilizada pelos suspeitos para o crime também foi apreendida. Os suspeitos e as vítimas foram encaminhados para à Central de Flagrantes para registro da ocorrência e demais providências cabíveis. 

Disque-Denúncia  

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Hallef Oliveira | PMMT

Polícia Civil cumpre 14 mandados contra envolvidos em homicídios de advogado no interior e de comerciante em VG

0

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta sexta-feira (11.03), a Operação Fassil para cumprimento de mandados contra alvos investigados por homicídios ocorridos em São José dos Quatro Marcos e Várzea Grande. As investigações conduzidas pelas Delegacias de São José dos Quatro Marcos e de Cuiabá identificaram diversas semelhanças entre os dois assassinatos, como os mesmos executores, as armas utilizadas e modus operandi, e apontam para possíveis crimes de mando.

A operação é coordenada pela Delegacia de São José dos Quatro Marcos, com a participação da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Cuiabá, e cumpre 14 mandados de prisão e de busca e apreensão nas cidades de Araputanga e Tangará da Serra. A operação conta com apoio das Delegacias Regionais de Cáceres e de Tangará da Serra.

De acordo com o delegado Edison Pick, a investigação teve início com o homicídio do advogado e empresário Francisco de Assis da Silva, proprietário do Grupo Fassil, em São José dos Quatro Marcos. A vítima foi morta com disparos de arma de fogo no dia 11 de outubro do ano passado, na frente de seu escritório, por dois atiradores.

No decorrer da apuração do crime contra o advogado e com a coleta de diversos elementos informativos, a Polícia Civil chegou à identificação dos executores, que também foram apontados como responsáveis pelo homicídio de um comerciante, em Várzea Grande. Este segundo crime ocorreu no dia 08 de agosto de 2021, no bairro Mapim, e vitimou Fredson Lima de Figueiredo, de 39 anos, e é investigado em inquérito instaurado pelo delegado Mário Santiago Jr, da DHPP. 

Foram decretadas as prisões dos executores, intermediários e mandante do homicídio contra Francisco de Assis, bem como a busca e apreensão domiciliar nos endereços dos alvos.

Em relação ao homicídio do comerciante de Várzea Grande, foram representadas as prisões e buscas contra os executores.

Investigações

A equipe da Polícia Civil em São José dos Quatro Marcos analisou imagens das câmeras da empresa do advogado e apurou as características físicas dos atiradores, assim como a ação da dupla e o movimento da vítima antes de morrer.

Logo após estacionar seu veículo em uma rua lateral, a vítima caminhou até a frente da empresa, porém, voltou até o veículo e pegou algo no banco do carona. Ao se afastar novamente do carro, algo lhe chamou a atenção do outro lado da rua em frente. Neste momento, o primeiro atirador chegou correndo e fez os disparos contra a vítima, em curta distância, que caiu no chão, e o criminoso continuou atirando. Depois, o segundo atirador fez um único disparo contra Francisco, com uma arma longa. Após o crime, a dupla correu para o outro lado da rua e saiu em alta velocidade em veículo  modelo hatch, prata.

A análise das imagens indica que a vítima não esboçou qualquer atitude que indicasse tentativa de fuga e que não tinha inimizade com qualquer um dos atiradores, evidenciando, na avaliação do delegado, que os atiradores eram pistoleiros e foram contratados para praticar o crime. Entrevistas com testemunhas, amigos e familiares, inicialmente, não apontaram qualquer motivação para a morte da vítima, assim como não apontaram qualquer desentendimento sério da vítima com qualquer pessoa.

Homicídio em VG

O delegado Mário Santiago, da DHPP de Cuiabá, explica que no decorrer das investigações, a troca de informações sobre outros homicídios ocorridos na região metropolitana de Cuiabá apontou que o crime contra Fredson Lima teria sido praticado por duas pessoas com características semelhantes às mesmas que assassinaram o advogado no interior do estado. As armas usadas e o veículo da fuga também guardavam semelhança.

O comerciante de Várzea Grande atuava com a compra e venda de veículos e foi morto quando chegava a sua residência, na tarde do domingo do dia dos pais, no ano passado.

A equipe de São José dos Quatro Marcos também identificou que os atiradores seguiram a vítima Francisco de Assis por várias ruas da cidade até o local onde a executaram. Os criminosos utilizaram o mesmo veículo também identificado nas investigações do crime cometido em Várzea Grande.

Diante das evidências encontradas nos dois crimes, inclusive no modo dos disparos e das armas utilizadas, as equipes de investigação das duas delegacias reuniram esforços nas investigações e conseguiram chegar à identificação dos atiradores e do veículo, um modelo Renault Sandero, prata.

Raquel Teixeira | Polícia Civil-MT

Governo investe R$ 224 milhões em obras para 5 municípios do Norte de M

0

O Governo de Mato Grosso assinou, nesta quinta-feira (10.03), a ordem de serviço para realização de obras em 177 quilômetros de rodovias estaduais na região Norte do Estado. Também foram assinados cinco convênios com as prefeituras da região para a realização de obras de infraestrutura e construção de duas escolas. No total, o Governo do Estado irá investir R$ 224 milhões que vão beneficiar os municípios de Sinop, Sorriso, Cláudia, Feliz Natal, Lucas do Rio Verde e Vera.

Foram assinadas as ordens de serviço para a pavimentação de três rodovias: um trecho de 15,32 km da MT-225, entre Feliz Natal e União do Sul; um trecho de 20,04 das MTs 443 e 487; e os 54,03 km da MT-560, saindo de Sorriso em direção a Tapurah.

No total são 89,3 km de estradas que ganharão asfalto novo, em uma região de grande produção agrícola, atendendo as necessidades de todos os cidadãos.

O governador Mauro Mendes, esteve no município de Sinop para assinar as ordens de serviço e destacou os avanços na infraestrutura de Mato Grosso. “É notório que o Governo de Mato Grosso faz hoje o maior pacote de investimentos da sua história. Vamos chegar ao fim desse ano com 2.500 km de chão virando asfalto”, afirmou.

Duas obras de restauração também tiveram seu início autorizado. Os 32,7 km da MT-225 entre Vera e a BR-163, e 55,04 km das MTs 443 e 487 terão todo o seu pavimento revitalizado, para garantir mais segurança aos motoristas. Serão 87,7 km recuperados.

O governador Mauro Mendes também autorizou o lançamento da licitação para recuperação dos 77 km da MT-423 entre Sinop e Cláudia, uma demanda dos moradores da cidade. Nesta semana, o rompimento de um bueiro provocou a interdição da rodovia. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) já está trabalhando no local, com a expectativa de finalizar os trabalhos em uma semana.

O secretário Marcelo de Oliveira destacou o volume de obras que são executadas na região Norte de Mato Grosso. “Entre Tangará da Serra e Apiacás, nós executamos 64 obras, estamos com 46 obras em execução, 50 pontes de concreto em andamento e, nos próximos dias, vamos lançar em torno de 50 obras”, afirmou.

Três convênios foram firmados com os municípios de Lucas do Rio Verde, Vera e Sinop, com a Sinfra-MT para obras de infraestrutura.

Um convênio assinado com a prefeitura de Vera, irá pavimentar 15 km da rodovia municipal Celeste, como parte do programa Agroestrada. Neste programa, a prefeitura apresenta um plano de trabalho, outros documentos e fica responsável por pelo menos 50% do valor da obra.

Outro convênio foi autorizado dentro do programa de Agroestrada, com o município de Lucas do Rio Verde para asfaltar a Linha 13.

Por fim, Sinop assinou um convênio com o Governo do Estado para realização de obras de rebitalização do asfalto em 844.597,66 m² de ruas da cidade. O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, destacou a realização dessas obras e também lembrou o investimento que o Governo fez com a compra de maquinários. 

O município assinou outros dois convênios na área da Educação, para construção de duas escolas. Uma unidade com 12 salas de aula no Residencial Nico Baracat e outra, também com 12 salas de aula, no Jardim Terra Rica.

Outros dois convênios foram anunciados durante o evento, mas ainda não estão prontos para serem assinados. Um é para a reforma do Campo de Futebol Tio Teco, em Feliz Natal, e outro para para pavimentação da Estrada da Nanci, com implantação de ciclovia, em Sinop.

O deputado federal Juarez Costa destacou que com essa estrada Sinop terá mais de 40 km de ciclovia, incentivando a prática esportiva. “Há três anos e três meses esse governo tinha mais de 80 obras paralisadas e devia mais de R$ 4 bilhões. Esse Estado não pagava os repasses que são constitucionais. Hoje nós vemos mais de R$ 200 milhões em investimentos”, disse.

O governador Mauro Mendes cumpriu agenda no município de Sinop nesta quinta-feira (10), onde também visitou as obras do centro socioeducativo do município e inaugurou o novo quartel do 3º Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar.

Acompanharam a visita do governador no município os deputados federais Neri Geller e Juarez Costa, os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco e Xuxu Dal Molin, os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil), Marcelo de Oliveira (Infraestrutura e Logística), Laice Souza (Comunicação), Alexandre Bustamante (Segurança Pública), Jordan Espíndola (Gabinete de Governo), Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão) e Silvano Amaral (Agricultura Familiar), os comandantes-gerais Alessandro Borges (Corpo de Bombeiros) e Jonildo José Assis (Polícia Militar), além dos prefeitos de Sinop, Roberto Dorner, de Sorriso, Ari Laffin, de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, de Vera, Moacir Giacomelli, de Feliz Natal, Toni Dubiella, de Cláudia, Altamir Kurten, e de Santa Carmen, Rodrigo Frantz, e outras autoridades locais.

Guilherme Blatt | Sinfra-MT

MT: Evento pré-feira apresenta linhas de crédito que estarão disponíveis para produtores rurais

0

Linhas de crédito disponíveis para apoiar o produtor rural, da agricultura familiar à larga escala. Essa foi a principal pauta da reunião realizada em Sorriso nesta manhã (10) no Sindicato dos Produtores Rurais durante o evento pré-feira “Show Safra 2022”. De acordo com o gestor da pasta de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), Marcelo Lincoln, além de produtores rurais e organizadores do evento, a reunião contou com a participação da diretoria do Banco do Brasil que apresentou as linhas de crédito que estarão disponíveis durante os quatro dias de feria (22 a 25 de março).

“O diferencial dessas linhas são as taxas de juros que serão aplicadas; todas tem descontos especiais e estão disponíveis para grandes, médios e pequenos produtores. A intenção é fortalecer o agro e para isso são ofertadas linhas para a produção em larga escala e também para agricultura familiar”, explica Lincoln.

O gestor adianta que, de acordo com a direção do Banco do Brasil, todas as linhas com taxas diferenciadas estarão disponíveis para consulta e aceso durante o Show Safra que será realizado no Município vizinho, Lucas do Rio Verde, entre os dias 22 e 25 de março. “É mais uma oportunidade que nossos agricultores podem buscar, estudar e verificar a viabilidade de investimentos e necessidades dentro das suas propriedades”, pontua.

Show Safra 2022

Organizado pela Fundação Rio Verde, o Show Safra é um avento anual. De acordo com dados da própria Fundação, o evento tem foco técnico e comercial para temas relacionados ao agronegócio, incluindo discussões de assuntos socioeconômicos pertinentes à atividade agropecuária. Durante os quatro dias de feira são discutidas as culturas da safra principal e segunda safra, além da feira de máquinas, equipamentos, produtos e serviços.

Neste ano, o evento é aguardado com expectativa, já que em 2020, devido à pandemia, foi encerrado antes do prazo; e, em 2021 não chegou a ser realizado também em decorrência da pandemia causada pela covid-19.

DA ASSESSORIA

MT: Parlamentares querem ampliar o número de hospitais que atendem pacientes SUS via consórcio

0

Ainda cumprindo agenda na capital mato-grossense, nesta quarta-feira (9), os vereadores Leandro Damiani e Rodrigo Machado protocolaram, com a presidente da Assembleia Legislativa, Janaína Riva, um ofício solicitando apoio da parlamentar para viabilizar o credenciamento de novas unidades hospitalares de Sorriso no programa Mais MT Cirurgias.

“O programa Estadual realiza procedimentos cirúrgicos por meio do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, porém o número de prestadores de serviços é pequeno e há muitos pacientes na fila esperando por cirurgias consideradas urgentes. Precisamos ampliar o número de unidades de saúde e credenciar outros particulares de Sorriso para atender pelo SUS”, explica Damiani.

O Consórcio reúne 15 municípios da região médio norte de Mato Grosso. Segundo o documento entregue à deputada estadual, apenas dois hospitais atendem os pacientes de Sorriso com procedimentos e alta e média complexidades, sendo um de Lucas do Rio Verde e outro de Nova Mutum.

“Em Sorriso há dois hospitais que tem interesse em se credenciar ao programa, ampliando a rede de atendimento para o município e todos os outros que integram o consórcio. Esperamos que a deputada Janaína Riva consiga fazer gestão junto à Secretaria de Estado de Saúde”, ressalta o presidente da Câmara.

DA ASSESSORIA