Início Cidades Sorriso Número de alvarás de construção neste ano já supera em quase 40%...

Número de alvarás de construção neste ano já supera em quase 40% o acumulado de 2019

0

“Uma engrenagem, um setor refletindo no outro e trazendo resultados positivos para a coletividade” . A análise é do secretário municipal da Cidade, Ednilson de Oliveira, com base nos números de alvarás de construção emitidos pela pasta.

Neste ano, de janeiro até agora, foram liberados 1.616 alvarás de construção pela Secretaria Municipal da Cidade (Semcid), quase 40% a mais que todos os emitidos no ano passado, que chegou à marca de 1.160 documentos. Somente o mês de outubro respondeu pela emissão de 198 liberações.  No mesmo período de 2019, foram 117, mesmo número registrado em 2018.

No acumulado de 2018, foram registrados 928 alvarás, sendo que somente em junho e julho o número chegou à casa da centena (106 em junho e 108 em julho, respectivamente). Falando em centena, 2020 já começou com três dígitos neste setor, com janeiro respondendo por 120 liberações. A explicação para o “boom” no setor está em um fator propulsor da engrenagem citada lá no início do texto: a desburocratização para a instalação de novas empresas no município.

“Primeiro, deve-se à grande oferta de vagas de emprego por conta da vinda de várias empresas de grande porte; segundo, que, com emprego, as pessoas começam a construir e ao construir contrataram todos os profissionais da área (engenheiro, pedreiros, pintores) ao construir as empresas de materiais de construção vendem mais e contratam mais”, enumera o gestor, acrescentando que os juros baixos para o financiamento da casa própria também estão nesta lista. “É uma engrenagem que faz tudo melhorar, mercados, restaurantes, lojas de roupas, etc.”, contextualiza.

Texto: Nádia Mastella
Fotos: Internet