Início Cidades Mato Grosso MT: PF combate contrabando de cigarros eletrônicos

MT: PF combate contrabando de cigarros eletrônicos

0

RONDONÓPOLIS/MT. Polícia Federal, em ação conjunta com Receita Federal, deflagrou na manhã desta quinta-feira, 25/08, a operação EVALI, com finalidade combater contrabando e descaminho de cigarros eletrônicos e seus acessórios.

As investigações apontaram a comercialização ilegal de produtos de origem estrangeira, trazidos, principalmente, de Pedro Juan Caballero/Paraguai, através da malha rodoviária, até a cidade mato-grossense.

Desde 2009, os cigarros eletrônicos e seus acessórios têm importação e comercialização proibidas por força da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 46, de 28 de agosto de 2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O nome da operação EVALI é alusão a uma lesão pulmonar associada ao uso de cigarro eletrônico, sendo descrita pela primeira vez em 2019, nos Estados Unidos, em usuários de vaping.

Acredita-se que tenha relação com um diluente utilizado nesses dispositivos que afetam o pulmão, causando um tipo de reação inflamatória no órgão. As investigações continuam, e os responsáveis poderão ser responsabilizados por contrabando e descaminho.

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso