Início Cidades Sorriso MT: Bope forma 11 policiais em curso para uso de cães em...

MT: Bope forma 11 policiais em curso para uso de cães em operações de segurança

0

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar formou 11 policiais no 5º Curso de Cinotecnia Policial (CPP), nessa sexta-feira (1°.12). A solenidade de encerramento foi realizada no auditório do Comando-Geral da PMMT, em Cuiabá.

O curso tem como objetivo principal capacitar agentes de segurança para a correta utilização e integração de cães no ambiente das ocorrências policiais.

A turma do curso foi composta por policiais militares de Mato Grosso, Amazonas e Goiás, agentes da Polícia Penal, um investigador da Polícia Judiciária Civil e um militar do Exército Brasileiro.

Durante pouco mais de um mês, os alunos passaram por aprendizados teóricos e práticos sobre a operacionalidade do canil, a preparação de policiais para a condução e adestramento de cães em ações policiais, e suas complexidades e capacidades de atuação em ocorrências de grande potencial.

O coordenador de Operações do Bope, major Saulo Monteiro, explicou que o uso de cães também é uma estratégia para a segurança pública.

“A parceria entre homem e cão surge como uma resposta estratégica inigualável, e não se trata apenas de uma colaboração, mas de uma ligação entre habilidades em cenários de crises como reféns, ocorrências com artefatos explosivos, combate ao crime organizado, entre outras”, afirmou. 

O diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip) da PMMT, coronel Januário Batista, ressaltou a parceria com as policiais militares de outros Estados e das demais forças de segurança de Mato Grosso, no compartilhamento de conhecimento.

“Agradeço pela confiança à Polícia Militar e ao Bope, que é o difusor desta doutrina de operações com cães em Mato Grosso, pois sabemos que este curso se trata de mais uma ferramenta de combate à criminalidade e controle social, para transferir ao cidadão de bem a segurança necessária para se viver em sociedade”, finalizou.

Canil do Bope

Um dos pioneiros na utilização de cães como auxílio em ocorrências, o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Mato Grosso possui um canil com seis cães, cada um com seu condutor, e com três treinadores, responsáveis pelo condicionamento físico e treinamentos específicos para as atividades de policiamento. Os animais do Bope são da raça pastor belga de malinóis, border collie e pastor alemão.

DA ASSESSORIA