Início Cidades Sorriso Legislativo e Executivo se unem em busca de novos leitos de UTI...

Legislativo e Executivo se unem em busca de novos leitos de UTI Covid para Sorriso

0

A busca pela instalação de novos leitos de UTI Covid-19 em Sorriso continua e o Legislativo Municipal está empenhado em disponibilizar novas unidades o quanto antes para o município. Nesta manhã (10), os vereadores estiveram reunidos com o Executivo para debater o assunto e buscar possíveis soluções.

Entre os apontamentos esteve a possibilidade do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima em disponibilizar, de imediato, cinco leitos para atendimento de UTI Covid-19, podendo, posteriormente, subir esse número para até dez leitos. A parceria depende da avaliação da vigilância sanitária estadual, prevista para vir a Sorriso amanhã (11).

Após a reunião na Prefeitura, os parlamentares acompanharam uma comitiva de empresários e médicos que estão no município para analisar outros locais para a instalação desses leitos. “Precisamos ter outras opções para a implantação das UTIs. Já cobramos o governador, os deputados estaduais e o secretário de Estado de Saúde, várias vezes. Sugerimos ao Estado que acelere a reforma do Hospital Regional de Sorriso para implantar mais dez leitos na nova estrutura”, afirma o presidente da Câmara, Damiani da TV (PSDB).

O vereador acrescenta que mantém contato direto com o Estado e toda a Casa de Leis está empenhada em resolver essa questão. “Desde a semana passada estamos em contato com os deputados e soubemos que o secretário Gilberto Figueiredo visitou o Hospital Regional de Sorriso e se comprometeu em acelerar a reforma. Todos os vereadores estão empenhados nessa busca”, frisa.

Durante coletiva, o prefeito Ari Lafin explicou que o Estado repassa R$ 2 mil/dia para hospitais privados com leitos credenciados no SUS, valor insuficiente para manutenção do leito. “Estamos, juntamente com a Câmara de Vereadores, dispostos a complementar o valor necessário. Vale lembrar que, assim que um leito é credenciado no SUS, ele necessita atender qualquer paciente e não somente do município”, lembrou.

DA ASSESSORIA