Início Cidades Sorriso Lançado em Sorriso programa que leva consciência cidadã às escolas

Lançado em Sorriso programa que leva consciência cidadã às escolas

0

Escolas municipais de Sorriso serão contempladas com o programa ‘Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania’, da Controladoria-Geral da União (CGU).

Nesta manhã (14), o programa foi lançado na Escola Municipal Jardim Bela Vista e será desenvolvido com as turmas de 5º Anos, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e a Controladoria Geral do Município (CGM).

Segundo o Controlador Geral do Município, Laércio Garcia, o programa objetiva formar crianças responsáveis socialmente, participativas, éticas  e conscientes de seus deveres. A ideia, de acordo com as temáticas trabalhadas, é envolver não somente os estudantes, mas as famílias e a comunidade em que se inserem. Neste contexto, a Controladoria Geral do Município e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura exercerão importante papel, incentivando os participantes e monitorando o andamento das ações e resultados. 

“Temos empreendido esforços para que o material desenvolvido pela CGU para aplicação do programa alcance o maior número de estudantes possíveis. Todas as iniciativas voltadas à boa estruturação da sociedade são válidas e devem ser apoiadas, principalmente quando o ponto de partida são as crianças, que se encontram em processo de formação e necessitam ser acompanhadas para o correto direcionamento de suas condutas”, afirmou Laércio. 

Os alunos receberam material didático-pedagógico do programa que, com a participação dos personagens da Turma da Mônica, aborda de forma lúdica os temas relacionados à ética e cidadania e são alinhados aos objetivos gerais e específicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Esse programa irá despertar nos estudantes o senso de cidadania, de ética e de responsabilidade social, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e participativos na sociedade”, frisou a gestora de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.

O lançamento contou também com a presença do vice-prefeito, Gerson Bicego; equipe técnica da controladoria; direção, coordenação e professores da unidade escolar.  

DA ASSESSORIA