Início Cidades Mato Grosso Justiça de MT determina que militar mulher receba mesmo salário que colegas...

Justiça de MT determina que militar mulher receba mesmo salário que colegas do sexo masculino

0

A Justiça de Mato Grosso determinou que uma militar, do sexo feminino, receba a aposentadoria igual aos colegas dela, do sexo masculino. A Turma Recursal Única do Poder Judiciário concedeu a equiparação salarial de 4% à policial. A decisão foi divulgada nesta terça-feira (6).

A militar solicitou à Justiça receber o mesmo valor de salário que um militar em igual situação.

O montante a menos que ela recebeu, quando se aposentou em 2016, chegava a R$ 351. Por conta disso, os magistrados entenderam que proporcionalmente ela realmente estava desfavorecida em comparação aos seus colegas de farda.

“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança à propriedade, nos termos seguintes: homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição”, ponderou o relator Sebastião de Arruda Almeida.

A Justiça ainda entendeu que há as mesmas vantagens funcionais aplicadas ao policial militar que se aposentou proporcionalmente ao tempo de serviço.

A policial também ganhará o pagamento das diferenças salariais desde que se aposentou.

G1MT