Em uma rede social, a juíza Christiane Neves, da 2ª Vara de Família e Sucessões de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, postou nesta quarta-feira (29) uma mensagem alertando as pessoas sobre o uso do nome dela para aplicar golpes e clonar o WhatsApp das pessoas.
Em publicação no Instagram, ela relata que um número com prefixo 11 está ligando e pedindo para confirmar o código de segurança do WhatsApp. Assim, os golpistas conseguem clonar a rede social e pegar os dados das pessoas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/d/O/jxcZI1QcuutEWXV5bTPw/juiza.jpg)
Juíza diz que não está pedindo dados de ninguém — Foto: Instagram/Reprodução
A magistrada destaca que não ligou para ninguém com o objetivo de pedir dados pessoais. “Por favor, não ligo e nenhuma pessoa de minha assessoria liga para tal finalidade”, afirma.
Golpes pela internet estão cada vez mais comuns. Clonagem de cartão, golpe em sites de compra e venda e em redes sociais. Com as clonagens, os bandidos podem ter acesso aos dados pessoais, dados bancários e efeituar compras com cartões.
O crime de estelionato exige quatro requisitos para sua caracterização: obtenção de vantagem ilícita; causar prejuízo a outra pessoa; uso de meio de ardil, ou artimanha, enganar alguém ou a leva-lo a erro.
A pena é reclusão de um a cinco anos, e multa.