Início Cidades Brasil Jaguatirica é confundida com ‘gatinho’ ao invadir casa e assustar cães em...

Jaguatirica é confundida com ‘gatinho’ ao invadir casa e assustar cães em SP

0

Uma pequena jaguatirica (Leopardus pardalis) foi encontrada no quintal de uma casa em Itanhaém, no litoral de São Paulo, e resgatada por agentes da Polícia Militar Ambiental. Inicialmente, o animal havia sido confundido com um gato pela proprietária da residência, que pediu auxílio das autoridades.

Segundo informações da PM Ambiental obtidas pelo G1 nesta segunda-feira (17), uma moradora do bairro Cibratel pediu auxílio para retirar um animal que havia entrado em sua casa. No telefone, ela disse que se tratava de um ‘gato valente’, que afugentou dois cachorros ao ser confrontado.

Durante a conversa, o policial questionou a respeito das características do animal e chegou a conclusão de que se tratava de uma jaguatirica. Com isso, a moradora foi orientada a se manter afastada e fechar as portas da casa, evitando que os cachorros se aproximassem novamente.

A equipe da Polícia Militar Ambiental compareceu ao local e confirmou que se tratava de uma jaguatirica jovem, um animal silvestre nativo do Brasil, acuado no fundo do quintal. Com técnica e utilização de equipamentos adequados, os agentes realizaram o resgate animal.

Um médico veterinário observou as condições do animal e decidiu pela libertação na natureza. A jaguatirica foi transportada e libertada em área afastada do município, cercada por vegetação, para retornar a vida livre.

G1