O governo estadual revogou todos as medidas previstas em 11 decretos estabelecidos desde o início da pandemia de Covid-19 e manteve apenas a obrigatoriedade do uso de máscara em Mato Grosso.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!O uso da máscara deve ser mantido, inclusive, por pessoas que já estejam imunizadas.
Conforme o governo, a medida foi tomada após a redução de novos casos e de mortes em decorrência da doença.
Entre as medidas que foram extintas estão:
- I – isolamento;
- II – quarentena;
- III – determinação de realização compulsória de:
- a) exames médicos;
- b) testes laboratoriais;
- c) coleta de amostras clínicas;
- d) vacinação e outras medidas profiláticas; ou
- e) tratamentos médicos específicos;
- IV – estudo ou investigação epidemiológica;
- V – exumação, necropsia, cremação e manejo de cadáver;
- VI – requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa.
Além disso, está revogada a criação do Grupo de Trabalho Central (GTC), que tinha por objetivo acompanhar, apoiar e promover a articulação de ações integradas de caráter emergencial para o enfrentamento da covid-19 nos territórios indígenas.
Além disso, o GTC podia acompanhar, articular e apoiar ações realizadas pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas do Araguaia, Cuiabá, Kayapó-MT, Xavante, Xingú e Vilhena no que tange à implementação de seus respectivos Planos de Contingência Distritais, sobretudo as ações que requerem maior urgência para a contenção da contaminação de covid-19 no interior das aldeias.
Também foi revogada a jornada reduzida de trabalho, com 6h ou 8h.
Nesse domingo (3), Mato Grosso registrou 106 internações em UTIs públicas e 65 em enfermarias. A taxa de ocupação de leitos está em 33% para UTIs e 11% em enfermarias.
G1MT
