Início Cidades Mato Grosso Gefron capacita policiais de cinco estados brasileiros em ações de inteligência

Gefron capacita policiais de cinco estados brasileiros em ações de inteligência

0

O Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) compartilha durante o mês de janeiro sua experiência em ações de inteligência no combate aos crimes na região de fronteira com a Bolívia. O primeiro Curso Base de Inteligência capacitará 41 policiais de Mato Grosso e outros cinco estados brasileiros. O Gefron é referência nacional em sua área de atuação.

O curso começou nesta segunda-feira (16.01), tem carga horária de 124 horas-aula e será realizado até o fim deste mês, com aulas teóricas e práticas na região de fronteira.  Além de instrutores do próprio Gefron, o curso também trouxe policiais com longa experiência na área de inteligência de outros estados para ministrar a capacitação.

O coordenador do Gefron, tenente-coronel PM Manoel Bugalho Neto, destaca que o treinamento faz parte da Política de Capacitação Continuada da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), que constantemente busca aprimorar a atuação do agrupamento no enfrentamento aos crimes na região de fronteira.

“As informações e o conhecimento compartilhados no curso auxiliam as tomadas de decisões de nível estratégico, tático e operacional, permitindo a adoção de medidas assertivas, tanto preventivas quanto repressivas. Neste contexto, o aperfeiçoamento permite trazer melhores resultados nas ações de enfrentamento aos crimes na região de fronteira do Brasil com outros países sul-americanos”, lembra.

De Mato Grosso, além dos policiais do Gefron de Mato Grosso, também participam das aulas agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), e soldados do Exército Brasileiro.

A primeira turma também é composta por policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) de Mato Grosso do Sul, Batalhão Policiamento de Fronteira (BPFron) do Paraná, Comando de Operações de Divisas (COD) de Goiás, Grupo Especial de Fronteira (Gefron) do Acre, além da Polícia Militar de Santa Catarina.