Posto Smile 550×100
PREFEITURA  DE  SORRISO
Início Editorias Educação Formações específicas potencializam os saberes de professores que atuam em projetos desenvolvidos...

Formações específicas potencializam os saberes de professores que atuam em projetos desenvolvidos na rede municipal de ensino

0

As férias escolares estão na reta final e o ano letivo já está de braços abertos para os quase 15 mil alunos que compõem a rede municipal de ensino. No dia 3 de fevereiro, com muita energia e uma curiosidade imensa para descobrir novos saberes, os alunos voltam a dar vida, cor, som e alegria para as 35 unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), entre escolas e Cemeis.

Enquanto os alunos desfrutam mais um pouquinho das férias, as equipes das unidades escolares já estão no processo de preparação para o novo ano letivo. Também sempre aprendizes, os professores estão passando por processos de renovação de conhecimentos.  Na segunda e na terça-feira da próxima semana (27 e 28), os profissionais envolvidos em projetos executados em parceria com  instituições passam por formações específicas. Vale lembrar que todos os professores, assim como estagiários da rede municipal passam por formações constantes.

Na Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt, nos períodos matutino e vespertino, a formação será destinada aos profissionais que atuam no projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), viabilizado em parceria com o Sebrae e focado no empreendedorismo. Neste ano, o JEPP será desenvolvido nas escolas municipais Leonel de Moura Brizola, Matilde Luiza Zanatta Gomes (Assentamento Jonas Pinheiro), Leôncio Pinheiro da Silva, Vila Bela, Primavera (distrito de Primavera), Francisco Donizete de Lima , Jardim Bela Vista, e também nas escolas dos distritos de Boa Esperança e Caravágio. Para os professores destas duas últimas escolas, a formação será on-line.

Simultaneamente, na sede do Sicredi, haverá capacitação para os professores que vão começar a trabalhar com o projeto União Faz a Vida, também com foco no empreendedorismo e promovido em parceria com o Sicredi nas escolas municipais Rui Barbosa e Valter Leite.

Estes são apenas dois exemplos dos vários projetos desenvolvidos em parceria com outras instituições que buscam ir além dos saberes previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e despertar nos alunos o empreendedorismo, o senso crítico, a empatia, o cuidado com o meio ambiente, entre outras capacidades.

“Estas parcerias muito contribuem com o processo de ensino-aprendizagem, à medida que trabalham o ‘aprender fazendo’, que permite que os alunos reúnam toda a bagagem de informações adquiridas na escola, em casa e na comunidade para a construção do conhecimento, e esta experiência é muito marcante, tanto individualmente, como para toda a comunidade escolar”, comenta a coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Ivanete Ferro.

DA ASSESSORIA/Nádia Mastella/Fotos: Arquivo