Início Cidades Sorriso Falta de médicos, exames e fila de espera para cirurgias eletivas foi...

Falta de médicos, exames e fila de espera para cirurgias eletivas foi tema de reunião regional de vereadores em Sorriso

0

Aconteceu na manhã de hoje (04), no plenário da Câmara Municipal de Sorriso uma reunião com presidentes do Poder Legislativo do Médio Norte do Estado de Mato Grosso e o deputado estadual Dr. João de Matos presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado. O objetivo foi apresentar ao deputado, a demanda da saúde pública dos 15 municípios e solicitar gestão da Assembleia Legislativa junto ao governo do Estado para solucionar os problemas como falta de médicos, exames e fila de espera para cirurgias eletivas.

Foram elencadas demandas urgentes como, contratação de médico urologista para atendimento regional, contratação de serviços de especialidades médicas vascular, instalação de um centro de cardiologia regional e solicitação de repasse financeiro para os municípios e/ou consórcio de saúde para aquisição de cirurgias de alta complexidade junto às empresas de iniciativa privada não realizadas pelo Estado em razão da suspensão das eletivas.

O presidente da Câmara de Sorriso vereador Damiani da TV, que está à frente dos trabalhos da união das Câmeras Regionais destacou a importância da união e a participação do deputado Dr. João “ Nós parlamentares, frente a necessidade da falta de saúde que assola a população resolvemos nos unir para conhecermos a nossa demanda e juntos cobrarmos do Governo do Estado os serviços médicos que não existem na nossa região. A importância do Deputado Dr. João que nos ajude nas demandas como cardiologista, urologista e vascular, além de repasses financeiros do Estado para a compra de procedimentos e cirurgias de média e alta complexidade”, enfatizou o presidente.

Durante a reunião os parlamentares regionais presentes destacaram a importância do encontro. “ Estamos com falta de profissionais médicos, hospitais sem cirurgias, precisamos resolver o mais rápido possível e essa união das Câmaras se faz necessária para sermos ouvidos”, enfatiza Elbio Volkweis, presidente da Câmara de Vereadores de Sinop.

O deputado Dr. João falou que não irá mais pedir atenção para os hospitais regionais da região. “ Iremos cobrar ações, temos que resolver. Não é admissível pessoas na fila de exames com uma região que é destaque na produção e arrecadação” disse.  

O presidente Damiani da TV explicou as próximas ações “Para a próxima semana ficou decidido que todas as Câmaras que compõem o Consórcio Municipal Teles Pires farão o  levantamento geral dos números de pacientes que esperam por cirurgias e exames, após esses dados o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa Deputado Dr. João estará agendando reunião com o Governador Mauro Mendes e o Secretário Estadual de Saúde, para que nós  parlamentares  municipais do Médio Norte  cobrarmos   ações rápidas e efetivas para salvar a vidas dos cidadãos”, disse.

Texto: Claudia Sarubo Fotos: Elielton Blasius