Início Geral Exemplo de Sorriso é apresentado no I Encontro Estadual de Bibliotecas de...

Exemplo de Sorriso é apresentado no I Encontro Estadual de Bibliotecas de Mato Grosso

0
Compartilhar

A secretária de Educação e Cultura do município, Lúcia Korbes Drechsler, e a coordenadora de Fomento à Leitura da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, Leda Maria Ferraz, representaram  Sorriso ontem (27), durante a abertura do I Encontro Estadual de Bibliotecas de Mato Grosso, que segue até sábado (30), em Vera.

O encontro, que reúne representantes de 28 municípios, e tem como lema “Biblioteca: uma porta de transformação”, conta com a participação do secretário-adjunto de Cultura do Estado, José Paulo Traven, da coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso, Waldineia Almeida, da bibliotecária da Ong Recode, Ilca Bandeira, e da escritora sinopense Leni Chiarelo Ziliotto.

A programação conta com a palestra ‘Bibliotecas Transformadoras’, ministrada por Ilca Bandeira, bibliotecária da Ong Recode, que premia projetos de boas práticas desenvolvidos em bibliotecas do país. Entre os espaços culturais do Estado já contemplados pela Recode estão a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, a sorrisense Monteiro Lobato, e a biblioteca de Juina. O trabalho de revitalização desenvolvido em Sorriso também será apresentado em um painel de experiências.

O último dia está reservado para um bate-papo com a escritora Leni Chiarello Ziliotto, autora de mais de dez obras, entre elas a mais recente ‘Uma Floresta, Uma Menina & Um Manequim: A Fartura’, e atividades culturais.

Reconhecimento

Na segunda-feira (2), Leda representará o município no evento promovido pela Recode, no Rio de Janeiro, em que será feito o reconhecimento das melhores iniciativas para atrair a comunidade.  Das 97 bibliotecas de todo o Brasil que participam do programa Conecta Biblioteca, e foram avaliadas pela Recode, a Monteiro Lobato ficou em sétimo lugar no ranking das dez melhores iniciativas para atrair a comunidade.

DA ASSESSORIA/Nádia Mastella | com assessoria do Governo do Estado e da Prefeitura de Vera/Fotos: Semec