Início Cidades Sorriso Equipe que atuou nas Unidades de Saúde em horário estendido realizaram mais...

Equipe que atuou nas Unidades de Saúde em horário estendido realizaram mais de 400 coletas de exame Papa Nicolau e aplicam mais de 200 doses de vacina contra Gripe

0

Percebemos uma diminuição no número de vacina aplicadas de forma geral, mas a vacina da influenza no último ano teve um resultado que nos preocupa

Mesmo com o clima mais frio que o normal, o resultado da abertura das Unidades de Saúde Família (USF) em horário estendido foi positivo.  Os dados do G-MUS, programa que contabiliza as ações desenvolvidas nas USFs, apontam que foram realizados 413 coletas de preventivos e 212 doses de vacinas aplicadas.

“Mesmo com temperaturas abaixo do costume, a comunidade atendeu nosso chamado e o resultado nos deixou bastante satisfeitos. Mas se alguém não pode comparecer nessa data, procure sua unidade de saúde para agendar a coleta do preventivo e para vacinação”, disse a enfermeira da Atenção Primária, Cátia Luciano.

Ainda segundo Cátia, o que preocupa é a vacinação, “precisamos intensificar a vacinação de crianças menores de 5 anos e idosos contra gripe. Percebemos uma diminuição no número de vacina aplicadas de forma geral, mas a vacina da influenza no último ano teve um resultado que nos preocupa, uma vez que é uma doença que no final do ano passado acometeu muitos brasileiros. A única forma de prevenir é vacinando, frisou ela.

Nesta primeira fase a vacina contra gripe está liberada para os seguintes públicos, que foram definidos pelo Ministério da Saúde.

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);Idosos com mais de 60 anos; Gestantes e puérperas; Povos indígenas; Professores; Profissionais da Saúde Pessoas com comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros; Funcionários do sistema prisional.

“Nós precisamos entender que a vacina da influenza vem para o município uma vez por ano, essa vacinas não temos disponível o ano todo, por isso a importância de imunizar esse público mais vulnerável e que nos preocupa; os idosos e crianças”, ressaltou a enfermeira Cátia Luciano

Se você faz parte do público alvo e ainda não tomou a vacina contra a influenza é só procurar uma unidade de saúde e levar seu CPF, Cartão SUS e Carteirinha de Vacinação. E comprovante função para os profissionais acima.

DA ASSESSORIA