Sexta-feira,29 Março 2024
Posto Smile 550×100
Prefeitura
Início Cidades Sorriso Em sete meses de pandemia, mais de 17,6 mil pessoas foram atendidas...

Em sete meses de pandemia, mais de 17,6 mil pessoas foram atendidas com medicamentos

0

Desde o início da pandemia o município de Sorriso atendeu 17.662 pacientes com medicamentos usados para combater o novo coronavírus Sars-CoV-2, que causa a Covid-19. Conforme o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, as medicações entregues seguem à risca os receituários prescritos pelos médicos que estão atuando na rede pública no combate à pandemia no município e entregues diretamente no Hospital de Campanha, nas cinco farmácias cidadãs – a Farmácia Cidadã Central 24 Horas, a do Bela Vista e a da Zona Leste na área urbana e nos Distritos de Primavera e Boa Esperança na área rural. Marchioro acrescenta que para retirar a medicação é necessário que o paciente apresente receita do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme pontua o secretário, a medicação prescrita depende da avaliação de cada paciente criteriosamente realizada pelos médicos no momento da consulta. “O tratamento médico é particularizado, depende sempre da avaliação”, destaca. “Mas a ação rápida salva vidas, por isso salientamos que quem sentir sintomas busque imediatamente atendimento: temos profissionais e medicação à disposição de todos”, acrescenta. A recomendação é que quem se sentir mal deve procurar imediatamente o Hospital de Campanha ou a Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava, abertos 24 horas. Além disso, o PSF Nova Integração, localizado na Zona Leste, também está atendendo no período noturno. E há ainda as Unidades Básicas de Saúde que estão preparadas para atendimento e encaminhamento dos pacientes às unidades de referência.

O secretário completa que hoje, 17 de novembro, data do 232⁰ boletim diário da Covid-19 o município contabilizava 6.943 casos confirmados, dos quais 6.679 curados e 155 ativos com 16 pessoas internadas; destas 8 estão em UTI e 8 em leitos de enfermaria. No momento são 3 profissionais da Secretaria de Saúde e Saneamento afastados devido à doença. O boletim também aponta 116 casos suspeitos, aguardando o resultado dos exames. Hoje, 246 pacientes com sintomas gripais recebem acompanhamento dos profissionais da Secretaria. “Durante a pandemia, infelizmente também contabilizamos 109 mortes; por isso pedimos à população que quem tiver qualquer sintoma procure logo o atendimento médico”, alerta.

Marchioro lembra que qualquer dúvida em relação à Covid-19 pode ser tirada pelo 150 que atende das 7 horas da manhã à meia-noite.  “Use máscara ao sair em público e lave as mãos com frequência. Se você estiver positivo somente saia de casa se for para consultas e atendimento médico. Vamos tomar o máximo de medidas de segurança possíveis e preservar vidas”, diz.

Claudia Lazarotto
Fotos: Ney Pinheiro