Início Cidades Sorriso Em parceria com Prefeitura de Sorriso, Marinha oferta Curso de Formação de...

Em parceria com Prefeitura de Sorriso, Marinha oferta Curso de Formação de Aquaviários

0

Iniciou ontem, 16 de novembro, o Curso de Formação Aquaviário. 30 sorrisenses participam do curso que segue até o dia 24 de novembro e é realizado em parceria pela Marinha do Brasil e a Prefeitura de Sorriso. Conforme o secretário de Desenvolvimento econômico, Cláudio Oliveira, a formação aborda temas do dia-a-dia do marinheiro fluvial auxiliar de convés e marinheiro fluvial de máquinas (CFAQ-II C/M N1). A intenção é qualificar o comandante de embarcação de até 10 AB, com a finalidade de atividade comercial.

Conforme a própria Marinha, após um ano de formado e exercendo a atividade comercial, o aquaviário poderá realizar o Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP) – que qualifica o profissional para trabalhar com o transporte de passageiros (escolar, turismo ou travessia).

Já o marinheiro auxiliar fluvial de convés ou marinheiro auxiliar fluvial de máquinas, poderá exercer profissionalmente atividade de subalterno de quarto de navegação nas embarcações de qualquer AB que são utilizadas na navegação interior e  serviços gerais de convés nas embarcações de até 100 AB utilizados na navegação interior, que exercem atividade comercial, exemplo balsa, transporte de mercadorias.

Claudio frisa que há previsão de novas turmas para 2023.

Regularização de documentos 

Também nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18 de novembro, a Marinha do Brasil, por intermédio da Agência Fluvial de Sinop, está em Sorriso para a regularização de documentos de embarcações e Carteiras de Habilitação de Amador. O atendimento é na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada no Centro de Eventos, Bairro Rota do Sol. O horário de atendimento é das 08h30 às 11h30 e de 13h30 às 16 horas nos dois dias.

DA ASSESSORIA