Posto Smile 550×100
Camara
Início Cidades Sorriso Em mais de um ano de combate à pandemia, Município de Sorriso...

Em mais de um ano de combate à pandemia, Município de Sorriso prestou mais de 57,7 mil atendimentos no HC

0

Hoje (26), Sorriso contabiliza 406 dias de enfrentamento à pandemia; 57.753 atendimentos já realizados no Hospital de Campanha Municipal; 27,3 mil exames realizados; e 17,6 mil atendimentos realizados por meio da Central 150. Nesta segunda, a reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, versou sobre os relatórios da Secretaria de Saúde e Saneamento e debateu os números.

Ao presidir a reunião, o prefeito Ari Lafin, destacou que os números retratam a dor sofrida por muitas famílias que sofreram tanto perdas emocionais quanto financeiras. “Há um ano estamos trabalhando para combater um inimigo comum ao mundo inteiro e nossa meta é prestar auxílio de forma mais imediata à população”, diz, ao lembrar que o Comitê foi criado em março de 2020. E na sequência, já tiveram início às ações como a implantação do Hospital de Campanha que, além de contar com equipe multidisciplinar e atender 24 horas, conta hoje com 20 Cápsulas Vanessa, nove respiradores Bipap, 17 leitos de enfermaria com suporte ventilatório pulmonar e cinco ambulâncias com equipamentos e equipe especializada para o transporte de pacientes positivos.

Também foi montado um reservatório de oxigênio com capacidade para 35 mil litros. Até o momento, foram investidos R$ 879.450,25 na aquisição de 97,5 mil litros. Desde que foi instalado, já foram usados 62,5 mil litros de oxigênio. Além disso, desde março de 2020, foram distribuídos 395.652 mil itens de medicamentos para pessoas com suspeita ou positivas nas cinco farmácias cidadãs do Município. Para isso, foram aplicados R$ 1.140.745,65.

O prefeito também destacou o trabalho que vem sendo realizado na Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava que hoje conta com cinco leitos de terapia intensiva e 14 respiradores. A intenção, conforme Ari, é adquirir mais cinco leitos com a instalação de três novas unidades em no máximo 30 dias. “Os equipamentos para os outros dois serão mantidos pela Secretaria de Saúde e Saneamento como uma válvula de escape, caso algum equipamento em uso venha a presentar danos”, explica.

O responsável pela pasta da Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, pontuou que nos últimos dias o município apresentou uma baixa nos índices de casos positivos. “Tivemos semanas com até 800 casos positivos; já na última semana epidemiológica foram 161 positivos. Com certeza, estamos empenhados em diminuir ainda mais esses números, mas não podemos relaxar de forma alguma”, pontua.

Marchioro destacou a importância da continuidade de cuidados essenciais como o uso do álcool 70º, a manutenção do distanciamento social e o fim das festas clandestinas. “Hoje nossa principal atuação está na busca do apoio por parte da população e na conscientização em relação a evitar aglomerações”, frisa.

Marchioro pede que quem tiver sintomas, procure imediatamente o HC. “Não há necessidade de esperar pela segunda-feira; quem tiver sintomas pode e deve procurar aos fins de semana, pois o HC atende 24 horas, todos os dias”, salienta. “Hoje somamos mais de 12,3 mil pacientes curados; esse número é uma alegria para todos nós. Obviamente, queremos aumentar os dados em relação ao número de curados e baixar o número de ativos”, diz.

Doses recebidas e aplicadas

Uma das ações para isso é a aplicação das vacinas. O município não está estocando doses: conforme as recebe, imediatamente as aplica, seguindo sempre o Plano de Imunizações do Ministério da Saúde. Sorriso recebeu até hoje 11.222 doses, das quais já aplicou 9.952; sendo 6.482 em primeira dose e 3.477 já em segunda dose.

Claudia Lazarotto
Fotos: Ney Pinheiro